domingo, 4 de maio de 2014

Bicicleta Dobrável RIO SOUTH WayD - Avaliação - Review - Teste de curta duração

A série de artigos sobre bikes dobráveis aqui no Blog acabou se mostrando muito mais útil do que imaginava inicialmente e acabou crescendo.

Eles tem se tornado referência sobre bicicletas dobráveis, e como tal tenho recebido de amigos e empresas a incumbência de avaliar algumas, a fim de testar, passar minhas impressões e por conseguinte, divulgá-las aqui.

Esse é o segundo artigo da série "Testes de curta duração". O primeiro foi o da FLEE TAKOMA.

Em breve publicarei testes das:
  • FLEE KIBA ARO 16
  • DURBAN BAY 1
  • DURBAN BAY 6
  • DAHON JETSTREAM
  • DAHON ECO C7
  • E outras...
Nesta série publico avaliações de bicicletas dobráveis que ficaram comigo para testes.
Faço uma avaliação técnica da bicicleta, analisando construção, montagem, acabamento, peças, componentes e durabilidade etc.

Desta vez agradeço e parabenizo a Rio South e sua agência de divulgação a LEAD Comunicação, que fizeram contato e me cederam a bicicleta para o teste.

Algumas considerações sobre o teste:


- Apesar de ser um artigo técnico, mesclarei com impressões pessoais
- A avaliação é baseada num teste de campo, pedalei com a bicicleta por algumas semanas, em meu trajeto diário e em alguns trechos extras
- Em vários momentos "estressei" a bicicleta, forçando a limites, para ver como se portava
- A intenção do teste é ser realista, procuro não ser parcial em favor de ninguém
- As referências de avaliação comparativa - quando houver - é feita levando em consideração toda minha experiência, seja com dobráveis ou não

Em primeiro lugar quero apresentar a bicicleta, eu mesmo não conhecia a marca antes do teste:

Modelo: RIO SOUTH WAY D
Aro: 20
Peso aproximado: 12,5 Kg
Número de marchas: 7
Material do quadro: Alumínio



Especificações

Roda: aro em alumínio parede dupla; raios em aço inox; com blocagem
Aprovadas, destaque para as blocagens, que facilitam a colocação e retirada.
Pneus: Kenda Kwest K-193 - 20x1.50 slick
É o pneu que acompanha a maioria das dobráveis por aqui, tem uma boa rolagem, embora aceite pouca pressão.
Alavanca de câmbio: Shimano RS 35 Revo Shift - 7 velocidades
Particularmente não gosto das alavancas grip system, esta é uma das mais simples, sem muita precisão, mas cumpre a função.
Câmbio traseiro: Shimano Tourney
É um dos modelos mais simples da shimano, pouca precisão, mas apesar de tudo não fez feio.
Pedivela: alumínio com protetor de corrente
Aprovado.
Cassete: Shimano 7 velocidades
Não há muita opção para cassetes de 7v, achei a relação de marchas leve demais, sentindo falta de uma mais pesada.
Pedais: em nylon dobrável
Aprovado.
Selim: conforto
Embora confortável, é muito mole e logo perde o conforto.
Canote: alumínio 31.8
O canote é um pouco curto e "liso" demais. Mais abaixo falarei especificamente sobre ele.
Guidão: coluna de direção com regulagem de altura em alumínio
Freio: v-brake em alumínio, com manete em alumínio
Não são dos melhores, mas pelo menos são de alumínio. Poucas as dobráveis vem com freio de qualidade.
Manopla: ergonômica
Aprovada, é confortável, mas ela fica girando e isso é muito chato, tem que colocar algum elemento para que ela fique fixa no guidão.

Impressões/avaliação


Andando na bicicleta:
Em paralelepípedos: Uma coisa que merece especial atenção em dobráveis é o aperto das peças móveis das dobras e em especial o sistema de direção, que tendem a apresentar mais folgas com o uso do que as bicicletas normais. Isso não é um problema de fato, caso o usuário esteja sempre atento e elimine as folgas sempre. Só será um problemas caso não se verifique e ajuste frequentemente estas folgas.
O que faz com as folgas apareçam com mais frequência é o terreno de uso, muito uso em paralelepípedos as fazem sofrer um pouco mais. E uma boa dobrável deve se portar bem em terrenos com este.

