quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bicicleta Dobrável DURBAN METRO - Avaliação - Review - Opinião do dono

Muita gente tem me pedido dicas sobre qual bike comprar, e eu muitas vezes indico uma dobrável. Vejo ainda que os artigos mais acessados aqui são exatamente os que falam sobre estas bicicletas.

Como é muito difícil encontrar referências por aí, decidi então, por conta própria fazer testes em algumas e postar aqui para ajudar as pessoas a escolher.


Sendo também pouco comum conseguir o acesso a elas nas bicicletarias, vou tentar recolher impressões dos amigos que as tem para postar em artigos aqui, criando uma sério de artigos entitulados "Opinião do dono".

Se você tem uma e gostaria de passar suas impressões para ajudar será muito bem vindo, os créditos sairão em seu nome; basta enviar um e-mail com as especificações abaixo (ou dúvidas) para avidadebicicleta@gmail.com.

(Veja no final deste artigo, links com informações relevantes sobre bicicletas dobráveis.)

Iniciando esta seção, vou narrar as experiências com a minha, uma DURBAN.

Modelo: DURBAN METRO
Aro: 20
Peso aproximado: 12,5 Kg
Número de marchas: sem marchas ("single speed")
Material do quadro: Alumínio
Tempo aproximado de uso: 7 meses

Kilometragem (aproximada): 500Km

Praticidade na hora de dobrar: O sistema dela é o mesmo de algumas Dahon, que são ótimos. Fácil e prática de dobrar, leva-se apenas alguns segundos para montar/desmontar. Comparando com outros sistemas que já vi em algumas Blitz mais simples "dá de 10 a 0".

Principais problemas/defeitos: O único defeito que tive de fato com ela até o momento foi com o sistema de "quick-release" do selim: a borracha de pressão desgastou e desmanchou, fazendo com que a trava fique dura e pouco eficiente, em breve terei que trocar.

Pontos positivos: Comprei a bicicleta por um preço ótimo. Me impressionou o fato de abrir a caixa, colocar o pedal (que vem solto), montar e começar a andar. Não tive que regular nada, nem freios. Rodei assim por um bom tempo. Aos poucos precisei esticar a corrente (coisa normal num single-speed) e ajustar os freios por conta do desgaste natural. A relação custo/benefício é ótima, considerando que não tive nenhuma dor de cabeça com ela. É bastante estável e não tem um problema comum em muitas dobráveis que experimentei: folga na direção. Aliás até o momento ela não tem folga em nada!

Pontos negativos: A bicicleta vem apenas com 3 problemas: peças de menor qualidade que logo precisarão ser trocadas. São elas:

  • Alavanca do freio: é de plástico, frágil e dá a impressão que vai quebrar com o uso, fica sambando quando freamos. Tem que ser trocada por uma de metal.
  • Selim: é duro e de qualidade ruim, também precisará ser trocado.
  • Pedal: existem pedais dobráveis de vários níveis de qualidade. O que vem com ela é um dos mais simples. Embora ainda não tenha tido problemas com ele, sinto-o frágil e percebo que logo precisarei trocar.

Avaliação geral/Considerações: É minha primeira dobrável. antes de comprá-la tinha pesquisado muitos modelos. Gostei muito das Dahon - que no geral eram muito superiores às Blitzes - mas os preços eram altos para minha disponibilidade na época.
Muitas Blitz que testei tinham uma folga chata na direção e me incomodava.

No geral estou muito satisfeito com a bicicleta, ela não tem as características ruins que observei nas Blitz, mas também não tem componentes tão bons quanto as Dahons de primeira linha.

Enfim, a Durban é uma Dahon com componentes mais baratos (tudo que não é o quadro e garfo é componente; o preço das bicicletas varia de acordo com a qualidade deles). Avalio que ela vale bastante o preço que se paga.

No primeiro momento cheguei a achar que iria querer colocar marchas nela, mas com o tempo percebi que não era preciso e estou muito feliz com a bike sem marchas. A falta de marchas não é nenhum problema, pelo contrário: significa menos manutenção na bicicleta. O fato de não ter marchas foi na verdade muito positivo, pois - como muitos - achava que elas eram fundamentais; hoje percebi que precisamos muito menos delas do que imaginamos!

Já indiquei a compra desta bicicleta para mais de uma pessoa e continuo indicando para quem quiser uma dobrável com uma boa relação custo benefício.

Fotos extras


A Durban dobrada

Minha Durban dentro de um ônibus

Eu pedalando nela (Tenho 1,85m!)
Detalhe de foto de Mônica Imbuzeiro - O Globo

---
Além dos artigos daqui do Blog, há também bons artigos no Blogs do Arlindo e do Willian Cruz, dê uma olhada! E um bom comparativo entre a CALOI URBE e a DAHON ECO C7 no Blog NaBike, da Época São Paulo.

Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

159 comentários:

  1. Ótima avaliação Robson!
    Realmente precisamos menos de marchas do que nós achamos. Essa dobrável é uma ótima relação custo-benefício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, boa tarde! Não entendo nada de bicicletas, muito menos sobre as dobráveis. Alguém pode me ajudar? Estou em dúvida entre uma DURBAN BAY 6 PRÓ e uma SOUL D70. Os preços não diferem muito. Como moro em Salvador, penso na maresia (que tudo enferruja) e nas ladeiras. Obrigada!!!!

      Excluir
  2. Valeu Edu!

    Sobre as marchas: como eu já havia lhe dito, Não ter marchas na DURBAN foi tão positivo, que até mesmo na minha SPEED passei a trocar de marcha com MUITO MENOS frequência.
    É muito comum ouvir o tlek-tlek de colegas trocando marchas em pequenas subidas que dá perfeitamente para ir só "na perna" sem sufoco. A gente fica mal acostumado, fugindo do esforço antes dele existir; passei a perceber que quase nunca eu precisava ter trocado as marchas...

    Sobre a DURBAN: comprei uma "Dahon" com preço de Blitz City, mas com quadro de alumínio. Vejo como uma ótima relação.

    Obrigado pelo comentário!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, gostei muito do artigo. Mas tenho algumas dúvidas:

    - Com essa Durban ou qualquer outra dobrável sem marcha é possível enfrentar subidas leves/méidas [com a inclinação similar a de uma ponte qualquer]?
    - É possível, caso seja necessário, adaptar um cambio numa Durban single speed? Pensei em comprar uma single speed que é mais barata e, caso eu precise, adaptar um cambio nela. O que você acha?

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo artigo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gustafari,

    Obrigado pelos elogios!

    Para responder a questão das subidas, vou lhe narrar minha experiência:
    Sempre gostei de pedalar, mas como a maioria das pessoas que pedala com pouca frequência, quando via ou pensava numa subida eu corria de medo.

    Via pessoas subindo a Vista Chinesa aqui no Rio de bike e achava que eles eram sobre humanos.

    Sem um motivo específico, um dia resolvi encarar as subidas e foi muito menos pior do que eu imaginava.
    Com o tempo passei a subir a Vista Chinesa e vi que aquelas pessoas eram normais.
    Mas eu usava marchas, claro.

    Comprei a Durban pela ótima relação custo/benefício; confesso que - na época - preferiria uma com marchas.
    Mas aí comecei a pedalar com ela e a encarar pequenas subidas - já que elas já não me assustavam.
    Passei então a ter uma experiência diferente: ver que na maioria das vezes eu consigo subir sem as marchas, pois antes eu sempre trocava as marchas antes de entrar na subida, não dando nem a chance de ver se dava para subir com a marcha que eu já estava.

    Hoje - com minha SPEED - troco muito pouco as marchas, pois vi que preciso mesmo muito menos delas do que imaginava.

    O que quero dizer é que encarar subidas depende mais de sua vontade de encará-las, não das marchas em si. As marchas ajudam, mas não são fundamentais para a maioria dos trajetos normais dentro da cidade.
    É só se acostumar com isso.
    Hoje encaro subidas "leves" com a DURBAN sem problemas.

    ...

