quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Caloi e Soul lançam bikes dobráveis!

Caloi e Soul Cycles lançam bicicletas dobráveis e isso chega como uma ótima notícia para nós cicloativistas!

Caloi dobrável (Caloi Urbe)

Soul dobrável (D70)

(Esta é a minha, uma Durban)

A ideia aqui não é fazer propaganda das empresas, mas chamar a atenção para o que comprova uma tendência: bicicletas urbanas.
E isso é uma ótima notícia!
Sabe o que isso significa na prática? Sucesso!
Em outras palavras: cada vez mais as bicicletas estão sendo utilizadas como meio de transporte urbano no Brasil, mercado quase totalmente tomado por venda de bicicletas para lazer.

As bicicletas urbanas possuem características especiais, diferentes de bicicletas para lazer e esporte, basicamente o que as diferenciam é a existência de componentes funcionais, como pára-lamas, bagageiro e itens de segurança, como luzes, retrovisores e campainhas.

Para se ter uma ideia de importância deste segmento começar a tomar força no Brasil: hoje é tão difícil encontrar um pára-lamas que funcione de verdade que quase sempre temos que importar ou improvisar.

As dobráveis são essencialmente urbanas, pois, além de possuírem em sua grande maioria estes componentes funcionais e de segurança, tem a vantagem da mobilidade. Ou seja, é possível combinar a pedalada com outro modal, como ônibus, trem, metrô ou barca.

Dobráveis e urbanas, sejam bem vindas. E venham para ficar!

Até o próximo...

Depois que artigo estava pronto o Willian Cruz, do Blog Vá de Bike, vez um ótimo artigo/vídeo sobre as dobráveis, que tira muitas dúvidas sobre elas. É tão bom que cito aqui, não deixe de ver: As diferenças de uma bicicleta dobrável.

43 comentários:

  1. Pena que sejam tão caras. Uma dobrável básica no exterior não custa mais do que U$ 300 ou R$ 480. Mesmo considerando a carga tributária daqui não vejo razão para chegarmos a R$ 1.400.

    ResponderExcluir
  2. uma amiga disse-me que mandaria da alemanha pra cá. qto seria o frete?

    ResponderExcluir
  3. As dobráveis são talvez uma boa solução para cidades que não têm ainda bicicletários seguros. Aqui em Vitória, ainda é o caso, só conheço um bicicletário adequado lá...

    RC: Importar uma bike custa caro demais! Eu estiva vendo um velomóvel de 2200 euros, ficaria 16000 reais com todos os impostos, a conta tinha sido feita antes do real abaixar... Locura, locura. Importando muitas bike, dá obviamente para reduzir o custo e provavelmente deve ter esquema para reduzir ainda mais os custos.

    Emmanuel M. Favre-Nicolin
    Blog Vitória Sustentável
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. RC e Emmanuel,

    Realmente importar não é uma boa opção, para completar, nas últimas semanas as taxas de importação para bicicletas e equipamentos subiram...
    Tenho indicado às pessoas que me pedem opinião - na maioria das vezes - as dobráveis, exatamente pela sua versatilidade urbana.
    Em relação aos preços, ainda são caras, de fato, mas como em qualquer mercado, como o aumento da procura, haverá o aumento da oferta, consequentemente a tendência é baixar o preço.

    Portanto, vamos pedalar!

    ResponderExcluir
  5. cara, você pode me ajudar?
    eu ganhei um dobrável há 4 dias, já usava bike todos os dias para ir pra faculdade e trabalhar, mas deixava no bicicletário da estação de metro. agora com a dobrável vou carregar a bike para os trajetos curtos (+-1km)que eu fazia a pé.

    tem um porém: sou baixinha, um pouca mais de 1,5m e tenho enorme dificuldade d carregar ela. como você carrega?

    a minha é uma soul. diferente dá brompton não é possível puxar ela, as vezes a roda trava qnd está dobrada. acredito q eu usando uma bag vai ser ruim da mesma forma pois a bike vai ficar pegando na minha perna e joelho. estou carregando ela na mão mas como é muito desajeitada fiquei cheia de hematômas na perna toda e nos braços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Letícia!