A RioSouth Way D foi aprovada. Escrevi exatamente o mesmo sobre a Flee Takoma, bom sinal, pois as dobráveis em nosso mercado tem aumentado de qualidade.

No trânsito/asfalto: A bicicleta se portou de forma correta, senti muita falta de uma marcha mais pesada em algumas situações e as manoplas que viviam girando icomodavam e cavam certa insegurança. Mas no geral é boa de trânsito.

Por ser uma bicicleta essencialmente urbana, não foi feito nenhum teste em estradas de terra ou qualquer ambiente off-road.

Conforto/posição de pedalar: O conforto ao pedalar em uma dobrável está relacionada a muitos fatores, entre eles o ângulo entre canote e direção, qualidade do sistema de direção, amplitude de regulagem da direção e do canote, selim etc.
Apesar do bom acabamento e sensação geral da bicicleta, não achei a posição de pedalar das melhores, mas isso se deveu ao meu tamanho.
A bicicleta parece ter uma geometria que privilegia as pessoas menores. Após pedalar muitos Kilômetros, a posição da WayD me deixava bem mais cansado do que o normal.

Sistema de dobras: O sistema de dobras é muito bom, eficiente, rápido de dobrar e desdobrar. Quando totalmente dobrada fica compacta e fácil de carregar.
Faz falta um sistema de travas após dobrada, como os de imã de algumas DAHONs ou mesmo um simples velcro de algumas DURBANs, mas isso pode ser providenciado. Tive problemas com a trava da dobra principal do quadro, o que fez com que a dobra se soltasse em mais de uma ocasião. Isso é muito perigoso. Não acredito que seja algo do sistema, mas da bicicleta que estava comigo. Comuniquei o fato à RioSouth, mas cabe tomar cuidado.

Qualidade das travas: As travas são boa qualidade, de alumínio e o sistema de aperto de folgas é rápido e eficiente. Atenção especial para trava de segurança da dobra central (ver comentário acima).

Principais problemas/defeitos: Tive 2 problemas com bicicleta:
1) A trava do engate rápido do canote (quick release) se quebrou logo no primeiro dia de uso. Tive que improvisar para continuar andando com ela, mas o improviso não me permitiu subir e descer o selim quando precisava. Leia mais sobre este problema no resto da avaliação.
2) A trava de segurança da dobra central se soltou mais de uma vez fazendo com que a dobra se desarmasse mais de uma vez com a bicicleta em movimento. Avisei à Rio South e espero que o problema seja solucionado.

Pontos positivos:
  • Ótimo acabamento
  • Zelo na montagem e entrega
  • Componentes de relativa qualidade, acima da média de bikes semelhantes
  • Bom sistema de dobras e caixa de direção, componentes mecânicos em geral
  • Furação para suporte de caramanholas (garrafinha d'água). Mas só cabem garrafas pequenas, as de 710ml prendem no suporte de guidão.
  • Ela vem "completa", com bagageiro, pedais dobráveis de boa qualidade, descanso

Pontos negativos:
  • Senti falta de uma marcha mais pesada. Muitas vezes andado em sétima marcha (mais pesada) girava o passador esperando uma mais pesada. Foi exatamente o que escrevi sobre a Flee Takoma, mas o prolema é comum porque a relação de marchas é a mesma.
  • Na bicicleta que testei, a trava da dobra principal (quadro) se soltou algumas vezes, não me pareceu problema específico dela, mas do desenho, em todo caso é bom tomar cuidado e atenção.
  • Os tubos em aço escovado dão um ótimo acabamento, mas combinados com os contatos plásticos lisos, não dão pressão e escorregam. O principal problema apresentado está relacionado a isso: a trava da blocagem do canote do selim não dava pressão suficiente; nas primeiras pedaladas o canote descia; precisei apertar mais a cada descida, como resultado a trava quebrou logo no primeiro dia de uso. Eu já vi isso acontecer em outras dobráveis. O sistema precisa ser melhorado, trocando o material da blocagem, a peça plástica que fica dentro do seat tube (ela é muito lisa), ou mesmo o acabamento do canote. Como solução paliativa tive que lixar a peça plástica, adaptar um outro sistema de blocagem e colocar uma lixa (!) para dar pressão e não deixar o canote cair.
  • Os tubos de aço escovado causam ainda um outro desconforto: as manoplas - embora confortáveis e de boa qualidade - escorregam muito, ficam girando sem parar. Além de desconfortável é perigoso, pois pode escapulir em uma manobra mais rápida. Convém avaliar uma forma de deixá-la presa.
  • Particularmente não gosto dos passadores do tipo Grip System, mas a maioria das dobráveis em nosso mercado vem com esses passadores.