    Sobre o câmbio: cabe sim, tem que abrir um pouco o quadro para colocar o cubo, mas cabe.
    Existe ainda um câmbio interno da Shimano, chamado NEXUS, que fica perfeito. Um amigo colocou um câmbio deste na DURBAN dele.

    Mas sugiro - caso compre uma - que pedale nela por um tempo antes de colocar o câmbio, poderá perceber que não precisa...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Robson, eu sou nova nessa onda de bikes dobráveis...Comprei uma durban metro e já quero trocar o selim, realmente ele é muito duro e pouco confortável para trajetos longos. Minha dúvida é se essas peças pras bikes dobráveis são especiais ou serve qualquer selim que tiver no mercado? Qual você pode me sugerir para comprar? :) Obrigada!!! Beijos, Bianca.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bianca,

    A maioria dos componentes é padrão, as peças específicas para as dobráveis são as que envolvem a estrutura, como quadro, guidão e suporte de guidão, além do canote do selim.

    Mas - embora o canote seja maior - a medida de encaixe dos selins é padrão, portanto você pode colocar qualquer um.

    Porém, selim é uma coisa pessoal, o ideal seria que você conseguisse uma loja que lhe deixasse experimentar e trocar caso não se adaptasse.

    Se você for de Niterói, O Zé Carlos da "Cicle São Salvador" (veja endereço aqui na seção Lojas e Oficinas) deixa você fazer isso.

    Se não conseguir, eu indico estes que já experimentei:
    -http://www.calypsonet.com.br/index.php?route=product/product&path=58&product_id=541
    -http://www.calypsonet.com.br/index.php?route=product/product&path=58&product_id=536

    Ou algum similar a estes.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson!! Obrigada pela resposta, já troquei o selim e agora estou em busca de outras peças. A Durban é MUITO boa, indico a todos!

      Excluir
  7. Também tenho dúvidas, esse pneu com aro menor, é estável? Em subidas íngremes como ela se comporta? ela é uma bici que dá para compartilhar uma via ou somente desenvolve em ciclofaixa ou ciclovia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,

      O pneu menor faz a bicicleta ter reações mais rápidas e isso - associada ao guidão mais curto - faz ela ficar mais ágil. Mas os pneus menores, em contrapartida, são mais vulneráveis a buracos, não são exatamente menos estáveis, isso está relacionado a outros fatores na bicicleta. As dobráveis são bicicletas naturalmente urbanas e se portam bem neste ambiente.

      Rodas menores facilitam em subidas, mas esta DURBAN METRO não vem com marchas, eu a uso normalmente em subidas leves naturais da cidade. Em subidas íngremes, a maioria das pessoas prefere marchas. Com as marchas não terá nenhum problema em subidas com as dobráveis.

      Sobre ciclovias: mesmo o Rio de Janeiro - que é a cidade do Brasil com a maior malha cicloviária - não possui ciclovia em todas as ruas. Na prática, se você usa bicicleta como transporte diário, não pode depender das ciclovias, senão não conseguirá se locomover de fato pela cidade, ficará restrito a elas.
      Eu uso a DURBAN como meio de transporte e me desloco quase diariamente entre as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, sempre pelas vias públicas, quase nunca pelas ciclovias. Ela é boa para andar na rua até mesmo por conta de seu guidão mais curto e sua agilidade, pois permite passar com mais facilidade pelos "corredores".

      Se precisar de mais ajuda é só falar!

      Robson Combat

      Excluir
  8. Olá Robson! Parabéns pelo seu blog!

    Volta e meia tenho consultado, pois estou pesquisando as dobráveis para adquirir uma em breve.
    Verifiquei que atualmente existem dois modelos Durban com marchas: a Durban Bay 6 e a Durban Metro 6.
    A Bay 6 está praticamente o mesmo preço da Durban Metro (sem marchas).
    Você poderia me explicar as diferenças básicas entre as duas?

    Abraço
    Fabio Domingues

    ResponderExcluir
  9. Olá! ótimo blog, estou lendo muito ultimamente, por que estou querendo comprar uma bike dobrável e sobretudo confortável. Estou quase comprando esta Urban. Minha dúvida é que, na foto, sua coluna parece um pouco curvada e braços muito esticados. Tenho 1,60 de altura, meu receio é sentir as mesmas dores nas costas e braços que sinto com a montain bike. Você indica esta, com relação à conforto? Obrigada. Sandra Abreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra...,

      Obrigado pelos comentários e desculpe-me pela demora na resposta.
      Se vc observar, o selim - à medida que sobe - vai para trás. Além disso, como o guidão está um pouco baixo, eu fico mesmo um pouco curvado.
      Mas isso não é ruim de fato. Na verdade gosto muito da dobrável e me sinto bem confortável com ela.
      No seu caso, por ser menor, a tendência é que fique mais confortável, por conta do selim mais baixo e de uma possível regulagem do guidãi que fique mais alta e - consequentemente - mais confortável.
      Mas em todo caso, não compre sem antes fazer um test-drive. Todas as boas lojas de bicicletas deixam você experimentá-las, sobretudo as dobráveis, que são naturalmente peculiares.
      Experimente preferencialmente mais de um modelo.
      Mas em relação às dores que narra, pode ser porque está usando uma bicicleta inadequada ao seu tamanho. Embora não seja comum isso aqui no Brasil, compra-se bicicletas por tamanho!

      Se tiver mais dúvias, me mande um e-mail que respondo com prazer!

      Boa sorte.

      Abs.

      Excluir
  10. Eu comprei uma Durban Bay 6 no site da Kanui e fui enganado. Eles mostram ter os preços bons, frete grátis, mas eles não me entregaram até agora, 30 dias depois e com uma parcela já paga... Aconselho quem for comprar não se iludir com esse site Kanui, procure um fornecedor de confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Eu não os conheço.
      Se já tentou fazer contato direto com eles e não resolveu, sugiro utilizar o site reclame aqui, costuma dar resultados.

      Boa sorte!

      Abs.

      Excluir
    2. Passei pelo mesmo problema com a Kanui... E hoje cancelei minha compra... Vou começar a pesquisar novamente para comprar em outro site... Uma pena... Depois que comecei a ter problemas, verifiquei que eles estão cheios de reclamações semalhentes no Reclame Aqui...

      Excluir
  11. Anderson, parabéns pelo site!

    Estou a procura de uma bicicleta para utilizar somente nos finais de semana, a passeio. Devido a isso, quero investir no máximo R$ 1.200,00. Além desse modelo da Durban, terias outro para indicar?

    Pesquisei alguns:

    - Durban Bay 6 (http://www.freecycle.com.br/prod,IDLoja,8802,IDProduto,3297096,bikes-durban-bicicleta-dobravel-durban-bay-6-branca)

    - Caloi Bend 6 (http://www.shoptime.com.br/produto/110622290/bicicleta-dobravel-bend-6-marchas-aro-20-caloi)

    - Soul D60 (http://www.freecycle.com.br/prod,IDLoja,8802,IDProduto,3086132,bikes-soul-bicicleta-dobravel-soul-d60-branca)

    Entretanto, não tenho conhecimento técnico para avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma para fazer a escolha certa.

    Desde já, muito obrigada.

    Abraço,

    Verônica Fleck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica,

      Mande um email para avidadebicicleta@gmail.com que lhe respondo com detalhes, ok?

      Abraços!

      Excluir
    2. Robson,

      Me manda esse e-mail também, por favor!! :)

      Também estou analisando as dobráveis mas como moro em Recife, acho q com uma de aluminio terei menos problemas com oxidação.

      Obrigada

      Excluir
    3. Oi Lucianabsc,

      Já te respondi por e-mail, ok?

      []s

      Excluir
  12. olá... boa tarde..

    pode parecer estranho, mas minha Durban metro 6, que comprei a três dias, está com alguns estalinhos quando eu ando nela, tenho medo de ser, e creio que seja, na dobra do quadro?
    é normal?

    grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer, mas estes esalos podem ser apenas regulagem e apertos de componentes, é o mais provável, principalmente por se tratar de uma bike nova.

