quinta-feira, 10 de abril de 2014

A melhor maneira de trancar uma bicicleta na rua

Já publiquei um artigo aqui no blog dando dicas de como trancar a bicicleta na rua, veja aqui. É um dos artigos mais acessados do blog.

Decidi fazer um outro pequeno sobre isso, para reavivar o anterior e para ilustrar de forma simples e rápida como prender a sua bicicleta.

A maior motivação é o aumento claro de ciclistas utilizando a bicicleta como meio de transporte diário no deslocamento casa-trabalho, tendo como destino o centro do Rio de Janeiro.

Com o aumento, tenho visto pela cidade muitas bicicletas legais e muito mal trancadas.

Então - além de sugerir que leia o artigo completo - deixo aqui a imagem ilustrando como fazer:


Arte: Viviane Miranda

Basicamente a ideia é:
  • Prenda a bicicleta em mais de um ponto, com 2 tipos de tranca distintos (uma rígida e outra flexível)
  • Dê preferência a bicicletários em formato de "U" invertido (agora temos vários espalhados pela cidade), pois facilitam que se tranque a bicicleta corretamente
  • Se não conseguir bicicletário em "U" invertido, procure pelo menos prendê-la em 2 pontos com 2 tipos de tranca diferente, mesmo que a prenda em um poste 
  • Conforme a imagem acima, use as trancas de forma que elas prendam as duas rodas e o quadro.
  • Se tiver qualquer parte que possua engate rápido (quick release), prenda junto ou leve com você (ou melhor, troque o mecanismo por um fixo!)
  • Use trancas de qualidade!

Alguns exemplos de COMO NÃO TRANCAR A BICICLETA:


Tranca frágil e ponto de apoio mais frágil ainda

Idem

Além da tranca frágil, não prendeu as rodas, se o quadro valesse à pena teria sido levado também...

E algumas dicas de boas maneiras ao trancá-la, afinal não vamos fazer com os outros o que não queremos que façam conosco, não é?




Agradecimento especial à minha mulher, Viviane Miranda, que produziu a arte da bicicleta, a partir de outros modelos que vimos por aí.

Até o próximo...

5 comentários:

  1. Bom dia Robson,
    Mais um artigo pertinente e relevante para aqueles que gostam e optam pela bicicleta na mobilidade urbana e no lazer.
    Acrescento a importância de usarmos uma tranca amarrando também o selim. Já vi casos de roubo do selim pela facilidade de retirá-lo.
    Eu tranco a minha pelo quadro já que não tenho quick release e tranco o selim nessa primeira tranca. O conceito é dificultar ao máximo a ação dos ladrões (a cidade está cheia deles).
    Outra situação que procuro observar é o local onde estaciono, sempre procuro um local que tenha movimento e está visível por porteiros e pessoas de lojas etc. Não que isso vá garantir muito mas já ajuda.
    Em tempo: como você falou estamos com vários novos bicicletários em U espalhados pela cidade. Pois bem, precisamos de mais ainda e por que não colocá-los em locais bem seguros, talvez com uma parceria para isso? Existem várias cabines da PM no centro, por que não bem perto delas? Existem várias grandes empresas no centro (Petrobras, BNDS, CVRD, etc) por que não perto delas? Precisamos de bicicletários seguros! Ah, pra não perder a oportunidade, precisamos de ciclofaixas também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Obrigado pela contribuição!

      Sim, lugares mais ermos facilitam a ação dos amigos do alheio, mas o conceito é o mesmo: se dermos tempo para eles agiram a segurança de qualquer tranca vai por água abaixo.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Robson, gostei demais do seu artigo, achei de extrema utilidade prática pra quem anda ou deseja fazer da bicicleta um meio de transporte. Parabéns mesmo!
    Como estou apenas começando nesse mundo e ainda não comprei minha tranca, gostaria de saber o que seria uma boa tranca e uma má tranca, e se poderia até me sugerir alguma que use/conheça que possa comprar com facilidade em lojas ou pela internet (moro no interior de MG).
    Obrigado.
    José Eugênio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Eugênio,

      Dê uma olhada no outro artigo que escrevi sobre o tema (http://www.avidadebicicleta.com/2012/07/como-trancar-sua-bicicleta.html), lá falo sobre modelos que são bons, qualquer um deles vale à pena.
      Aqui tem uma relação de trancas aprovadas pela SOLD SECURE: http://www.eandl.co.uk/documents/cycle-lock-list.pdf

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá!
    E no caso de uma bike dobrável...(onde temos a impressão de que tudo é desmontável), caso seja necessário trancá-la na rua tb é possível?
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...