quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bicicleta Dobrável DAHON SPEED D7 - Avaliação - Review - Opinião do dono

Eu já estava há muito tempo querendo colocar a opinião de alguém que possua uma DAHON - tão elogiada aqui e por muitos ciclistas, mas ainda não tinha conseguido um voluntário.

Para facilitar a vida de quem lê, optei por fazer todos os artigos destas avaliações no mesmo formato, para que os parâmetros fossem os mesmos. Mas recebi numa lista de discussão sobre bicicletas uma avaliação que um companheiro fez da sua Dahon Speed D7 e achei tão bom que nem pedi a ele para colocar no formato dos outros aqui.

O nome dele é Paulo Rafael e também possui um blog com bicicleta como tema: Agora Lascou. Este artigo foi publicado originalmente no Blog dele e o reproduzo aqui - claro - com a autorização dele.

Paulo Rafael, muito obrigado!

Então aqui segue uma avaliação tão esperada, mas num formato diferente dos outros. O texto é integral, fiz apenas alguns grifos em negrito para facilitar a leitura.


...
Avaliação de 200 km ou uma semana de vida - Dahon Speed D7

Outro dia, vi no blog de Robson Combat a indicação de uma reportagem da revista Época em que havia uma comparação entre a Caloi Urbe e Dahon Eco. Eu mesmo, antes de comprar a minha Dahon Speed D7, fiz muitas pesquisas na internet buscando avaliações da bicicleta. Claro, fiz alguns test-drive também, tanto em Dahons quanto em Caloi, Blitz e Durban.

Minha Dahon Speed D7 chegou há somente uma semana e já pegou muita dureza pelo caminho. E já completou também mais de 200 km rodados. Então, posso fazer uma avaliação desses primeiros 200 km e dessa primeira semana de convivência.
Como pedalo cerca de 800 km por mês, em breve poderei avaliá-la com mil ou dois mil quilômetros.
A bicicleta veio dobrada na caixa, só precisei tirar os papelões protetores, desdobrar, encher pneus e usar.

Vou utilizar a classificação de 1 a 5 que a moça da Época usou também. Coloco logo a pontuação para aqueles que têm pressa e não quiserem ler tudo.

Simplicidade para dobrar: 4 (simples, fácil)
Qualidade das travas: 4 (ótimo)
Peso para carregar: 3 (médio)

Selim original Dahon: 2 (muito duro, troquei)
Pneus originais Dahon Rotolo 1.75: 3 (muito finos para nossos buracos)
Pára-lamas reguláveis: 4
Pedais dobráveis: 2 (plástico escorrega quando molha)

Altura do canote do selim: 5 (sobe bastante)
Altura do canote de guidão: 2 (não sobe o bastante)

Freios e manetes: 3 (bons)
Passador do câmbio Sram: 3 (não sou fã de grip shift)
Câmbio Dahon Neos: 4 (até agora, muito bom)

Velocidade final: 4 (35 km/h sem problemas)
Aceleração: 5 (arrancada excepcional)

No asfalto: 4 (muito boa)
No engarrafamento: 5 (excelente)
Na terra: 4 (muito boa com os pneus que coloquei)
Na lama: 3 (boa com os pneus que coloquei)
Na subida: 3 (boa, mas falta catraca)
Na descida: 3 (boa, mas cuidado com buracos)

Postura: 5 (excelente para longas e curtas distâncias)

Furação de bagageiro: 5 (pegou até um bagageiro genérico)

Barulhos: 4 (silenciosa)
Acabamento: 5
...
Agora, para quem quiser mais informações, comento minha classificação.

Simplicidade para dobrar: 4
A bici é fácil de dobrar, basta seguir os passos corretamente. Com o treino, fica bem rápido. Dobrada, ela fica firme pois tem imãs que prende as duas partes. Observo que meu objetivo principal não é comutar, então não dobro a bici com frequência. O prédio onde moro e o em que trabalho dispõem de bicicletário, então não preciso dobrar para guardar. O objetivo da dobrável é levar em viagens e às vezes comutar se for necessário, por exemplo na chuva.