    Tenho 2 sugestões:

    1) No início eu dobrava a bike toda e a carregava na mão, mas eu sou grande e forte, não tenho problema em carregá-la. Sempre imaginei que - para pessoas pequenas - carregá-la não seria trivial.
    Porém, observei que nas Barcas Rio/Niterói as pessoas usavam muito as dobráveis e quase todos a empurravam. Tentei fazer igual e no início a manete do freio agarrava na roda, travando-a como você está narrando.
    Aí percebi que os outros não a dobravam totalmente, eles apenas dobravam o quadro, sem dobrar o guidão, nem baixar o selim.
    Dá para entender melhor assistindo a este vídeo: "http://www.youtube.com/watch?v=-AmXDfJa-Ak&feature=related". Mas observe que ele dobrou o guidão, é mais fácil sem dobrar...
    Tente fazer isso e verá que consegue levar a bicicleta dobrada com mais facilidade, empurrando-a.

    2) Existe uma bolsa da Dahon que acabo de comprar (mais ainda não recebi), ela é otima, chama-se "Dahon Carry-On Bag": vem com uma bolsa que fica no selim. Após cobrir a bike, você pode carregá-la no ombro, como se fosse uma bolsa (Não há como se livrar da questão do peso).
    Entenderá melhor vendo a foto neste link: "http://bit.ly/rw4Mcm". A altura da alça é regulável.
    E veja também este vídeo explicativo de seu funcionamento: "http://www.youtube.com/watch?v=WZOLQD9hb6c".
    Ela é a melhor opção para o dia a dia, pois é leve, muito prática e fácil de usar.
    Ela é para Dahon, mas serve certamente na Soul.

    Bem, se mesmo assim não resolver, pergunte de novo que vamos pensando em outras soluções.
    Depois de testar dá um feedback para dizer como foi, ok?

    Se tiver mais dúvidas é só perguntar!

    Abs,
    Robson Combat

    ResponderExcluir
  7. Robson,

    Fiz essa experiência de empurrar a bike como um carrinho. Deu certo ! e não vou mais me machucar toda.

    Eu dobrei o guidão também, para ela não ficar muito aberta. Mas não tá mais emperrando para empurrar, o que eu to fazendo é dar uma tombadinha da bike para um lado, assim ela gira sobre uma roda só e não trava.

    Obrigado pela ajuda \o
    valeu

    ResponderExcluir
  8. Oi Letícia!

    Quem bom!
    Contente de verdade que tenha funcionado, pode servir de ajuda a outras pessoas que passam pelo mesmo problema!
    Eu é que agradeço pelo feedbak, outros que vierem aqui podem aproveitar a experiência.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Gosto das opiniões sobre bicicletas que você tem em seu blog, achei muito úteis. Gostaria de ver alguma sobre as Soul dobráveis.

    ResponderExcluir
  10. Olá itiohs,

    Eu criei a série de testes aqui e recebi testes de alguns amigos, mas ainda nada sobre as Souls.
    Se tiver alguma coisa eu publico.

    Obrigado pelo comentário!

    Abraços,
    Robson Combat

    ResponderExcluir
  11. Sem querer fazer propaganda, mas acho que trata-se de utilidade pública. Na minha loja vcs podem fazer test-ride em qualquer um dos modelos dobráveis antes da possível compra...acredito que isso ajuda bastante na hora de decidir entre uma ou outra pois o pedalar, a geometria, o tamanho da coroa tudo influencia. Basta passar na loja e pedir pra fazer um teste. Temso uam de cada modelo disponível pra isso. www.freecyle.com.br (Durban, Dahon, Caloi, Soul e KHS) Abraços a todos! Ricardo Fiorini - FreeCycle

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Ricardo!

    Isso é realmente útil a quem quer comprar.
    Vou aproveitar colocar o link para sua loja virtual aqui na seção de lojas e oficinas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Vale a pena comprar uma dobrável de aço carbono ao invés de alumínio?

