quarta-feira, 13 de abril de 2016

Bicicleta dobrável DAHON MU XL - Avaliação - Review - Opinião do dono - Teste de longa duração

Antes de tudo preciso deixar claro que relutei bastante em escrever este review.

Basicamente por um motivo claro: embora tenha sido uma das melhores bicicletas que já pedalei, ela já saiu de linha e desconheço a vinda de mais de uma para o Brasil. Portanto fazer um review de uma bicicleta que poucas pessoas poderiam comprar me soava como desnecessário ou pouco útil.

Por outro lado, pensei em publicar este review exatamente para mostrar como uma bicicleta pode ser boa de pedalar, de excelente qualidade, com componentes de primeira e "ainda por cima" dobrável (risos).
Um review como este complementaria meus artigos defendendo que bicicletas dobráveis podem ser boas ou ruins como qualquer outro tipo de bicicleta. Bem, neste caso, uma super bicicleta!


Mas hoje, depois de muito refletir, decidi fazer o review por um terceiro motivo: esta é a minha dobrável atual e a estou colocando à venda, portanto esse foi o principal fator motivador do momento. Em breve não a terei mais para poder fazer um review consistente (tendo que apelar para a memória) e ao mesmo tempo este review dá segurança a um possível comprador.
E se alguém entender que é "propaganda", bem... a DAHON MU XL "fala" por si!

Então vamos ao Review, seguindo o padrão de todos os outros. Mas já posso adiantar que só tenho coisas positivas a falar da DAHON MU XL, algo meio óbvio, caso contrário não a teria comprado ;-)


Modelo: DAHON MU XL
Aro: 20
Peso aproximado: 12,3 Kg
Número de marchas: 8 (internas)
Material do quadro: Alumínio 7005
Tamanho dobrada: 30 x 79 x 66 cm

Especificações

Quadro: Quadro DAHON MU de alumínio 7005. Feito à mão na União Européia. Sistema de ímãs para mantê-la dobrada.
O quadro é da linha MU, derivado da linha ECO. Mas com um sistema de dobras bem mais eficiente e fácil de utilizar.

Garfo: DAHON SlipStream, Dalloy alumínio, Tecnologia Fusion, triple-butted.
O Garfo é um destaque por ser triple butted; esta é uma tecnologia de construção de tubos de bicicleta com espessura variável, reforçado nos pontos de maior tensão e alívio em outros pontos, para reduzir peso. Os duble butted já são de primeira! Apenas bicicletas de ponta possuem esta tecnologia.

Rodas:Cubo dianteiro Dahon Neutron, Ultralight (58 gramas) com blocagem. Cubo traseiro SHIMANO ALFINE 32H, 8 velocidades. Raios INOX double-butted  pretos. Aros DAHON Kinetix Comp de alumínio parede dupla. Raiação radial dianteira.
Bem, já começamos os diferenciais pelas rodas.
Os aros são de primeira linha, com raios inox de dupla densidade de acordo com a região, mais finos no centro e mais grossos nas extremidades, garantindo leveza e resistência. Apenas bicicletas de primeira linha vêm de fábrica com raios desta qualidade.
Os cubos são top de linha. O dianteiro, além de ser muito leve, vem com blocagem, algo incomum em dobráveis. O traseiro é o excelente SHIMANO ALFINE 8 com 8 marchas internas.
Destaque para a raiação radial na rodas dianteiras, de 20 raios.


PneusSchwalbe Marathon Racer 20x1.5, 85 psi, com lateral refletiva.
Os pneus são os excelentes Schwalbe Marathon Racer com camada antifuro. Possuem uma ótima rolagem e aderência.



Alavanca de câmbio: SHIMANO ALFINE.
A alavanca faz parte do sistema de câmbio ALFINE. É precisa, confortável, fácil de acessar e com um ótimo visor que mostra a marcha utilizada atualmente.