Qualidade das travas: 4
As travas são boas e não apresentam folgas, até agora. Achei que a pressão de travamento diminuiu com o uso na primeira semana, mas o manual mostra exatamente como apertar/desapertar a pressão das travas e fiz isso. É simples e confiável.

Peso para carregar: 3
Não é levíssima para carregar, 12,5 kg quando original, mas é uma aro 20 de cromoly. Só carreguei em trechos curtos.

Selim original Dahon: 2
Pedalo todo dia e minha bunda é acostumada a selins, mas o selim original é muito duro, pedalei 40 km com ele, e depois mais 40 km, para testar, e preferi trocar pelo selim Calypso Sentus Point que estava em uma das minhas aro 26. Ficou muito melhor, bastante confortável.

Pneus originais: Dahon Rotolo 1.75: 3
Pára-lamas reguláveis: 4
Os pneus originais são bons, mas não são adequados à buraqueira do Recife (do Brasil) nem aos meus caminhos e meu jeito de pedalar. É um bom pneu se você estiver em cidade de asfalto de qualidade. Como também pego estradas de terra, preferi trocar por pneus Maxxis Holy Roller de espessura 1.95. Ficou muito bom, me deu uma grande sensação de segurança. Os pára-lamas são reguláveis e permitem colocar um pneu mais espesso com esses de 1.95.

Pedais dobráveis: 2
Detesto pedais de plástico pois quando chove o pé escorrega. Pedal tem que ser de metal e com cravinhos para o pé ficar mais fixo. Troquei logo. Não uso sapatilha e clips. Pedais que não dobram não mudam o tamanho geral da bici quando dobrada.

Altura do canote do selim: 5
Tenho 1,80m, uso o canote bem alto (na altura adequada para minhas pernas), e ainda tem bastante espaço para subir antes da inserção mínima. Gostei.

Altura do canote de guidão: 2
Uso o guidão no ponto vermelho da inserção mínima mas ainda fica baixo para minh altura. O canote do guidão deveria ser mais longo. Penso em trocar o guidão para obter uma postura mais elevada.

Freios e manetes: 3
A bici freia bem, como qualquer bici aro 26 com freios v-brake. Os manetes são metálicos e confortáveis. A posição dos manetes é regulada com facilidade através do quick release do guidão.

Passador do câmbio Sram: 3
Não sou fã de passador grip shift, prefiro passadores rapid fire, mas esse passador Sram grip shift é muito bom, preciso e silencioso. Poderia dar nota 4, mas sou imnplicante com esse tipo de passador. Talvez ainda troque por outro.

Câmbio Dahon Neos: 4
Até agora, muito bom. Preciso, silencioso, até agora não precisei regular, está como veio na caixa.

Velocidade final: 4
O cassete vai de 11 dentes a 30 dentes. Usando a catraca de 11, a bicicleta desenvolve bastante velocidade. Nosso grupo de pedalar costuma fazer uma pedalada mais rápida na quinta-feira à noite. Pude acompanhar o grupo sem qualquer dificuldade, até sobrando na performance, no primeiro pelotão. Em alguns trechos longos, o grupo manteve velocidade constante de 35 km/h e percebi que ainda poderia ir mais rápido. Isto, sem girar em falso, girando no ritmo certo, e no ritmo das aros 26 e 29.

Aceleração: 5
Nas catracas maiores e para sair do zero, a bici tem excelente desempenho, uma forte aceleração. Não entro nessa de competir, mas penso que nenhuma aro 26 tem tal capacidade de aceleração.

No asfalto: 4
No engarrafamento: 5
Na terra: 4
Na lama: 3
Na subida: 3
Na descida: 3
Muito boa para andar no asfalto, cuidado com os buracos brasileiros. Com a troca de pneus (de 1.75 para 1.95) os buracos preocupam menos.
No engarrafamento é excelente, bem melhor que as grandonas. Passa fácil em apertos em que a aro 26 não passaria.
Na terra, com pneus 1.95, muito boa, mesmo desempenho das aro 26.
Na lama, o pneu Maxxis que escolhi não é muito cravejado, é mais híbrido, então o desempenho foi inferior às minhas bici mtb.
Na subida, é surpreendente, pois pensava que teria dificuldades mas subi com tranquilidade praticamente todas as subidas que encontrei. Certamente, nos meus futuros trajetos longos, haverá subidas insubíveis. O cassete vai de 11 a 30 dentes. Penso em trocar, no futuro, por um cassete que vá de 11 a 34 dentes.
Na descida é bastante rápida, mas cuidado com os buracos. Tenho descido menos kamikazemente do que costumo fazer com as aro 26.

