segunda-feira, 30 de julho de 2012

Como trancar a bicicleta na rua

Eu já estou para escrever um artigo sobre isso há muito tempo, mas hoje em especial fui tentado a fazê-lo: eu estava na Barca indo para o trabalho e comecei a bater papo com um colega de bicicleta.
Ele tinha uma Specialized HardRock 29 (uma bicicleta boa, que custa em média uns 2700 reais), mas a sua tranca não deve ter custado nem 50 reais...



Rodando pela cidade, nós que temos "olho clínico" para estas coisas, cansamos de ver como as pessoas não tem noção de como correm riscos de furtos com suas bicicletas.

Eu mesmo já fui vítima de um amigo do alheio e tive minha bicicleta furtada. Na época eu achava que sabia trancá-la e que tinha uma boa tranca.

A tranca que eu usava era esta (que é a que a maioria usa); parece forte, mas possui um ínfimo cabo de aço internamente e a parte de fora dá para amassar com um alicate normal:


Bem, então este artigo aqui é para auxiliá-lo em como trancar sua bicicleta e como escolher uma boa tranca.

A bicicleta
Antes de qualquer coisa é importante você saber que uma bicicleta boa, cara e com bons componentes nunca estará segura na rua, sempre haverá alguém que irá levá-la - e muito antes do que você imagina! Portanto, se deseja ter aquela bicicleta dos sonhos, topo de linha; arranje outra para ser o seu meio de transporte e deixe esta para atividades em que não precisará trancá-la longe de você.

Não se engane: uma bicicleta cara nunca estará segura trancada na rua!

Trancas - quanto custam?
Partindo deste ponto, pense o quando é oneroso ter a bicicleta furtada - não só financeiramente falando - e pense então quanto valeria gastar com segurança.
...
Não precisa pensar muito, existe uma resposta para isso, que é senso comum em quem trata sobre o tema:

Gaste cerca de 20% do valor de sua bicicleta com trancas.

Isso foi calculado tomando como base preços médios de segurança gastos com outros veículos.

Trancas - quantas usar?
Outro ponto importante: não use apenas uma tranca, use pelo menos 2 e - de preferência - de mecanismos diferentes (veja abaixo, em tipos).
Observação: O valor citado acima inclui TODAS as trancas, ou seja, o valor total delas deve ser em torno de 20% do valor da bike, ok?

Trancas - quais os tipos
Existem basicamente as trancas flexíveis e as rígidas, estas normalmente em formato de U, conhecidas como U-LOCK.

Flexíveis:
Cabo de aço:

Corrente:

Rígidas:
U-Lock:


Existe ainda um terceiro tipo que são as "mistas", uma mistura dos 2 tipos acima, veja um exemplo de uma das melhores marcas:


Na verdade é uma espécie de U-Lock dobrável. O modelo a cima é o ABUS "Folding Lock".

Eu não estou fazendo propaganda da Kryptonite ou da ABUS, reproduzo-as, porque estão notoriamente entre as melhores.

As U-Lock são as mais eficientes, mas nem sempre você consegue um local em que pode usá-las (em postes largos elas não podem ser presas), neste caso você precisa mesmo combinar trancas.

As flexíveis podem ser de corrente ou de cabo de aço, mas tome cuidado com essas correntes que se compram em lojas de ferragens, elas são cortadas como manteiga por simples serras e alicates de pressão como este:


Este alicate, aliás, é usado por quase todos os ladrões de bicicleta, ele corta como manteiga a maioria das correntes e cabos de aço que se vendem por aí.
Os amigos do alheio andam com eles dentro de mochilas, tiram rapidamente e a ação é muito rápida, mais rápida do que o tempo que levamos para abrir nossa tranca...

Mas alguns cabos de aço são tão frágeis que são cortados com um simples alicate de corte:



Prefira as que tem chave, não as de segredo numérico.
Uma vez um amigo me mostrou como é muito fácil descobrir um segredo numérico em poucos segundos/minutos. Elas só são práticas porque você não precisa carregar uma chave, mas muito menos eficientes do que as com chave.