      Leva a uma oficina para eles fazerem uma "revisão de montagem" e regulagem/apenstos gerais. Provavelmente o problema acabará.

      Abraços.

      Excluir
    2. Dito e feito, era isso msm..

      vc é o cara velho.. Parabéns pelo blog (mais uma vez) e o brigado por sempre tirar nossas dúvidas...

      Abraços

      Excluir
  13. Robson, é possível encontrar essa Durban Metro sem marchas no Rio ou em algum lugar? Eu nao consegui encontrar e as Dahons estão muito caras, as Bromptons aqui no Brasil são um absurdo - vou para a Europa e um modelo M3L vai sair por no mínimo €1000,00 algo tipo R$ 2800,00. Nao sei se vale a pena trazer esse valor todo nem se vou pagar alguma taxa. Se eu comprar uma Durban Metro, vou querer colocar um câmbio Nexus Inter 3 para V-Brake, se você puder indicar alguma dica pra isso também .... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,

      Tenho estado muito atarefado e não tenho conseguido responder às perguntas aqui do Blog.
      A METRO sem marchas saiu de linha, mas tenho um amigo que tem uma para vender, usou muito pouco.
      Mande um e-mail para mim (avidadebicicleta@gmail.com) que lhe passo o contato dele.

      []s

      Excluir
  14. Olá Robson e demais, tudo bem?!

    Alguém já viu as novas Durban Drop que estão à venda? São boas? Ou a qualidade é inferior? São melhores que as básicas da marca Blitz? Estou pensando em comprar, mas não consegui achar nenhuma avaliação comentário sobre essa bike.

    Obrigado!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      Eu não a conheço, procurei e dei uma olhada nas fotos. Dá para ver que é uma bike de entrada, beeeeem simples. Eu diria que é equivalente à blitz city, pela estrutura, sistema de dobras, preço e componentes.

      Para lhe dizer a verdade nem sei se esta é mesmo uma durban, observe que não está escrito durban nela em lugar algum e não há referência dela no site da durban! Tem cara de ser um quadro durban com componentes tão ruins que eles não quiseram nem colocar a marca...

      Eu preferiria juntar mais um pouco e comprar uma um pouco melhor, ou se for parcelar, pagar uma parcela um pouco maior.

      []s

      Excluir
  15. Caro Robson:
    Parece que é chover no molhado, mas realmente muito obrigado pelas informações que vc publica aqui. Estou interessado em comprar uma bike dobrável e li todos os comentário reunidos no site para chegar a minha escolha final. Da minha casa até meu trabalho são 7 Km, quase que em linha reta e sem nenhuma ladeira significativa. Estava pesquisando para comprar em sites, porém na cidade onde moro, Santa Maria - RS, tem a Bevenuti, loja especializada em bikes, e encontrei a Durban Bay 6 pelo mesmo preço encontrado em sites. O Baiano (atendente da loja) foi muito simpático e prestativo, me deixou fazer os test drive em alguns modelos (fiz tbm na Dahon D7), mas o preço pesou na hora da escolha (entre a Bay 6 e a D7), pois uma é o dobro da outra. Claro que a qualidade e o conforto valem a pena no investimento, o problema sou eu e meu déficit econômico mesmo... Enfim, escolhi pela Bay 6, logo estarei buscando ela e pretendo postar minhas impressões sobre a bike, para tentar ajudar outras pessoas a tomarem sua decisão, assim como o site e seus comentários me ajudaram.
    Um grande abraço para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo,

      Depois mande suas impressões sobre a bike, se quiser posso publicar um post aqui com as suas impressões.

      Um grande abraço!

      Excluir
  16. Oi Robson,

    Me ajude por favor,vi uma dessas no metro esses dias e adorei a ideia.
    Então meu pensamento seria para usá-la do metro ao trabalho, daria cerca de uns 2 a 3km. ida e mais esse percurso volta.
    Li sobre as Blitz( foi a primeira que pesquisei) O preço é bom,mas os pontos negativos são muitos. Vi também uma tal de FASON, mas nunca ouvi nem falar.
    Vi a Durban drop, que cabe no orçamento, mas não tenho referências sobre ela. E gostaria de uma indicação de uma bike boa e com um preço bom, que atenda essa minha necessidade, vou ao parque aos finais de semana tb, então gostaria de um pouco de conforto a mais para uma distância maior..

    aguardo dicas.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah,

      Acho que já te respondi por e-mail, né?
      Se precisar de mais ajuda é só pedir!

      []s

      Excluir
  17. onde posso encontrar essa durban metro em lojas online, tenho pesquisado e não encontro nada...
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a dica:

      http://benvenuttibikes.com.br/bicicletas/dobraveis/bicicleta-dobravel-durban-bay-6.html

      loja de confiança, on line e presencial tbm.
      Boa compra.

      Excluir
  18. queria exatamente a desse teste... sem marcha... essa é com marcha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      A METRO deixou de ser comercializada. Até final de 2012 eles comercializavam a METRO 6, com 6 marchas, mas eles sempre mudam.
      Dê uma olhada no site deles: durban.com.br.
      Apesar de tudo, é possível encontrar em algumas lojas online algum estoque antigo da METRO 6, a METRO "1" não creio que encontrará mais.
      Não é muito difícil de encontrá-las em lojas virtuais.

      []s

      Excluir
  19. mas existe alguma outra marca sem marcha? prefiro assim por conta da praticidade, meu percurso é muito pequeno, acho que uma biclceta dessa não requer marchas. agradeço antes de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, a opção que me parece interessante hoje é a durban bay 1, que o joria perguntou abaixo. Abs!

      Excluir
  20. Vou pedir uma opinião tb. Essa sem marcha durban bay 1 é uma opção interessante? Obrigada http://www.americanas.com.br/produto/113031268/bicicleta-dobravel-durban-bay-6-aro-20-azul Jória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jória, acho uma boa opção, mas estou achando o preço um pouco Salgado...
      Abs!

      Excluir
    2. Por isso que é bom perguntar para quem entende rs Muito obrigada pelo retorno. Qual seria um preço mais ou menos justo para pagar por uma bicicleta como essa? Estou pesquisando há tempos e ainda não tenho uma boa noção. Obrigada novamente!

      Excluir
    3. A Durban Bay 1 está por 870 no site do Shoptime. Foi o melhor preço que encontrei. Mas ainda não sei se é razoável. A bay 6 está por 1044 reais. Também foi o melhor preço até o momento

      Excluir
    4. Olá,
      Este preço de 1050 reais está bem bom para a bay 6, mas 919 na bay é desproporcional.

      Excluir
    5. Robson. Muito obrigada pela orientação. Está ajudando muito. Encontrei a bay 1 nas Americanas por 827 reais. Já melhorou. Pensei em comprar, mas vi esse modelo da blitz city http://www.extra.com.br/EsporteLazer/Bicicletas/bicicletasdobraveis/Bicicleta-Dobravel-Aro-20-Blitz-City-REF013-Vermelho-Bege-1980675.html, que achei muito estiloso. Ainda não conhecia. O preço de 629 reais eu considerei muito atrativo. Já li muito mal sobre a blitz, mas não vi nenhuma opinião sobre esse novo modelo. Vale a pena pagar mais caro na burban bay 1 ou ela é semelhante a esse blitz? Obrigada demais!

      Excluir
    6. Desculpe pela demora, espero que ainda ajude - rs.

      A nova Blitz city é até melhor que a anterior, mas prefira a Bay1 ou mesmo a Bay6.

      Abs.

      Excluir
    7. No final do processo comprei a durban bay 6 por 923 reais no Submarino. A durban bay 1 está por 780 reais. Fica a sugestão para quem ainda está em dúvida. Agradeço as orientações! Abs, Jória

      Excluir
  21. Robson, boa noite! Podemos botar cambio em uma bicicleta dobrável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, É possível sim. Algumas já vem com marchas, nas que não vem costuma ser um pouco mais complicado, por conta da largura do eixo traseiro; mas eu resolvi este problema colocando um câmbio shimano nexus de 3 velocidades (veja no site da shimano - shimano.com.br). É um câmbio interno, bem mais prático para as cidades e praticamente não dá manutenção. Recomendo.