Postura: 5
Excelente postura para pedalar, bem elevado, boa visão, não senti nenhum incômodo de braços ou coluna. Mas, como já falei, o canote do guidão deveria subir mais.

Furação de bagageiro: 5
Não precisei comprar o bagageiro oficial da Dahon que custa algo em torno dos 250 reais. Peguei um bagageiro genérico muito mais barato que se adaptou perfeitamente.

Barulhos: 4
A bici é bastante silenciosa, nenhuma das travas faz barulho. Houve um barulho inicial no guidão, mas apertei a trava de acordo com o manual e passou. Vamos ver no futuro.

Acabamento: 5
O acabamento é muito bom e o design da bici foi muito bem pensado. As furações da garrafinha e do bagageiro vem fechadas com uma tampinha de plástico. Os parafusos das rodas vem cobertos com uma tampinha também. A furação dianteira para cesto ou alforge é muito legal, pretendo comprar o cesto no futuro.

Pode melhorar:
Não tive problemas com os aros, mas tenho um certo receio deles pois não são de parede dupla. Além disso, essa configuração sui generis de 20 raios na frente e 28 raios atrás, enquanto que o padrão é de 36 raios para o aro 20, pode trazer problemas futuros se você precisar trocar o aro por empeno ou amasso.

Estou muito satisfeito com minha dobrável Dahon. Sua nota geral seria algo entre 3 e 4, pois não testei a Dahon Jetstream, por exemplo.

Espero ter ajudado a quem tem intenção de comprar uma dobrável um dia.
...
Paulo Rafael, ajudou muito! Mais uma vez obrigado!

Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

47 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Me clareou bastante sobre como é o comportamento de uma bicicleta dobrável. Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Agradeço duplamente: pelo comentário e ao Paulo Rafael que escreveu um artigo tão bom e me permitiu compartilhar!

      Particularmente adoro as dobráveis, quem tem uma nunca mais abandona.
      Para vc ter uma ideia, uma das pessoas que conheço e que mais entendem de bicicleta tem 9 delas, 4 são dobráveis...

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Senhor Robson,
      Boa tarde, é a segunda vez que leio suas avaliações de bicicletas e acho que senhor faz um trabalho muito relevante para quem gosta de bicicleta.
      Há uns anos andava muito de bicicleta, sou policial militar no MS e de Capitão a Coronel, isso deu uns 20 anos, fui para os quartéis em que servi de bicicleta, todos os dias e fazia algo em torno de 800 Km mensais, pois treinava depois do serviço também e viajava nos fins de semana uns 100 Km. Já no final da carreira, agora estou aposentado, tive de parar de pedalar, pois tanto a penúltima, quanto a última unidade não me davam condições de pedalar, por uma série de condições. No entanto, como escrevi acima, hoje sou aposentado e pretendo no ano que vem ir ao Peru de bicicleta e estava, após ver alguns fazerem o mesmo, pensando em fazer o trajeto com essa bicicleta que o senhor avaliou, a Dahon speed d7, principalmente pelo componente espaço, já que terei que ficar em hotéis e gosto de estar perto da bicicleta e também há a questão da facilidade de transporte. E aí vai a pergunta, na sua avaliação, a Dahon aguentaria essa viagem? Sairei de Campo Grande (MS) e irei até Macchu Pichu, o que em linha reta dá uns 3000 Km; possivelmente ficará nuns 5000 Km, devido a curvas, desvios obrigatórios etc.
      Sei também que precisarei fazer adaptações, raios bagageiro etc. Minha pergunta é sobre a estrutura da bike.
      Agradeço qualquer orientação,
      Att. Washington Geraldo Francisco de Oliveira

      Excluir
    3. Olá Washington,

      A bicicleta aguenta sim. Mas sobre a viagem em si sugiro pedir dicas ao pessoal que faz viagens de bicicleta e neste caso indico essa turma aqui: http://www.clubedecicloturismo.com.br/

      Um grande abraço e que faça uma ótima viagem!