Câmbio traseiro: SHIMANO ALFINE de 8 velocidades.
O excelente câmbio é perfeito para uso na cidade.
Além da facilidade de uso, com trocas sempre precisas, a manutenção é praticamente zero e tem alta durabilidade.
E como grande vantagem, uma virtude que os câmbios tradicionais não possuem: permitem trocar de marcha mesmo parado! Numa parada de emergência ou mesmo ao parar num semáforo é muito comum estarmos numa marcha de velocidade. Quando precisamos retomar o movimento é um horror por estar numa marcha pesada e sofremos para dar a "arrancada", pois para trocarmos a marcha num câmbio tradicional precisamos estar em movimento.
No sistema de câmbio interno este problema simplesmente não existe. Basta reduzir a marcha com a bicicleta parada e reiniciarmos a pedalada numa marcha confortável! A gente até vicia!


Pedivela: FSA Grossamer com cobre corrente de alumínio integrado.
Para quem não conhece, FSA é uma das marcas mais desejadas de pedivela para bicicletas. Esta marca fabrica peças de alta qualidade e performance.



Pedais: Dobráveis SUNTOUR.
Assim como todas as peças, há pedais dobráveis bons e ruins. Pedais ruins se desmancham com pouco tempo de uso. Alguns dobráveis logo cedem e nos dão a sensação de que estamos pisando em algo quebrado. Estes pedais da SUNTOUR são de ótima qualidade, mesmo depois de muito uso não cederam e continuam funcionando perfeitamente.

Selim/canote:
O selim e o canote são de uma série especial da DAHON, assinados pela Biologic. Eles possuem um interessante sistema de trava no "carrinho", que permite facilmente um ajuste preciso.


Guidão
Não especificamente o guidão, mas todo sistema é mais um dos destaques da bicicleta. O sistema Flat Pak (ver foto abaixo) permite total flexibilidade no ajuste do guidão tanto horizontal como verticalmente. É um sistema exclusivo e nunca vi similar em nenhum outro tipo de bicicleta. O seu ajuste é bem fácil e eficiente.

Freios: VBRAKE DAHON SPEEDSTOP com terminais INOX. Manetes AVID Single Digit.
As manetes AVID são o sonho de muitos ciclistas que buscam qualidade. Conheço pessoas que sempre que compram uma bicicleta adquirem o par destas manetes. Nem precisa dizer o quanto são bem vindas como equipamentos originais numa bicicleta...
Os freios são assinados pela DAHON e possuem alto poder de frenagem, precisos, fáceis de regular e de ótima qualidade. Destaque para todos os parafusos, peças e cabos em INOX, com conduítes JAGWIRE.
Eu cheguei a trocá-los por v-brakes Shimano Alívio que eu possuía, mas acabei recolocando os originais, pois nela funcionam muito melhor que esses Shimano!



Manoplas: Anatômicas da BIOLOGIC.
As manoplas assinadas pela Biologic são muito confortáveis, anatômicas e de ótima pegada. Não escorregam, são fixadas com parafusos e ficam realmente firmes. Devido ao seu desenho e material, não ficam "gosmentas" com o suor. Possuem ainda terminais com ótimos refletores.




Outros

- Descanso central duplo.
O excelente descanso central mantém a bicicleta sempre estável quando parada, é um dos destaques na hora de dobrar, pois com ele acionado, dobrar a bicicleta se torna tarefa quase lúdica. Veja detalhes nos vídeos abaixo.

Impressões/avaliação

Andando na bicicleta: A bicicleta é extremamente ágil e veloz. Além do câmbio com ampla gama de atuação, os excelentes pneus Schwalbe Marathon Racer com medida 1.5 permitem uma rolagem suave e estável. O sistema de trava do guidão permite muita variação nas posições, fazendo com que se ajuste a bicicleta exatamente como se deseja. A direção é bastante leve e eu diria até que é "hidráulica" de tão suave e sensível. Inicialmente é preciso até se acostumar com sua agilidade. Os pedais, embora dobráveis, são de ótima qualidade e não cedem como muitos outros de qualidade inferior, na verdade nem parece que eles são dobráveis.
Enfim a sensação de pedalar nela é uma das melhores que já experimentei, muitas vezes até esquecemos que estamos andando em uma dobrável, dada sua estabilidade, velocidade e agilidade.