      Excluir
  22. Olá Robson! Estou na dúvida sobre comprar a Dahon Eco C7 ou a Durban Bay6 ou Metro6. Todos esses modelos tem cambio. Sobre a Durban Bay1, eu até achei interessante, entretanto para colocar um cambio nela seria difícil? Fica caro para colocar um cambio nela?
    Ouvi dizer que a Durban também é feita pela Dahon. Mas parece que a Dahon Eco C7 é de alumínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora,

      Sim, a DURBAN é uma DAHON com componentes mais simples. A ECO C7 é bem melhor que as BAY 6, aliás, de nossas dobráveis do mercado, poucas são melhores que as DAHONS.
      A DURBAN BAY 6 PRO é uma boa opção e se o preço estiver mais em conta que a ECO C7, vale a pena.
      É possível colocar câmbios na BAY 1(veja minha resposta acima), mas não acho que valha a pena, se comparado à compra de uma BAY 6, por exemplo, pois gastará mais uns 400 a 500 reais para clocar o câmbio interno traseiro.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Gostaria de saber sobre a Bicicleta Dobrável Durban Drop, pois está com um precinho bem camarada
    Obrigada
    Márcia Munhoz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia Regina,

      A Drop é a bicicleta mais simples da DURBAN. Tenha em mente que é uma bicicleta que logo demandará manutenção. É muito comum a gente comprar uma bicicleta barata "para ver se gosta" e acaba não gostando, ficando com a impressão de que ela não é boa.
      Isso acontece muito com as dobráveis, porque as pessoas tem receio de comprar e não gostar, por ser "diferente" das outras.
      No fim acaba ficando com uma impressão ruim da bicicleta, confundindo a má qualidade com o fato de ser dobrável.

      Se deseja comprar uma dobrável mais em conta sugiro a DURBAN Bay1, pois tem componentes um pouco melhores e o sistema de dobra é bem melhor.

      Abs.

      Excluir
    2. Comprei a durban drop no precinho camarada, que veio com um barulho estranho, troquei a catraca e resolveu. Já rodei uns 80 km indo para o trabalho 3x por semana e por enquanto tudo bem, exceto o selim que troquei no primeiro dia - muito ruim,mesmo! O quadro parece bom, mas as travas são em blocagem comum que deve ser frágil mas pelo menos fácil de trocar. A marcha é leve - tranquilo para subidas mas também não desenvolve muita velocidade. De resto, o padrão é simples com muito plástico, mas honesto. enfim, uma bike de supermercado mas que dobra. Para mim que sou pesado mas pouco exigente por enquanto tá funcionando, mas uso em percurso pequeno, com pouca subida e realmente preciso de algo que dobre - o bagageiro do carro é a garagem que disponho para a bike... Não vejo a hora de arrumar uma desculpa para fazer um upgrade....

      Excluir
    3. Poi é Gustavo, eu tenho tentado chamar a atenção das pessoas sobre o barato que sai caro.

      Muitas vezes a gente acha que vale à pena por não termos muito dinheiro disponível, mas por outro lado acho muito estranho que a gente se permita gastar 30/40/50 mil num carro, mas não aceite gastar 1000/1500 reais numa bicicleta de qualidade.

      Tem muitos conceitos que a gente precisa rever. Um deles é começar a encarar a bicicleta como um meio de transporte, que demanda segurança, não como um brinquedo, que pode quebrar sem grandes prejuízos.

      []s

      Excluir
  25. Olá Robson!
    Esta semana eu comprei uma Durban Bay 1 do site da Shoptime. Não tive a mesma sorte que você, pois ela veio com os pneus murchos, então não pude dar uma volta depois de desdobrá-la. Além disso, na caixa vem uma recomendação de fazer uma revisão geral nela antes de sair andando, então estou querendo levá-la a uma bicicletaria assim que der. No entanto, o que me deixou em dúvida foi a questão de ela ser um pouco dura na hora de desdobrar e de dobrar novamente. Queria perguntar pra você se é assim mesmo no começo e se depois ela vai ficando mais "molinha" para desdobrar.
    Obrigada desde já pela atenção.
    Nayara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara,

      As montagens de fábrica nem sempre são boas mesmo, mas não é preciso uma revisão geral. Leve numa bicicletaria de confiança (veja referência de algumas aqui na seção lojas e oficinas) e peça apenas para eles fazerem uma revisão de montagem". Se estiver no Rio de Janeiro, sugiro a Special Adventure. Em São Paulo a Ciclo Urbano.

      Sobre a dureza das dobras pode ser excesso de aperto. A revisão pode resolver isso.

      Abs.

      Excluir
  26. Oi Robson!
    Obrigada pela resposta! Eu estou no interior do Paraná na verdade, mas encontrei uma bicicletaria bacana onde fizeram uma revisão de montagem muito boa pra mim. Já andei com ela algumas vezes e estou me acostumando com o aro 20, pois sempre andei com aro 700/26. Minhas únicas dúvidas são duas por enquanto: a primeira é com relação ao pedal, pois o meu não é dobrável, então qdo a bike está dobrada, dependendo da posição que o pedal estiver, ele enrosca na hora de abrir a bike, então tenho que ter cuidado pra não movê-lo qdo a bike está dobrada. Isso é normal? Na primeira vez que enroscou eu demorei um tempão pra conseguir desenroscar, agora acho que já to pegando o jeito - o que dificulta na hora de desenroscar é que o pneu traseiro não se movimenta quando a bike tá dobrada, então não consigo mudar a posição do pedal se ele chegar no jeito que enrosca, sabe? Não sei se deu pra entender, mas basicamente ela enrosca para abrir qdo o pedal esquerdo encosta no paralama da roda dianteira.
    Minha segunda dúvida é com relação ao canote do selim. Eu vi alguns vídeos de bikes dobráveis (de outras marcas) e o canote deslizava para descer e subir na hora de dobrar e desdobrar - o meu não desliza, eu tenho que forçar um pouco girando ele de um lado pro outro pra descer e subir - tem jeito de corrigir isso, ou será que nessa bike ele é assim mesmo? (lembrando que a minha é uma durban bay 1)

    Obrigada mais uma vez!
    Abraço,
    Nayara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, que bom que ajudei!
      Sobre suas duvidas:
      1) sim, às vezes e pedal agarra mesmo, o meu tb não é dobrável (troquei). Com o tempo vc se acostuma a não deixar isso acontecer.
      2) o canote normalmente agarra mesmo com o tempo e o desgaste. O que pode fazer é passar um bombril ou cera de polir de vez em quando.
      Abs.

      Excluir
  27. Boa noite, Robson! Vou te perturbar jogo rápido: Sou do Rio e tenho uma Dahon Eco, mas queria pegar uma aro 16 pra entocar numa bolsa e tentar usar no Metrô. Você já rodou na Durban Commuter? A Curve D3 no Brasil tá impraticavelmente cara... Elas têm proporções semelhantes fechadas, então queria confirmar se ela é confiável antes do investimento! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taurus, tenho a impressão de já ter lhe respondido, mas vamos lá: se for apenas para isso eu nao compraria uma 16', pois a diferença de tamanho é mínima! É um custo que nao compensa. Aconselho procurar a bolsa dahon carry on cover, vai ser muito mais útil!
      Abs
      Robson Combat

      Excluir
  28. Robson, como vai?
    Acha que consigo despachá-la em um voo internacional tranquilamente?
    Abraços e obrigado,
    Reinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza conseguirá despachar. Pessoas despacham bicicletas não dobráveis com facilidade.
      Mas procure saber as regras da companhia aérea, pois cada uma tem as suas.
      Abs.

      Excluir
  29. Ola, nao sou uma entendida de bibicleta mas estou indo a Londres e quero comprar esta Folding Bikes BFOLD 5 FOLDING BIKE MATEX para ter no porta malas quando tenho tempo, posso parar edar uma pedalada na beira mar. E muito barata se eu comprar la, mas nao conheco a marca. Se puder olhar o site e me dizer o que acha, eu agradeco. O site e este:http://www.decathlon.co.uk/bfold-5-folding-bike-id_8248976.html#anchor_ComponentProductSimilar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu nao conheço a bike. Dei uma olhada no site. É uma bike simples, de aço, mas parece que tem um preço justo.
      Acho que vale a compra.
      Abs!