      Excluir
    4. Caro Robson,
      Muito obrigado pela resposta, ajudou muito; não querendo ser abusivo, gostaria de saber, se possível, aonde você comprou essa bicicleta? Se foi no Brasil ou exterior. Verifiquei na internet e não encontrei disponibilidade aqui em nosso país.
      Att,
      Washington

      Excluir
    5. Caro Robson,
      Seguindo suas dicas sobre a Dahon Speed d7, acabou de um colega estar voltando dos EUA e perguntou se eu queria alguma coisa de lá. Não perdi a aportunidade e pedi para que ele me trouxesse a Dahon speed d7. Ficou meio incomodado em trazer uma bicicleta, mas como bom amigo, reclamou muito, mas aceitou a encomenda; mandei-lhe o dinheiro e paguei os encargos alfandegários, confesso que bem salgados, mas enfim. Exatamente hoje ela chegou, uma bela bicicleta; preferia que fosse menos chamativa, mas é bem vistosa. Estou encrevendo para agradecer a análise aqui feita sobre a bicicleta, algo que foi crucial para minha escolha. Obrigado.

      Excluir
  2. Caros, em São Paulo onde acho ofocina com peças da Dahon Speed D7. Grato.

    ResponderExcluir
  3. Robson. O cassete maximo que podde colocar para melhorar a subida é um 11-30 ou 11-34?
    existe alguma marca recomendavel. abraço
    fabio

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, eu gostei muito das suas informações mesmo pq sou leiga.Eu tenho interesse de adquirira bicicleta, tinha muitas duvidas e vc me ajudou muito.
    e sobre o selin oque vc pode me orientar pra comprar? para essa.tenho 1.60alt.
    deste ja agradeço atenção
    abraço forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia,

      Selim é uam coisa complicada, pois a gente precisa comprar e experimentar para saber se gosta. Não existe uma regra, isso é bem pessoal.

      Se você for de Niterói, indico comprar um selim com o Zé Carlos no CICLE SÃO SALVADOR (veja referências aqui no Blog, seção LOJAS E OFICINAS), diga que eu te indiquei, fale sobre sua dúvida e certamente ele deixará você levar um selim e trocar por outro caso não se adapte. Se você conseguir isso em outra loja será uma boa opção.

      Abraços!

      Excluir
  5. Trouxe uma Dahon HG Vitesse 7 do exterior. Nao é frescura - os preços no Brasil são impraticáveis. A bicicleta é fantástica. Problema: ando pouo com ela por ser muito chamativa. E aqui em Ribeirão Preto roubam qualquer bicicleta, imagina uma dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, sou de Ribeirão também e procuro uma dahon pra comprar. Voce vende a sua ou sabe quem em pra vender

      Excluir
    2. Se souber entre em contato, j.olioti@live.com

      Excluir
  6. Comprei uma Dahon Speede D7 em janeiro, estava super contente com a bike, até levar um perigosíssimo tombo provocado pela soltura de um dos pedais que por ter espanado a rosca da manivela. Fui checar o outro e estava também se soltando. E agora estou num mato lascado, pois como vou recuperar a manivela? Novas roscas aumentarão os espaços e os pedais originais terá um diametro menor. Trocar as duas manivelas, onde encontrá-las aqui no Brasil, ou seja estou a pé literalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson,

      é muito raro acontecer problemas deste tipo com Dahons. Mas em todo caso, sua bike deve estar na garantia. Volte na loja que comprou, os representantes da Dahon no Brasil certamente resolverão seu problema.
      Sei de pessoas que tiveram boas experiências com a assistência técnica da Dahon.

      []s

      Excluir
  7. Parabêns sua avaliação me ajudou mto obrigado !!!

    ResponderExcluir
  8. Carissimo robson, o pneu 1.95 coube na dahon d7 sem ter que mexer nos paralamas. Tenho interesse em alterar a minha pois vive furando a camera por conta de buracos ou quina de calçada.
    Ahh, excelente avaliação. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigado pela dica!