Conforto/posição de pedalar: Um dos pontos positivos nesta bicicleta. O sistema de ajuste do guidão, patenteado pela DAHON é um dos melhores que já usei e certamente o melhor que vi em dobráveis. Ele permite um ajuste perfeito em sua posição, permitindo que, além da altura, se ajuste também a distância do selim, possibilitando uma pilotagem mais "esportiva" ou mais "confortável". O prático sistema de regulagem do selim também permite um rápido e fácil ajuste de sua posição.

Sistema de dobras: Para mim, um dos melhores que a DAHON já fez. É possível abrir as travas com apenas um dedo. Além de serem seguros e "limpos", sem partes soltas, móveis ou com pontas vivas que podem atrapalhar ou mesmo causar pequenos incidentes.

Principais problemas/defeitos: Durante todo tempo que estive com ela, só apresentou um "defeito": o sistema de trava do guidão dobrado - embora muito eficiente - rachou com o tempo e tive que trocar.

Pontos negativos:
Juro que procurei bastante para encontrar pontos negativos nela, risos. Mas já que estamos falando de uma bicicleta TOP de linha vou "reclamar" de itens que poderiam ser diferentes.
  • O sistema de mudança de marchas é invertido, o que causa estranhamento no início e até mesmo com o uso contínuo, uma vez que ao andarmos em outras bikes temos que nos reacostumar o tempo todo. Não é de fato um problema (lembrem-se que estou procurando arranjar defeitos nela, risos), mas às vezes, numa situação de pressa tentei reduzir a marcha e acabei subindo...
  • Acho que ela poderia vir com cubo de dínamo e luzes alimentadas por eles, equipamento muito comum no mercado europeu.
  • A trava plástica quem mantém o guidão dobrado (ver foto) é muito eficiente, mas rachou com o tempo e precisei trocar.
  • O selim e o canote fazem parte de um conjunto que possui um sistema de fixação específico. Apenas aquele modelo de engate de selim serve para este canote. Embora ótimos, confortáveis de alta qualidade, eles são apenas produzidos pela DAHON e em caso de necessidade de troca, vai ser necessário importar os componentes.
  • Por ser uma bicicleta que chama muita atenção, eu não a deixaria presa na rua. Ela deve ser sempre levada com você. O que de fato não é um problema numa dobrável. Eu mesmo já entrei com ela em supermercados, lojas, restaurantes etc.

Pontos positivos:
Aqui é fácil dissertar, na verdade creio que só tenho comentários positivos sobre esta bicicleta. Embora possa parecer muito parcial, depois de meu tempo de experiencia com bicicletas - e sobretudo com dobráveis - eu me sentia no direito de ter uma super bicicleta dobrável de primeira linha. Quando vi esta bicicleta de perto fiquei muito impressionado, com todos os detalhes, componentes e a evidente qualidade de tudo.

E fiquei feliz de tê-la utilizado por um bom tempo e confirmar que todas as impressões iniciais eram verdadeiras. De fato, depois de todo tempo de uso não tive nenhum evento que desabonasse a qualidade da bicicleta em nenhum aspecto (e olha que sou bem "cricri" - risos).