      Excluir
  30. Oi Robson! Estou na iminência de comprar uma dobrável mas não tenho como testar na minha cidade, vou comprar pela internet! Minha grande dúvida é em relação ao aro: comprar 16 ou 20? Poderia fazer um comparativo de tamanho, peso, conforto para pedalar, eficiência... Se não puder fazer detalhado, pelo menos me diga a sua preferência! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma não faz tanta diferença.

      São poucas as opções de dobráveis com aro 16.

      Desvantagens do aro 16:
      - terás mais dificuldade para encontrar pneus e raios.
      - os poucos modelos disponíveis costumam ser mais caros em relação às de aro 20.
      - a diferença do tamanho delas dobradas não é tão significativa assim.

      Aqui em nosso mercado brasileiro eu optaria por uma de aro 20.
      Veja o artigo "Bicicleta dobrável é boa?", lá eu dou sugestões de alguns modelos para compra.

      []s

      Excluir
  31. Robson parabêns pelo blog.
    Estou querendo comprar uma bike desta pois esta um bom preço no submarino.
    Mas gostaria de saber se ela vai aguentar o meu peso pois no manual não fala o prso suportado.
    Tenho 1,82 e 105 Kg.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz!
      Sobre o seu peso: ele nao é problema, essa é a faixa de segurança destas bikes.
      Pode comprar sem medo!
      Abraços.

      Excluir
  32. Robson, parabéns pela iniciativa. Te pergunto, o que vc acha das dobráveis aro 24?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Nao tenho nada contra, mas elas tem um pouco mais dificuldade para transporte (pelo tamanho) e é um pouco mais difícil encontrar câmaras e pneus.
      E nao temos muitas opções no mercado, o que faz nao termos muito como escolher o padrão de qualidade.
      Abraços.

      Excluir
  33. Prezados, em uma viagem ao Rio no ano passado, acabei por usar apenas bicicletas do programa Bike Rio, q existe em algumas capitais, como aqui, o Bike Poa. Então, pelo prazer novamente em usar bicicleta (ditado mais certo q o “é como andar de bicicleta,depois q vc aprende nunca mais esquece“ não existe) e após muita conversa e pesquisa, acabei por decidir comprar uma bike dobrável, mais adequada às minhas necessidades. Após decidir foi a vez de escolher a marca da bike. A minha primeira escolha, dada a relação custo-benefício, foi uma Blitz Alloy. Bonita e barata. Depois passei por Track & Bike, Tito Bike, até q um amigo me disse que eu só poderia - e deveria - comprar duas: Dahon e Caloi. Então pesquisa daqui, pesquisa dali, blogs diversos, comecei a ficar bem confuso e conhecer muitas marcas e dentro delas vários modelos: Blitz, Soul, Caloi, Track & Bikes, Dahon, Durban, Fisher, Tern, Tito, etc... Apesar de eu considerar q qualquer uma seria apropriada ao meu inicial pouco uso pessoal, e apesar de não ter preconceito com nenhuma marca, o que pude apurar e ver é: Dahon e uma outra marca q faz bikes personalizadas e está chegando agora aqui (de Londres, esqueci o nome) são as melhores opções . E muito mais caras também. Teoricamente bikes aro 16 são ligeiramente melhores, visto q as melhores são feitas neste aro (com as desvantagens brasileiras apontadas pelo Robson aqui). Aros 20 e 16 são muito melhores q 24 para o uso urbano, mais ágeis no trânsito e práticos no transporte, perdendo muito pouco no quesito equilíbrio e estabilidade. As Blitz são de qualidade ruim pelo feedback de usuários. Soul, Caloi e Durban são ótimas na relação custo-benefício. A bike da Tito não tem nenhum feedback, mas eu gostei muito. Agora, uma questão lamentável: TODOS os “SAC“ e 0800, os call centers são deprimentes. Deixei de comprar antes por causa deles, pensei o q poderia esperar de empresas com atendimento assim? Bastasse um SAC interessado e eu teria comprado. Sempre relaciono o atendimento do call center com a qualidade da empresa. E olha q não sou chato propriamente dito, não reclamo de qq coisinha. Enfim, veio o inverno aqui de Porto Alegre e eu adiei pra agora minha compra. Assim q fizer, eu posto ou falo por aqui. Espaços como este são a nossa salvação, pois eu sou do tempo das bikes sem marchas, das BMX, Monark e Odomo. Tive uma “Caloi Jovem“ se não estou enganado, e depois bikes estilo “moutain“, bem rudimentares, de aço e sem câmbio, razão pela qual os blogs na internet nos salvam - os leigos. Parabéns pelo site Robson e muito obrigado.
    PS: por uma questão de justiça com a empresa, já encontrei feedbacks positivos das Blitz, inclusive aqui no site, q melhoraram a imagem da marca comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Muito obrigado pelo seu relato, é quase um artigo - risos!
      Obrigado também pelos elogios, é um prazer saber que este espaço é útil de alguma forma para muitos.

      Gostei também de seu relato, você poderia se identificar.

      Um grande abraço!

      Excluir
  34. Robson, gostaria de saber se voce conhece a bike Reebok Switch aro 20? Estou procurando uma bike dobrável para comprar, já estava gostando do preço da Durban Drop. Mas depois de seus comentários sobre ela desisti de compra-lá. Aguardo sua resposta e parabéns pelo blog. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Obrigado pelo elogio!

      Eu não compraria esta reebok, acho que esta marca tem a referência dos vestuários esportivos, mas de bike parecem que eles não sabem nada - risos.
      Na verdade nem sei quem produz estas bikes da reebok, que já vi de perto e não a indicaria.

      Para não correr riscos, use como referência umas das que eu indiquei no artigo "Bicicleta dobrável é boa?" e não vai errar.

      Um grande abraço!

      Excluir
  35. Ola Robson, estou pensando em comprar uma Bicicleta Dobrável Durban Drop e gostaria de saber qual a velocidade media que uma bicicleta dessas anda?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou calculando com a relação 48x16 que era a que veio na Durban Metro e a configuração padrão dela.

      Depende de muitas coisas, como pneu, calibragem, vento peso da bike etc.
      Mas um cálculo grosso modo:

      - a 80 RPM: 21Km/h
      - a 90 RPM: 24Km/h
      - a 100 RPM (dificilmente vc vai conseguir manter isso): 27Km/h

      Veja os cálculos aqui: "http://sheldonbrown.com/gears/".

      Abraços!

      Excluir
  36. Olá boa noite Robson, me chamo Mariana e gostaria de saber qual a sua opinião ou quais informações você tem a respeito da bike DURBAN DROP?

    Desde já agradeço,

    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,

      Acho uma bike muuuuuuito simples. Eu não compraria.
      A dobrável mais simples que eu compraria seria a DURBAN BAY1, ou mesmo a METRO.

      Pense na possibilidade de comprar uma usada, é comum encontrar boas opções no mercado livre e no bom negócio.

      Abraços

      Excluir
  37. Boa Tarde, Robson,

    Onde posso comprar uma Durban Bay 6 com preço acessível no Rio de Janeiro?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora sempre seja bom comprar bicicletas em lojas, não em supermercados, as dobráveis eu considero exceção, porque elas já vem montadas e prontas para uso, dobradas em uma caixa.
      Por isso acho que vale à pena comprar pela internet, pois semrpe consegue uma promoção.
      Abraços!

      Excluir
  38. meu amigo, gostaria de comprar uma bike do tipo dobrável, mas sem muitos apetrechos desnecessários para meu uso.. Não pretendo andar muito por aí, mas quero uma coisa bem fácil de dobrar, carregar e montar, mas com qualidade de peças. Sou de niterói. obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wander,

      Como eu costumo dizer, dobrável dá para comprar pela internet sem medo, pois vem montadas e prontas para uso.
      Depende do quanto deseja gastar.
      Aconselho dar uma olhada no artigo "Bicicleta dobrável é boa?", lá todas as que indico são boas opções com uma boa relação custo/benefício.
      Procure a que se encaixa no seu orçamento.