      Estou para trocar os meus e não sabia se caberia um pneu 1.85.

      Dica bem valiosa!

      Obrigado pela dica e pelo elogio! Eu também a achei a avaliação ótima!

      Abraços!

      Excluir
  9. Estou em duvida entre a Dahon Eco C7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas são boas bicicletas, mas a SPEED D7 é bem melhor!

      A D& possui um quadro de cromoly, um material que é a nata das bicicletas! Bem melhor que alumínio, este é um dos motivos de ela ser mais cara.

      A D7 é tão confiável que muita gente no Brasil e fora, a usa para cicloturismo!

      Enfim, se puder fique com a D7 e terá uma bike para a vida toda!

      Abraços!

      Excluir
  10. Boa noite, a sua bike já veio com cassete 11-30? no site consta esquema freewhel (catraca de rosca) 13-28 dentes. A minha é uma eco c7 veio com catraca de rosca 14-28 dentes, pretendo mudar para 11-28, mas não estou encontrando. sds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,

      Passei por um problema semelhante com uma eco c7. Procurei bastante uma catraca menor do que 14, mas não encontrei, mesmo fora do Brasil.
      Não tenho certeza, mas tenho impressão de que - em função do sistema de rosca - não exista mesmo uma catraca menor.
      Neste caso, não vejo muitas opções a não ser trocar o cubo traseiro por um que comporte um cassete, mas não sei se o custo e o trabalho compensa.

      []s

      Excluir
    2. Meu desejo era uma vector p8 mas com o dólar do jeito que esta eu desisti. Voltando à eco eu imagino para o meu uso aqui em Vitória que as catracas que ficariam melhor seria 12-28, mas nessa configuração teria que mudar para cassete, não sei se vale a pena. Quanto à de rosca, o modelo indicado pela shimano é MF-HG50 (11-28T), mas não se encontra. Existe no ebay uma marca DNP EPOCH que tem 11-28. Tenho dúvida se essa de 11 dentes não ficaria pequena demais e também não conheço essa marca não sei se vai funcionar bem.

      Excluir
    3. Boa!
      Eu não tinha encontrado uma catraca de rosca menor que 14.
      Você pode simular as configurações lá no Sheldon Brown, brinque à vontade e poderá comparar para ter uma noção do que melhor se aplica a você: http://sheldonbrown.com/gears/.

      Este DNP EPOCH nunca ouvi falar...

      []s

      Excluir
  11. Alguém sabe dizer qual a razão de todos os sites que vendem a Speed D7 estão com ela indisponível? É muita procura, ou a distribuição da Dahon que não é lá essas coisas?

    Eu gostei da materia do Paulo Rafael. Também sou de Recife, e fico preocupado com os buracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem estiver interessado nesta bike, fiquei sabendo hoje junto com um atendente da freecycle.com.br que a importadora da Dahon não está mais importando esta bike pro Brasil, o que é uma pena.

      Excluir
    2. Olá Gileno,

      Eu não tenho muitas informações sobre isso, mas ainda é possível encontrar algumas usadas em ótimo estado!

      []s

      Excluir
    3. Verdade, noto que nos sites não tem. Pesquisei em vários. Ainda tenho receio em pagar 2500 numa bike dobrável, pois já tenho uma speed. =(

      Excluir
  12. Sou novata em bicicletas dobraveis. Comprei minha primeira há algumas semanas apos pesquisar na internet e apos pedalar alguns dias ja busco fazer alteracoes ou talvez trocar de bike. Entre uma Dahon D7 (sei q existem varios modelos) e uma Brompton, qual a sua recomendacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Tem muito tempo que vc perguntou, não é?
      Como eu já disse em outros posts aqui, não tenho tido muito tempo por conta de estudos.
      Espero que minha resposta ainda ajude.

      Bem, a Brompton é uma bike bem legal, mas bem cara por aqui. O sistema de dobras delas é excelente.
      Particularmente acho que o preço que se paga por ela aqui não vale, pois se consegue bikes bem mais modernas e com qualidade equivalente por preço bem menor, como algumas DAHONs e TERNs.