Avaliação geral/Considerações:
Acabamento: O acabamento desta bicicleta também me surpreendeu positivamente, acostumado com as DAHONs e - em contraposição - as BLITZes é difícil encontrar algo intermediário, mas o acabamento geral da bicicleta é muito bom.
Barulhos: A bicicleta foi bem silenciosa. Fora os problemas que narrei, como um todo a bicicleta tem um ótimo acabamento e os componentes de qualidade para o que se propõe fazem dela uma ótima opção de compra.

No geral a bicicleta foi uma grata surpresa, ficou além das expectativas. O acabamento é muito bom, os componentes de qualidade acima da média e como um todo a bicicleta foi aprovada. Como eu narrei acima eu até compraria uma, mas apenas para uma pessoa de estatura menor, para pessoas maiores acho que a posição não será das mais confortáveis.

Fotos Extras:

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobrada

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobra Guidão

Rio South WayD
Rio South WayD - Garfo

Rio South WayD
Rio South WayD - Pedevela

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobra central

Rio South WayD
Rio South WayD - Câmbio traseiro

Rio South WayD
Rio South WayD - V-Brakes

Rio South WayD
Rio South WayD

Rio South WayD
Rio South WayD - Guidão

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobra Guidão

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobrada

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobra central

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobra central

Rio South WayD
Rio South WayD - Dobra Guidão


Mais informações


- Site oficial: riosouth.com.br
- Manual da Rio South para a Linha WAY

Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

5 comentários:

  1. Oi, Robson, achei o blog passeando pela rede, como eu curto muito bicicleta, parei para olhar. Adorei!
    Gostaria de saber o que vc acha de comprar uma riosouth com sistema pass. Como eu preciso me locomover em pouco tempo e mais do que a idade permite pedalar (vou fazer cinquentinha no mês que vem), estou pensando em investir nessa. Você acha que vale a pena? Abraço e obrigada! Célia

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, tenho uma RioSouth Lite e também não conhecia a marca antes de comprar a minha. Uso ela para transporte urbano, pedalando cerca de 100km/semana. Concordo em muita coisa do que vc disse (acho que quase tudo), ela é muito confortável para mim (tenho 1,64), ela aguenta bem as ruas de São Paulo, só acho a minha meio pesadinha. O meu modelo tem o Revoshift de 6 marchas da Shimano, acho que responde muito rápido, só acho quem com umas 9 marchas ia facilitar a minha vida... haha
    Uma coisa que gostaria de salientar é o fato do guidon, pelo menos o meu, descer aos poucos (sozinho) conforme você pedala por um local mais acidentado, mudando de uma posição conforto (alto) para uma posição de mtb (altura ou mais baixo que o banco), o que as vezes me irrita, e quando paro em um cruzamento, trato logo de arrumar.
    Fora isso, gostei bastante da marca, sem contar (pelo menos o meu modelo) o preço acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Van! Gostei do seu comentário: estou pensando em comprar uma Rio South Lite também - não só pelo preço mas porque terá um uso mais de lazer, descolamento em distâncias curtas e em asfalto (no máximo grama) mesmo. Mas pelos vistos, é uma marca pouca conhecida - o que, por não conhecer muito do universo de bicis, me deixa um pouco inseguro....passados estes meses, seu comentário continua positivo pra ela?! Valeu!

      Excluir
  3. Olá, você tem alguma opinião sobre a RioSouth Fun? Não consegui achar nenhum review dela. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...