      Abraços!

      Excluir
  39. Robson,

    parabéns pelo seu blog. Tirou 95% das minhas dúvidas. Como não quero gastar muito, pretendo adquirir uma Durban Bay 1. A única dúvida retante: Quero poder passear com meu filhinho de 2 anos de idade. Nessa bicicleta é possível adaptar aquelas cadeirnhas para criança?

    Muito obrigado e grande abraço!!!

    Anderson Lessa - Manaus/AM
    anderson_lessa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,

      Desculpe por demorar na resposta, nem sempre consigo estar por aqui como queria.
      Quando comprei minha primeira dobrável pesquisei muito sobre isso e até escrevi para a Dahon para ter informações sobre isso.
      A resposta que posso lhe dar é: infelizmente não é nada aconselhável colocar uma cadeirinha para crianças em dobráveis (com algumas raras exceções), elas não tem estrutura para isso.
      Infelizmente se deseja andar com seu filho deve procurar outro tipo de bike.
      Abraços!

      Excluir
  40. Robson,

    Parabéns pela iniciativa e por esclarecer tantos pontos.
    Comprei uma Durban Bay 6 por R$ 830,00, uma bicicleta muito boa por sinal.
    A minha questão é relativa ao risco de assalto. As bicicletas dobráveis são visadas pelos assaltantes?

    Abraços!

    Dantas

    ResponderExcluir
  41. Comprei uma Durban Drop e ela veio com um barulho na catraca. Vi aqui que uma pessoa teve o mesmo problema. Alguém mais?

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo seu BLOG - excelente qualidade. Estou querendo comprar minha dobrável e testei na Decathlon o modelo abaixo que me surpreendeu pelo conforto: http://www.decathlon.com.br/rodas/bicicletas/urbanas-e-dobraveis/bicicleta-dobravel-b-twin-hoptown-5_31170. Gostaria de sua avaliação sobre a mesma. Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo,

      Um leitor me enviou há um tempo um review sobre ela, estava na fila para sair.
      Acabei de publicar, dê uma olhada.

      []s

      Excluir
  43. Olá Amigo bom dia,

    Parabéns pelo Blog, sensacional, completo, profissional.

    Gostaria de uma dica:
    Gostaria de comprar uma bicicleta dobrável que eu pudesse utilizar 1,70m 105 kilos e meu filho de 4 anos também.
    Talvez ele não consiga utilizar agora por ser muito pequeno ainda, mas gostaria de investir em um modelo que logo ele consiga usar também, vi alguns modelos com aro de 16 e outros com aro de 20 e fiquei na dúvida.Moramos em um "apertamento" do plano social "minha casa, minha dívida" e o espaço para várias bicicletas é inviável. Estou disposto a pagar entre 1000 e 1500 reais por um modelo mas preciso de uma dica para não comprar errado.

    Aguardo e obrigado desde já!


    André Martin
    andremartinscosta@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre,

      Obrigado pelos elogios!
      Mas eu já te respondi por e-mail, ok?

      []s

      Excluir
  44. Caros amigos.
    Há aproximadamente 3 meses fui hipnotizado a comprar uma Durban Drop, pelo seu preço bem mais acessível. Deixo a dica para vocês: NÃO COMPREM. 1º - Ela vem com um defeito na catraca, bem barulhenta. 2º - O canote do selim entorta com muita facilidade e o próprio selim é desconfortável (o meu entortou no primeiro dia, e tenho 1,85 e 85kg). 3º - e o mais dramático - O sistema de dobra do guidão (não faço a menor ideia do nome disso) é feito em aço moldado por prensa, e começou a entortar na primeira semana e logo em seguida apresentou rachaduras perto das soldas. Vou mandar usinar uma peça substituta para minha bike. (se alguém quiser, disponibilizo o projeto por aqui!)
    O quadro é excelente, até agora nenhum problema aparente.
    Alguém sabe me informar se é uma boa eu usinar um sistema de dobra para minha durban drop?? ou existem peças assim no mercado?

    "O barato sai caro, meu fio." - E eu não escutei mamãe.

    Samuca,
    samuel.sgerber@gmail.com
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel,

      Infelizmente esse tipo de coisa acontece mesmo, é o verdadeiro barato que sai caro...
      Eu sempre tento chamar a atenção por aqui para estas bikes mais simples e baratas.
      Embora o quadro seja semelhante a outros modelos, os componentes são realmente bem simples.

      Minha sugestão: faça contato com o distribuidor (www.durban.com.br), narre seu problema, ele pode substituir a peça por garantia ou sugerir algum outro modelo compatível de melhor qualidade.

      []s

      Excluir
  45. Prezado Robson, parabéns pelo artigo. Estava indeciso na compra de uma bike, mas a sua opinião foi definitiva. Já estou pedalando com a minha Durban Bay 1 e fiquei muito satisfeito com a compra. Também sou alto e temia o desempenho de uma dobrável, mas tudo funciona muito bem! As marchas não fazem tanta falta também. Abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,

      Obrigado pelo retorno.
      É realmente uma satisfação saber que os artigos são úteis!

      Felicidades com a nova bike e bons pedais!

      []s

      Excluir
  46. Prezado Robson, parabéns pelas informações. Estou preocupada,e como vamos viajar em março para as praias, gostaria de comprar uma bike do tipo que vc tanto indica , ou seja Durban Bay l ou 6. Primeiro gostaria de saber a diferença entre uma e outra, e como eu peso 86 kg e meu marido 120kg o que vc me aconselha....tenho receio dessa bike não aguentar o peso dele e acabarmos por perder o dinheiro. Abraços e aguardo resposta breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonor,

      O peso de vocês não será nenhum problema, está dentro da especificação das bikes.
      A diferença é que a BAY 1 não possui marchas e a BAY 6 possui 6 marchas.
      Dependendo do tipo de terreno que vão pedalar (quantidade de subidas), mas marchas podem não ser necessárias.

      Ambas as bikes são boas aquisições. Você pode também procurar por outros modelos que indiquei aqui, procurando por promoções.

      []s

      Excluir
  47. Aí Robson, assisti um vídeo no youtube de uma Dahon com freio contrapedal cara!!!
    Saca só:http://www.youtube.com/watch?v=Tch8ZeaDyVw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Léo!

      Eu assisti ao vídeo e achei a bike bem legal, pela simplicidade, sem cabos e sem nenhuma "frescura".

      Excelente!

      []s

      Excluir
  48. Boa tarde Robson! Eu sou de Niterói, gostaria de saber se você conhece algum lugar por aqui que venda esta bicicleta ou outra que também seja boa?
    desde já agradeço.
    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo,

      A minha está à venda (esta do artigo). Ela passou por alguns "upgrades" e está bem melhor do que antes.

      Se tiver interesse envie um e-mail (avidadebicicleta@gmail.com) que passo detalhes.

      []s

      Excluir
  49. Robson, infelizmente não vi teu blog antes. Comprei uma Durban Drop há 2, 3 semanas. Por enquanto, tirando o barulho da catraca, tô adorando. O selim troquei ao montá-la. Já havia lido que era ruim. Pretendo levá-la numa autorizada em breve e colocar esta marcha interna que comentaste. Adorei todas tuas dicas. Valeu!

    ResponderExcluir
  50. Olá meu nome é Bianca, e estou querendo compra uma Bicicleta Dobrável Aro 20 Blitz, o que você acha?
    as outras são um pouquinho a mais do valor que no momento posso da, será que ele é boa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca,

      Dê uma olhada no artigo "Bicicleta dobrável é boa?". Lá indico várias bikes com boa relação custo/benefício.

      Não costumo indicar Blitz, mesmo a Impulse muitas vezes acaba não valendo muito mais à pena que outras equivalentes.