Portanto destaco que a bicicleta só tem pontos positivos, por conhecimento e experiência. ;-)
  • Acabamento impecável. Um dos melhores que já vi em qualquer bicicleta. Quando vi a bicicleta antes de comprar eu ficava "encantado" com cada detalhe.
  • Um dos melhores sistemas de dobras que já vi. Eficaz, rápido de dobrar e desdobrar. Fácil de regular.
  • O sistema de ajuste do guidão é um dos destaques, poucos modelos da DAHON possuem este sistema, que permite total controle da regulagem.
  • Ótimos componentes, tudo nela é de primeira linha, desde os parafusos inox até o sistema de dobras, ajuste de guidão, selim, e o excelente câmbio interno SHIMANO ALFINE de 8 velocidades.
  • Manetes de freio precisos, confortáveis e confiáveis. Excelente sistema de freios.
  • O cobre corrente, além de intrigante para quem vê, é excelente, permitindo total proteção e isolamento. Além de proteger a corrente de intempéries e de sujeira, evita que o ciclista se suje com ela. Perfeita para uso urbano.
  • Uma das melhores posições de pedalar que já experimentei e uma dobrável.
  • O modelo utilizado veio com bagageiro. O sistema de presilha do elástico é extremamente prático, bem pensado e útil.
  • O excelente descanso central duplo 

Avaliação geral/Considerações:
Quando a gente olha para a bicicleta na primeira vez, sobretudo em fotos, tem-se a impressão de que é "apenas mais uma dobrável da DAHON", como tantas outras.

Mas ao olhar de perto, percebe-se que se trata de uma bicicleta extremamente especial, que prima pela qualidade em cada pequeno detalhe.

Da impressão inicial observada rapidamente através de fotos à impressão final, após ver a bicicleta de perto, pedalar nela e viver um por um período com ela é que se percebe o enorme "GAP" que existe entre as visões.

Enfim, posso afirmar - sem medo de errar - que foi a melhor bicicleta dobrável na qual já pedalei. Atualmente a DAHON e a TERN possuem modelos com muitas características presentes nesta bicicleta, algumas até melhores. Mas hoje estas fábricas tem produzido uma ampla gama de modelos com muita variação de componentes e usos mais específicos, com modelos focados em velocidade e performance. Esta DAHON MU XL é um dos melhores modelos urbanos já produzidos pela DAHON. Os melhores modelos produzidos atualmente herdam características desta excepcional bicicleta.

Mais informações

A linha MU da DAHON costuma possuir excelentes modelos de bicicleta, com o mesmo quadro, mas com componentes e configurações bem distintas entre si. O que possuem em comum é o excelente quadro e seu ótimo sistema de dobras.

O modelo MU XL foi desenvolvido especificamente para o mercado europeu e hoje esta configuração já não existe mais na linha MU, mas é possível encontrar configurações semelhantes em outros modelos da DAHON. No entanto o fato de ela não ser mais produzida não significa que há dificuldades em se encontrar peças, pois todas as partes são comuns a esta linha ou a outras linhas da DAHON atual.

Como complemento, abaixo coloco mais fotos extras, além de um pequeno vídeo que produzi mostrando os detalhes da bicicleta.

Extras

Em  breve atualizo o artigo com fotos de detalhes da bicicleta.


Em tempo: preciso agradecer MUITO ao meu amigo Eduardo Bernhardt, que me deu de presente uma ótima revisão do artigo. Quem o lê a partir de hoje (20/04/2016) já conta com esta revisão.

Até o próximo...

4 comentários:

  1. olá quanto vc quer na sua bicicleta? vc já vendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Ela ainda está à venda. Está anunciada no Mercado Livre e OLX.
      Aqui um link para o anúncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751169921-bicicleta-dobravel-dahon-mu-xl-tern-brompton-_JM

      []s

      Excluir
  2. Olá. Onde eu acho esse pneu para comprar??? Tenho uma Dahon eco 2 precisando de pneu novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este em especial é difícil encontrar no Brasil. A ECO 2 possui outro pneu, não esses.

      Se deseja este em especial sugiro procurar no mercado livre ou nas lojas que indico aqui na seção lojas e oficinas.

      No entanto há outros pneus na medida da ECO 2 que você encontrará com relativa facilidade. São pneus medida 20x1.75, mas os 20x1.50 e 20x1.85 também servem.

      []s

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...