    E onde encontro essa sua Durban? Não acho mais em canto nenhum.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá V.,

    As ligas de alumínio são mais leves que as ligas de aço, mas a diferença de peso nas dobráveis é pequena, então no caso específico das dobráveis a vantagem do alumínio é que é menos propício a corrosão, coisa comum para quem pedala na orla. Existem outras diferenças, mas não cabem aqui.

    Sobre a DURBAN, você encontra na Web e em algumas lojas físicas no Rio, como a RTS Bike Motors e Special Bike Boitafogo (Veja na seção lojas e oficinas aqui no Blog).
    Mas conheço uma pessoa que as vende bem mais barato, mas precisa ser à vista. Se tiver interesse mande um e-mail para "avidadebicicleta@gmail.com" que lhe passo o contato dele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá Róbson. Estou procurando essa Durban que você possui, a Metro, single speed e de alumínio. Pesquisei bastante as marcas e decidi comprar uma Durban ou Dahon. O que vai ser levado em consideração, nesse caso, será o valor. Andei pesquisando esta bike nas lojas virtuais e não encontro de jeito algum! Você falou que tem um amigo que vende as bikes por um preço mais em conta, mas me parece que ele é do Rio. Me interessei, mas sou de Recife. Você sabe se ele envia para Recife? Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá V.

    Acabo de responder ao seu e-mail, dê uma olhada.

    Abraços,
    Robson Combat

    ResponderExcluir
  17. Amigos, moro em São Paulo. Voces saberiam informar onde acho oficina que tenha peças da Dahon Speed D7? Grato.

    ResponderExcluir
  18. Olá Robson
    Sou tbm morador de Niterói e acompanho faz algum tempo seu blog, preciso tirar uma duvida sobre a Blitz Fish . Será q ela é boa ? Essa semana estive na Amazonas Bike na intenção de compra-la e fiz algumas perguntas q vi no blog a vendedora e ela não soube me responder.
    Grato pela atenção e parabéns pelo blog!
    Abraços
    Carlos Vittor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto desta bike.

      Tenho aconselhado as pessoas a comprarem as bikes de entrada qua tem uma melhor relação custo benefício, como a Blitz Impulse, Caloi Urbe, Durban Bay 6 Pro e Soul D70.

      Poucos vendedores tem conhecimento técnico suficiente, infelizmente.

      Desculpe pela demora, mas se precisar de mais ajuda é só pedir!

      []s

      Excluir
  19. Olá Robson, estou lendo seu site..super interessante. Tb estou a busca de um bike dobrável de alumínio e vi por aqui que vc tem um contato...Você pode me passar? meu e-mail é luizamribeiro@yahoo.com.br Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá ,

    Comprei recentemente uma caloi urbe. Ela esta com uma pequena folga na dobra do guidom quando o mesmo esta na posição montada/desdobrada. Fica parecendo que é uma folga na caixa de direção. O cambio tambem deixa a desejar.
    Apesar desses pontos negativos, tô curtindo muito o camelinho.

    ResponderExcluir
  21. Olá Robson, muito bom o seu blog.
    Estou pensando em me aventurar por esse mundo das dobráveis e mudar de vez meu modo de transporte.

    Estive pesquisando e achei dois modelos interessantes: Durban bay 6 (1000,00 mercado livre) e Caloi Urbe (1250,00 submarino) as duas vêm com NF e garantia.

    Minha duvida é: qual a diferente entre elas? vale a pena comprar a durban?

    Você sugere algum outro modelo nessa faixa de preço?
    Agradeço, desde já!

    Abraços.
    Lennon Santos

    ResponderExcluir
  22. Olá, Robson!

    Que ótimo este site! Parabéns!

    Faz tempo que ando procurando uma dobrável... e achei uma Tito Bike To Go 20 Branca e outra Switch Reebok ..

    Você poderia me dar sua opinião sobre elas?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lika,

      Muito obrigado pelo elogio!