      []s

      Excluir
  51. Eu tenho uma "Durban"DROP a 1 ano e no geral eu gostei, mas vale fazer algumas ressalvas:

    Pontos positivos:
    - Canote longo e tamanho correto para quem tem até 1,80m de altura. Talvez o único modelo que custa menos de mil reais para gente dessa altura. Aviso isso porque o MAIOR problema das bikes dobráveis é que muitos modelos só são confortáveis para adolescentes e pessoas baixinhas. E isso não é avisado em lugar algum nos anúncios! Se você tem mais de 1,80m precisa tomar cuidado antes de comprar uma sem experimentar antes.
    - Mesmo sem marcha, é uma bicicleta fácil de se pedalar, sem arrasto.

    Pontos negativos:
    - A catraca é vagabunda. A da minha bicicleta quebrou com 2 meses de uso. Felizmente uma catraca nova qualquer custa 10 reais.
    - Esqueça assistência técnica e garantia. Ela é vendida como "DURBAN", mas nos documentos que acompanham, você percebe que a Durban (propositalmente) não reconhece essa cria. A responsabilidade é passada para outra franquia desconhecida, certamente em razão da qualidade mais baixa da bicicleta.
    - Quando é dobrada, para ocupar o menor espaço é necessário retirar o Guidon. Isso demora um pouco, não sendo tão prático como em outras bikes onde o Guidon já se encaixa na dobragem sem precisar ser removido e colocado de lado, como na DROP.

    Bem, é isso. Mas no custo-benefício, infelizmente essa bike vale muito a pena, pois no Brasil bicicleta dobrável é artigo de luxo. Na China descobri que bicicletas dobráveis excelentes custam 100 reais!! Ah se fosse possível importar sem problemas e acabar com essa palhaçaa dessas poucas marcas que vem para cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rob,

      Obrigado pela ajuda!
      Se quiser pode escrever um artigo no formato deste aqui sobre a sua Drop, eu publico aqui com o crédito para você, ok?

      []s

      Excluir
  52. Oi Robson, obrigada pelas dicas! Esta um pouco dificil encontrar a Metro e a Bay 1. achei a Bay 6, oq vc acha dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Dê uma olhada no artigo "Bicicleta dobrável é boa?", lá tem várias indicações, e esta é uma delas.

      []s

      Excluir
  53. Olá Robson,

    Estou à procura também de uma bicicleta dobrável. Li todo o seu artigo e os comentários, mas não encontrei manifestação sobre a marca "track & bikes". Gostaria de saber a sua opinião, se vale a pena comprar esta marca.

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Petra,

      A track & bikes só faz bikes muuuuito de entrada e de baixa qualidade.
      Eu não indicaria.

      Abraços!

      Excluir
  54. Fala,Robson!

    Camarada,pesquisei muito e,depois de passar aqui no seu blog,me decidi por comprar uma Durban One (novo modelo 2014,branca)...adorei o camelo,muito bonita mesmo! Rs Minha dúvida é: toda Durban com paralamas fica fazendo esse barulho de "barra circular" quando está em movimento?? Cara,já apertei eles mais do que estavam apertados,joguei silicone nas junções e isso só amenizou o barulho de lata frouxa!...Estou com ela há duas semanas, gostaria de saber se dá pra rodar com ela sem essa chiadeira chata ou será sempre assim mesmo... a sua é assim,também?

    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan,

      Infelizmente os paralamas de metal tem este efeito colateral. Não muito que fazer a não ser minimizar os barulhos, ou então "rebolar" para eliminar os contatos metal/metal.
      Todas que tive possuem paralamas de plástico, que não tem esse problema.

      Abraços!

      Excluir
  55. Valeu,Robson! Tornei a apertar os paralamas e apliquei mais silicone em spray nos contatos metal/metal, não é que o barulho desapareceu?! Vamos ver até quando!..rs Obrigado e parabéns pelo blog!! Abração

    ResponderExcluir
  56. Olá, Robson.

    Estou querendo comprar uma bicicleta dobrável mas me vem a seguinte questão: Preciso comprar uma bike para fazer pequenos percursos e para colaborar com minha saúde. Minha cidade é pequena e o trânsito tem ficado cada vez mais inviável.

    Tenho 1,82m e 139kg (mas estou em processo de emagrecimento). Pesquisei e achei com bons preços a Durban Bay 1 e Bay 6 (2014), mas não vi maiores comentários sobre elas por aqui (confesso que li TUDO). O que acha delas? No momento, não posso investir em uma Durban Bay 6 Pro.

    ResponderExcluir
  57. A durbam one é muito simples? E a jump é muito pesada? O que vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A one é uma bike de entrada da marca, é um bike bem simples.

      A grande diferença da jump é o amortecer traseiro, que não me enche os olhos, pelo contrário, eu os vejo como um fator negativo na bike, aumenta o peso, o esforço na pedalada, a manutenção etc.

      Dobrável com amortecedores? Só a DAHON JETSTREAM! ;-)

      []s

      Excluir
  58. Olá Robson, estou pesquisando uma bicicleta dobrável para dar ao meu marido de presente de aniversário. Ele tem 1,90m e pesa 110k, você acha que esse modelo suportaria o peso dele? Ou teria outro modelo para me indicar, obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe pela demora, espero que eu ainda ajude :-)

      Eu tenho quase esta altura e vivo bem com as dobráveis, no quesito altura, a única que realmente desrecomendo é a Blitz City (aliás, não a recomendo em caso nenhum, risos).
      As de aro 24 talvez sejam boas opções.

      []s

      Excluir
  59. Bom dia vi seu blog achei super interessante, tirou muitas dúvidas. Porém quero tirar as últimas para enfim adquirir minha primeira dobrável.
    Pesquisei no Submarino e encontrei e gostei de 4 modelos:
    Bay 6 - 840,00
    Bay 1 - 699,00
    One 1 - 719,00
    Bay pro 7 - 1359,00

    Gostaria de saber o que acha desses modelos.
    Essa Pro 7 fica puxado pro meu orçamento, mas caso a qualidade for muita SUPERIOR as outras posso aguardar e comprar mais pra frente. O que você acha dela comparada as outras?
    Enfim entre essas 3 que restaram o que você acha? Qual a melhor? O valor não interfere pela pouca diferença.
    Obs: pelo menos uma vez na semana quero dar uma pedala de uns 30 a 40 km.

    Desde já obrigado pela atenção.


    Enviado do meu iPhone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      As bay1 e one são bikes de entrada da marca, modelos bem simples.
      A bay 6 também é relativamente simples, mas com 6 marchas.
      A bay pro é superior.

      No entanto vale sempre à pena procurar por DAHONs usadas em sites de classificados!

      []s

      Excluir
  60. Tenho a Caloi 500 SW nova. Eu, Mônica, tenho 1,47M e ela ficou imensa pra mim! Moro em SP e tem bastante ladeiras. Vale a pena trocar pela Durban One seminova? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica,

      Pela sua altura imagino que tenha ficado mesmo imensa.
      Acho que dobráveis são ótimas opções para vc, mas já que vc é de São Paulo, sugiro uma com marchas.
      ;-)

      []s

      Excluir
  61. Bom dia! Acabei de comprar uma Durban 6. Vou levá-la para andar em estrada de chão tb. Será que ela vai se estragar? Como faço para lubrificá-la??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Essas bikes são mais indicadas para uso urbano.

      Entretanto, tenha especial cuidado com o sistema de dobras, sobretudo da direção.

      A lubrificação e manutenção não difere muito de qualquer bike, precisa apenas ser mais constante por conta do uso mais "extremo".

      []s

      Excluir
  62. Ela veio com algumas peças que não diz onde colocar (ex.: sinalizador de luz)

    ResponderExcluir
  63. Oi tudo bem?

    O que vc acha da Durban 01?

    Segue o link

    http://www.freecycle.com.br/prod,idloja,8802,idproduto,4611118,bikes-bicicleta-dobravel-durban-one-2014-branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você chegou a comprar a Durban One?! Estou em dúvidas entre esta é a Durban Bay 1... Aliás, não sei a diferença entre elas.