Como trancar a bike


Eu podia escrever muito sobre como fazer isso, mas escolhi estes vídeos abaixo que explicam muito bem como faze-lo, ambos em inglês, mas é fácil de entender apenas assistindo.

Basicamente o que se deve pensar é:
  • Não tranque apenas o quadro, tranque também as rodas dianteiras e traseiras. E se seu selim (banco) tiver o mecanismo de desengate rápido (quick release) deve trancá-lo também, ou levar com você.
  • Combine trancas de tipos diferentes (rígidas e flexíveis), pois para cada uma há técnicas e ferramentas distintas de ruptura, a combinação dificulta muito a ação dos ladrões.
  • Não tenha vergonha de achar que está exagerando. Provavelmente você não está.
  • Não economize, leve em consideração os 20% do valor da bicicleta na hora de escolhe-las.
  • Procure por boas marcas, nomes como Kryptonite, OnGuard, ABUS e equivalentes são boas opções.
  • Não faça adaptações, não se engane com correntes grossas compradas em serralherias, procure uma tranca específica para bike.
  • Um furto precisa ser rápido, portanto, se você dificultar o trabalho do meliante ele provavelmente irá desistir da sua bicicleta.
Veja os vídeos

12 comentários:

  1. da uma olhada nesse video...
    http://www.youtube.com/watch?v=fITFHLAxMeE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Este vídeo é muuuuito antigo. O sistema de fechadura e tranca da Kryptonite já mudou muito, e faz tempo!

      Hoje ela já tem mais este problema.

      Abs.

      Excluir
  2. Os vídeos não estão disponíveis!!
    :(
    Se possível envie o link: erikalarissalm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika,

      Dos lugares que acesso consigo vê-los. Para confirmar envio o link deles no Youtube:

      - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2ZDq1vkiZwA

      - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r6xnkEkP2WY

      - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oPDHPpnXPv8

      Se não conseguir, avise, ok?

      Abraços.

      Excluir
  3. Essa conversa foi comigo na barca e me foi muito útil pois mudei completamente minha forma de trancar a bike!!! Valeu meu amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mauro!

      Agradeço por mim e por todos!

      ;-)

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá! o que me diz desse modelo?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546565177-trava-para-bicicleta-fixa-no-quadro--_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarice,

      Esta tranca é legal, existem uns modelos que já vem com um cabo de aço para prender em um poste ou algo que o valha e é preso com a mesma chave.

      Mas ela sozinha ão funciona, você precisa prender a bicicleta em algo fixo.
      Se você combinar as duas trancas que sugiro no post com esta fica perfeito!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. E o que acha dessa tranca aqui?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684453076-trava-multi-link-5111-onguard-_JM

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dobravel e dobro-a ao meio trancando as rodas e o quadro junto, sempre em supermercados ou onde há local apropriado para bikes. Já cheguei a pagar estacionamento para deixa-la trancada num shopping que nao tinha local para bikes. Prefiro deixar mais afastado (locais seguros como os que citei) e fazer o resto a pé.

    ResponderExcluir
  7. Quais o lugares que posso trancar minha bicicleta? Uma amiga trancou a sua em uma grade de um shopping pq o bicicletário estava lotado e agora reclama que o segurança cortou a tranca e levou a bicicleta para a administração, onde devolveram sem danos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hyggor,

      Na cidade do Rio de Janeiro há um decreto (que internamente é chamado de Decreto Arlindo Pereira) que determina que é permitido parar a bicicleta em qualquer local público e em objetos públicos como postes, grades, gradis etc. Exceto objetos vivos (árvores, plantas e afins).

      No caso de grades de prédios, shoppings e até mesmo do metrô estes são considerados locais "privados" e seu proprietários tem o direito de retirá-los.

      Em todo caso, há outra lei municipal que determina que todos os shoppings sejam obrigados a manter bicicletários gratuitos para os clientes. alguns não tem por conta da fraca fiscalização, mas se você conhece algum que não tenha aconselho fazer contato com a administração e cobrar, citando esta lei e fazer até uma reclamação no 1746.

      Se precisar de ajuda pode fazer contato comigo que vou lhe indicando o "caminho das pedras".

      Um grande abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...