      Não conhecia a TITO TO GO, mas ao ver suas especificações no site, ela me parece bem construída, com poucos componentes de plástico e muitos de alumínio, como freios, rodas e pedevela. Pelo que vi no site, parece uma boa opção, mas teria que saber o preço.

      A Reebok me parece equivalente, mas eu não optaria por ela, há muitos outros modelos no mercado com maior liquidez.

      Abs

      Excluir
  23. Ola Robson, gostei do blog. Estou querendo Uma Caloi Urbe usada,vc sabe QUEM TEM? Nova, esta Um pouco salgada...abraco

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Mande um email para mim que se aparecer alguma eu lhe aviso, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Olá Robson,

    Adorei o seu blog. Estou procurando uma byke dobrável para passeios urbanos curtos. Sou pequena (1,55m e 50kg) e não tenho muita força. Gostaria de um bom preço... claro!!! Mas o mais importante é a leveza, facilidade de manuseio e manutenção. Só tive bicicleta quando criança... nem sei usar marchas. Moro em Fortaleza e aqui tem muita maresia. Também temos poucas ciclovias... infelizmente.
    Enfim, quero uma bicicleta simples, leve e descomplicada. O que você me aconselha?

    Abraços, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Nossa, só agora vi seu comentário e quanto tempo levei para responder, mil desculpas, ele deve ter ficado muito para trás e acabei não vendo.
      bem, espero que eu já tenho lhe respondido através de outras respostas por aqui.
      Mas hoje eu lhe indicaria - no seu caso - bicicletas que tem uma boa quantidade de comonentes de alumínio, como a Caloi Urbe, Tito To Go, Durban Bay 6 Pro e Dahon.
      Dê uma olhada no artigo "Bicicleta Dobrável é Boa?", lá vou várias dicas sobre suas aquisições.

      Um grande abraço!

      Excluir
  26. Amigo estou quase comprando um tito bike branca , vc ja viu testou ou sabe sobre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeca,

      Eu não conheço de perto, mas já vi a especificação e troquei email com um leitor que comprou uma e ficou bastante satisfeito.

      É uma bike que eu indico sim, embora não esteja na lista das que já citei antes.

      Um grande abraço!

      Excluir
  27. Boa noite Robson. Tenho lido bastante sobre essas bicicletas dobrávei e quanto mais leio, mais indeciso fico. Já ouvi falar mal do blitz, mas também já ouvi falar bem. Parece q as Dahon são as melhores. Qual dessas marcas você recomendaria para primeira bicicleta, levando-se em conta o custo x benefício e o fato de eu ter aproximadamente 1,90m de altura e 90 kg. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá F.A.P.

      O seu peso não é problema, a altura talvez seja.
      Em função da sua altura, não compre de forma alguma a Blitz City, pois o canote dela não suportaria sua altura.
      Sim, as Dahons são as melhores em nosso mercado, mas também há outras.
      A maioria das Blitz não valem à pena.
      Mas para ter certeza mesmo, dê uma olhada no artigo "Bicicleta Dobrável é boa?", lá eu indico algumas e faço muitas considerações sobre elas.
      Todas as que indico lá tem uma boa relação custo benefício.

      Abraços!

      Excluir
  28. Olá , comprei uma Durban Pro http://busca.submarino.com.br/busca.php?q=durban+pro, mas não vejo em nenhum lugar falando se a bike é boa ou não. Como comprei na internet, ainda não recebi. Vou andar em ciclovia na beira-mar basicamente finais de semana por lazer.
    Sou baixa, tenho 1,54m , e estou aprendendo a andar de bicicleta agora. Será que será adequada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      A bike que mostrou é a Durban Drop. Ela é a bike de entrada da Durban, bem simples.
      Ela não está na lista das que eu indico, mas tem informações sobre elas em alguns comentários aqui.
      Mas não se apoquente, agora curta a bike.
      Sobre o seu tamanho, não há nenhum problema, uma das principais características das dobráveis é exatamente a versatilidade em relação ao tamanho dos usuários.
      Abraços!