      Excluir
  64. Ótima avaliação!
    Eu também gostaria de saber se você conhece a Durban Bay One, será que segue a mesma qualidade?
    Achei ela por R$ 799,00 e estou seriamente inclinado a comprar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê,

      Como eu sempre destaco, esta bike é de entrada da marca, um modelo bem simples.

      Sempre vale à pena procurar por uma usada de melhor qualidade em sites de classificados.

      []s

      Excluir
  65. Robson, apostei teu blog! Sério, tirando altas dúvidas! Parabéns pela iniciativa!
    Seguinte, tens como me esclarecer a diferença entre a Durban One da Durban Bay 1, visto que a primeira está 90 reais mais barata que a primeira, mas aparentemente não consigo enxergar qual seria a diferença entre as duas...
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retificando: a Durban One é que está saindo 90 reais mais barata que a Bay 1

      E no começo quis falar que ADOREI TEU BLOG!

      Excluir
    2. Olá!
      Obrigado!
      Sobre as diferenças: realmente são muito poucas, ambas são sem marcha e quadro de aço. O sistema de dobras é equivalente.
      Dependendo do ano modelo, uma tem bagageiro, outra não. Não conheço a One de perto, a bay 1 sim.
      O modelo que eu tive era diferente, ainda com quadro DAHON.
      Eu diria que ambas são muito equivalentes, eu compraria pelo preço ou pelo fato de precisar ou não de bagageiro.
      []s

      Excluir
  66. Qual deve ser o tamanho do aro pra que eu consiga colocar ela dentro de um carro hatch quando dobrada? Desde já obrigada! Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,

      Depende muito do carro.
      Sugiro que você vá a uma loja e teste o modelo, é a melhor opção.

      []s

      Excluir
  67. Procuro um Cubo Dianteiro para colocar na Durban Bay 1

    com 36 furos

    Qual vocês recomendam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Provavelmente não vai conseguir, porque o cubo dianteiro da durban segue a medida da dahon que é de 74mm, em vez de 100mm das outras bikes.

      Esse é um dos poucos itens destas bikes que são mais complicados de achar.

      Você pode procurar aros de 28 furos (não é fácil encontrar por aqui) no ebay ou tentar fazer uma adaptação com aros de 32 ou 36 furos neste cubo de 28.

      []s

      Excluir
  68. How much does this bike cost? Anyone can tell

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, tenho uma Durban Bay 1, e apresentou problema na direção, gostaria de saber onde posso comprar para fazer a troca da mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Atualmente o representante da durban é a Nautika, veja detalhes no site da durban: http://durbanbikes.com/contact/

      []s

      Excluir
  70. Robson bom dia,

    cara estou super interessado em uma Durban Bay 6. Enfim... estou analisando os preços (vão de 1300,00 a 1499,00), mas uma coisa me intriga, fui no Reclame Aqui e vi um monte de post falando sobre o defeito no guidão que em alguns casos chegaram a "quebrar". Bom mas gostaria de saber a opinião de vcs. Realmente é frágil? Ou da para rodar sem medo? Vou andar 30km / dia aproximadamente. Alguém indica alguma loja que tenha um preço melhor?

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joel,

      Depois que descreveu, fui ao reclame aqui para ver. Eu ainda não tinha ouvido falar destes problemas com o guidão em algumas DURBANs.

      Pelo que já vi até hoje, isso está com cara de ter sido uma leva de guidões com defeito na fabricação, é um problema muito específico e raro. Portanto eu não levaria em consideração no quesito baixa qualidade da bike. Me soa como essas chamadas de RECALL que todas as montadoras de carro fazem constantemente e nem assim questionamos a qualidade deles.

      Entretanto, como sempre falo por aqui, a melhor opção em nosso mercado sempre continua sendo as DAHONs, mesmo usadas. Sempre há ofertas delas em sites de classificados.

      []s

      Excluir
  71. Opa,

    entendi. Mas me diga uma coisa, você tem uma Durban não é? Porque moro em uma cidade do interior e por aqui o forte são as Speed e M. Bike, ai fica complicado ir em Bh para buscar uma usada. Quero comprar pela internet mesmo. Minha primeira e acho que única opção é a Durban Bay 6, um pouco mais barata que as Dahon e Caloi. Tem uma tal de Pliage mas não vi boa reputação dela na net não. Além de ter freios à disco (caro para manter). Queria saber se esse quadro da Durban é fabricado pela Dahon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não tenho mais a DURBAN. O quadro das primeiras DURBAN METRO era fabricado pela DAHON (a que eu tinha), hoje não é mais.

      Eu não compraria a Pliage...

      Ainda acho que vale à pena procurar usada. ;-)

      []s

      Excluir
    2. Bom... então não seria viável pegar uma Durban nos dia de hoje?

      Att

      Excluir
  72. boa noite, Robson,
    moro em brasília e gostaria muito de comprar uma bike dobrável para ir trabalhar. quanto mais eu leio sobre elas, mais eu fico perdida. você poderia me dar alguma orientação direta? queria uma bike legal por um preço justo.

    ResponderExcluir
  73. Amigo Robson,

    esta é minha última cartada hehehehe. Agora vai, ou vou pegar uma Bay 6 ou uma Soul D60. E ai o que me diz?

    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, são muito equivalentes, e tanto que eu escolheria pelo preço.
      ;-)

      []s

      Excluir
  74. Olá, Robson! Gostaria que me tirasse uma dúvida! Eu sou baixinha, 1,53, e gostaria de saber se conseguiria carregar uma bicicleta como a durban dobrada na bolsa sem grandes dificuldades. Quanto ela pesa dobrada, aproximadamente?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Independente de sua altura, o fato de poder carregar uma dobrável em uma bolsa é ótimo, mas não é algo confortável nem prático. Eu tenho alguns modelos de bolsa e nenhuma delas é permite carregar com muita facilidade, nem mesmo as bolsas mais práticas.

      Elas costumam pesar entre 11 e 14Kg com algumas exceções em poucos modelos mais leves.

      Se a intenção é apenas o deslocamente pontual ao chegar em algum local, o ideal é empurrá-la como se fosse um carrinho: dobre apenas a junção do quadro e arraste a bicicleta segurando pelo guidão ou pelo selim.

      []s

      Excluir
  75. Onde vc sugere comprar bike? Lojas, sites...

    ResponderExcluir
  76. Olá Robson,veja se pode me ajudar, recentemente comprei uma Burnett e estou tendo bastante dificuldade com a trava/fixação do canote do selim. Após o ajuste da altura e a trava da blocagem, o canote/selim continua aprapresendo folga gerando uma instabilidade e insegurança em pedalar com a bike, espero que possa me ajudar a resolver este, ñ sei te afirmar se é uma defeito problema de fábrica enfim...

    ResponderExcluir
  77. Olá Robson.
    Minha dúvida é que tenho 1.50 de altura e tenho medo que uma desses modelos venha ficar meio desproporcional pra mim em relação a parte dianteira, guidon. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho uma dessa há um ano, então acho que posso te ajudar. O canote do Guidão é imenso, comporta todo porte de ciclista, de crianças a adultos, mas nesse modelo de bike vc dirige com o tronco um pouco mais na vertical, é normal. Ainda assim, apesar do autor do blog ter 1,85, e eu 1,72, minha mãe de 1,52 anda e acha muito confortável.

      Excluir
    2. Veja pela foto do Robson pedalando nela, que o guidão está no dobro da altura mínima que ele permite, na metade do mesmo vc pode ver uma parte um pouco mais gordinha, aquele é o mínimo.

      Excluir
  78. Olá comprai uma durban e o cara falou que era câmbio shimano que é o que realmente conheço,mandei e.mail para o fornecedor e eles falaram que as novas durban tipo a minha eco estão vindo com câmbio sun racerdevido alguns problemas nos shimanos eu acho que é devido ao custo tipo mais barato alguém sabe me informar algo desse câmbio sun racer?obrigada

    ResponderExcluir
  79. Onde eu encontro peças para a Durban? Preciso de um protetor de Coroa para ver se consigo adaptar em uma DAHON ECO 2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...