      Eu só compraria uma Brompton fora do Brasil, aqui não acho que valha à pena. Eu partiria para as DAHON SPEED D7, Mu, SPEED P8 ou as TERN LINK.

      []s

      Excluir
  13. Quero comprar uma dobrável. Vi a Soul D21, fabricada pela Dahon, vendida aqui no Brasil (http://www.freecycle.com.br/prod,idloja,8802,idproduto,3792717,bikes-bicicleta-dobravel-soul-d21-aro-26-by-dahon?gclid=CNjbpfz5_boCFcJi7Aodkh8ARw).
    Quero apenas pra passear na orla aqui do Rio de Janeiro. O preço até que está bom. Esse modelo é recomendável? Valeu! Blog excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Para indicação de modelos, sugiro dar uma olhada no artigo "Bicicleta dobrável é boa? Parte 1".
      Lá tem uma lista de bikes dobráveis com uma boa relação custo / benefício.

      []s

      Excluir
  14. Olá, a dahon eco basic 1 é boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      Todas as DAHONs valem à pena!
      Mas provavelmente só encontrará usada.
      []s

      Excluir
  15. Estou vendendo minha Dahon Jetstream P8 20.
    Mas não vendo por menos de 3100,00, pois está zerada.
    meu email é queiroz.fabio@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Ricardo,

    Pode estar relacionado a muitas coisas:

    - Selim ruim (os mais macios e largos são os piores, opte por modelos mais finos, menos macios e com vão para não forçar a próstata)

    - Falta de costume, com o tempo se acostuma

    - Posição incorreta (o ideal é não ficar com 100% do peso sobre o selim, mas fazer uma divisão de carga entre braços, selins e pernas)

    - Se mesmo assim não ajudar, você pode usar uma bermuda de ciclismo por baixo da roupa (elas possuem acolchoamento na região das nádegas)

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Uma boa tarde! acompanhando esse forum, verifiquei que a dahon d7 é a melhor, certo, então tinha comprado a soul d70, no freecyclo, quando vi esse forum substituir por d7 dahon a unica que tinha ano 2012 fiz certo, desde já agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, Robson!

    Onde posso achar a sacola para transportar a bike; A minha sacola furtaram e eu agora estou sem poder pedalar porque a Cia de trens daqui de SP exige que a embalemos.

    Abc!

    ResponderExcluir
  19. Estou procurando online pra comprar, mas a maioria das lojas não possui. Caramba!

    ResponderExcluir
  20. Sou de recife, penso em comprar uma bicicleta dobrável para ir ao trabalho mas não entendo nada de bicicleta (ainda mais dobrável). Poderia passar de alguma forma o contato do Paulo Rafael para eu conversar sobre o assunto? obg gnd abç Mauro Machado

    ResponderExcluir
  21. Estou bastante confuso em qual bike comprar. Pensei inivcalmente na caloi urbe, pesquisando vi muita gente reclamando do acabamento e da deficiencia na caloi em repor pecas dela. Depois pensei na soul d70 mas nao vejo muito dela na rua, vejo bons comentarios sobre ela mas tenho medo se acontecer algum problema e ter dificuldades em conseguir pecas. Por ultimo estou querendo a dahon speed d7. O que gostaria de saber e o seguinte. a soul d70 e boa mesmo, da para dizer que ela com opreco que ela tem da para aguentar legal o tranco das ruas do nosso Brasi? Muito obrigado a todos!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Robson, muito legal e bastante esclarecedor o seu trabalho aqui sobre dobráveis, tenho uma D7 Speed e gostaria de saber onde posso comprar um Canote de guidão novo pra minha "guerreira de todos os dias". Vc sabe me informar onde posso encontrar peças de reposição e Up grades ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, compartilho da mesma opinião, a minha ainda é aquela que nem mesmo há regulagem de altura, e estou para ir no ortopedista (hoje mesmo), pois acredito que adquiri hérnia de disco, devido a postura ruim que se fica nela ao pedalar com o guidão tão baixo.

      Excluir
  23. Bom dia, obrigada pelas preciosas dicas! Gostaria de saber se a DAHON SPEED D6 tem a mesma qualidade/desempenho da D7 ? Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...