      Excluir
  29. Olá, Robson!
    Estou querendo adquirir uma bike dobrável e andei pesquisando. Vi que a diferença entre peso das de alumínio e aço não é muito grande e que apesar de morar no Recife, não moro tão perto da praia. Seria tão vantajoso assim investir quase o dobro por conta do alumínio?? E queria saber se você tem algum contato que venda esse tipo de bike aqui, a um preço camarada também.
    Te mandei um email pedindo o contato também.
    Agradeço muito e parabenizo pelas dicas que você dá aqui.

    ResponderExcluir
  30. Olá, Robson!
    Assim como os demais, sigo na busca por uma bicicleta dobrável!! Atualmente, estou buscando maiores informações a respeito de dois modelos (Caloi Urbe e Soul D70). Entretanto, por estarem com faixas de preços bem parecidas, resta-me a seguinte dúvida: por qual optar!?

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar de alguma maneira. Ah! Fico muito agradecido e... parabéns por suas dicas e por sua página!!!

    Ah! Robson, peço permissão para aproveitar a oportunidade e fazer uma pergunta para Ana Viera, minha conterrânea: Ana, gostaria de saber onde você conseguiu encontrar modelos de dobráveis, no Recife!? Pesquisei numa conhecida loja de esportes, naquele shopping da zona sul da cidade (o Rec***), mas lá as "dobráveis" estão em falta. E... bem, não a encontrei nas bicicletarias da cidade -- apesar de já ter vistos modelos, durante minhas pedaladas na ciclofaixa.

    Agradecido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,

      Os 2 modelos são muito semelhantes, de fato não há grandes diferenças entre elas. O ideal é que você pedalasse em cada uma para escolher.
      Mas são tão parecidas que no final pode surgir mais dúvidas - risos. ambas são boas aquisições.
      Particularmente gosto mais do acabamento da URBE, mas é uma opinião pessoal.
      Normalmente aconselho as pessoas comprarem bikes em lojas de bikes, não em mercado, pois tem-se contato direto com as pessoas que são do ramo.
      Mas no caso das dobráveis costumo abrir exceção, porque elas já vem praticamente montadas, normalmente é só colocar o pedal e sair pedalando.
      Por isso, mesmo se não tiver uma loja em sua região para comprar uma boa dobrável, você pode comprar pela Web, tendo ainda a vantagem de poder escolher uma boa promoção!

      []s

      Excluir
  31. Oi Robson. Estou procurando uma dobrável, de preferência com marcha, pois moro em Belo Horizonte e aqui tem muita subida.
    Quero o menor preço possível, porque a intensão da dobrável é não correr o mesmo risco de prejuízo em roubo. Ando com a minha mountain bike e alem dos desgastes das peças caras, ela ainda é perseguida, então quero poupa-la.
    Não me preocupo com os componentes, estes posso trocar com o tempo. O mais importante para mim são as articulações, movimentos central e de direção, resistência do quadro e garfo e travas.
    Achei uma Rio South usada num valor que me atende, mas não achei referências sobre ela.
    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,

      Acabo de testar uma Rio South e tive uma impressão bem legal dela, vou publicar em breve um artigo sobre ela.

      Mas se deseja uma bicicleta boa de fato para trocar componentes depois vá - sem titubear - nas Dahons. Mesmo se pagar um pouco mais não vai se arrepender. Mesmo se comprar usada.

      Veja o artigo "Bicicleta dobrável é boa? (Parte 1)", lá indico vários modelos.

      A DAHON SPEED D7 é uma ótima opção!

      Um grande abraço!

      Excluir
  32. Ola Robson,
    estou procurando uma dobravel tbm. Inicialmente pretendo usa-la nas horas de lazer e em pequenos trajetos, quando possivel. Vi essa bike, mas nao achei informacao sobre ela em lugar nenhum. Voce conhece?
    http://www.paquetaesportes.com.br/bicicleta-dobravel-burnett-vermelho-2000967434/p

    me chamou atençao por ser de aluminio e vir completinha (para-lamas, bagageiro...)
    obrigada e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...