terça-feira, 10 de julho de 2012

Acessórios e componentes para bicicleta urbana - Parte 2

Este artigo demorou, mas saiu. Se você chegou agora e não sabe exatamente do que se trata, veja o primeiro, com a explicação e outros componentes, eles foram listados em ordem alfabética.
Neste artigo, falaremos sobre:
  • Capas de chuva
  • Capacete
  • Espelhos retrovisores
  • Luzes dianteiras e traseiras
Capas de Chuva: Embora você possa usar qualquer capa de chuva para andar de bike na chuvarada, existem modelos específicos para ciclistas: para os esportistas e para os ciclistas urbanos. A diferença básica entre elas é a praticidade para guardar, os esportistas fazem tudo para se livrar de peso e as capas são bem leves, finas, fáceis de dobrar e devem caber no bolso da camisa de ciclismo, como este modelo abaixo:
 
Modelos específicos para ciclistas urbanos ainda não são muito fáceis de se encontrar no Brasil, mas se encontra em sites de produtos da China. Não especificamente porque a China fabrica tudo hoje em dia, mas mas porque eles usam muito bicicleta no dia a dia e chuva não é definitivamente um empecílho para seu uso (quando estive lá num dia de chuva vi que a quantidade de ciclistas nas ruas era a mesma dos dias de sol), portanto eles possuem o que há de melhor em capas de chuva para ciclistas, o melhor modelo de todos é que chamamos de "poncho".



Se você não conseguir encontrar este modelo específico, qualquer um próximo de um poncho será mais útil, pois proteje você, suas mãos e produtos que outrora estiverem em uma cesta.

No vá de bike tem um artigo ensinando a fazer a sua capa tipo "poncho".

Capacete: É um dos acessórios mais controversos - por incrível que pareça. Pelo nosso código de trânsito (CTB), o seu uso pelos ciclistas não é obrigatório. Há quem defenda seu uso veementemente. E conheço gente que se for obrigado a usar prefere parar de pedalar. Enfim, o ponto aqui não é entrar nesta discussão; eu uso, mas não em todos os momentos.

Modelo sem viseira

Modelo com viseira

O que se deve saber sobre eles: antes de tudo, eles precisam ser confortáveis, você deve vesti-los e esquecer que está com eles. Um amigo me disse que uma vez entrou no chuveiro com um, tal o grau de anatomia do seu.
A qualidade é importante, embora a maioria dos capacetes do mercado sejam feitos com o mesmo material (não se assustem, eles são feitos de isopor mesmo, mas são prensados e são resistentes), alguns são de melhor qualidade que outros. Em muitos casos, o que os diferencia é o peso (quanto mais leve, mais caro).

Os furos no capacete do ciclista são para ventilar, quanto mais furos, menos quente.

As viseiras são para proteger contra o sol, os velocistas não gostam delas, pois atrapalha na aerodinâmica.

Todos possuem sistema interno de almofadas, prefira os que podem ser retirados para lavar, pois com o tempo eles ficam sujos e com cheiro ruim; alguns ainda possuem tela contra insetos (o meu é assim).

Opte sempre por cores claras, capacete preto nem pensar!

Outra coisa importante: a forma de ajustá-los, veja aqui um vídeo sobre como fazer isso:

Origem: pedal.com.br

Se quiser se aprofundar no assunto, tem uma discussão sobre eles aqui no fórum do pedal.com.br.

Espelhos retrovisores: Eu sempre dizia a mesma coisa que tanta gente: "retrovisor para bicicletas não presta, é só para cumprir a lei" (sim, ele é obrigatório para bicicletas, segundo o CTB).

Disse e redisse, até que um dia decidi experimentar um modelo indicado por um amigo. E meu "mundo caiu"...

Descobri que eu não sabia nada sobre retrovisores para bikes. Ele é tão bom, que foi difícil viver sem ele. Portanto, hoje revi meus conceitos: retrovisores são fundamentais!

O modelo a que me refiro é este:


Ele se encaixa na ponta do guidão, dentro dele, assim:


Os outros tipos, tradicionais que precisam ser presos no guidão, de fato não são eficientes, pois o nosso corpo "fica na frente", impossibilitando que ele cumpra sua função. Já este modelo acima da CATEYE fica na ponta do guidão, de forma que nosso corpo não o obstrui. Excelente! Enfim, o que importa é o sistema, os que prendem na ponta do guidão são os que funcionam de fato, alguns modelos semelhantes da ZEFAL também são muito bons:




Hoje uso 2 deste acima (um de cada lado!), excelentes!

Existem ainda os retrovisores de capacete. Estes não são muito comuns de se ver, e nem tão fáceis de encontrar; mas todos que conheço e experimentaram dizem que não há coisa melhor; eu acredito. Só não tive ainda oportunidade de experimentar, mas se encontrar, vale a pena.

Veja alguns modelos:



Luzes dianteiras e traseiras: Para mim estes são os itens de segurança mais importantes para um ciclista. Os equipamentos que lhe permitem ser vistos são os melhores e mais eficientes em relação a segurança. Pois é, a principal função destas luzes não é iluminar o caminho, mas fazer com que você seja visto!

Veja um vídeo fundamental sobre isso (em alemão, mas perfeitamente compreensível):


Este vídeo está divulgado no Blog do AUDAX RIO, onde - aliás - há excelentes artigos sobre visibilidade e segurança. Não deixe de ver!

Pelo nosso CTB, é obrigatória a "sinalização noturna", que pode ser entendida como os "olhos de gato" que já vem na bicicleta de fábrica; mas creia, isso é muito pouco! É preciso luzes piscantes para ser visto.

Isso mesmo, piscantes!

Um colega me disse uma vez: "não gosto das luzes piscantes, porque fico me sentindo uma vagalumes". Bem, isso é bobagem de garoto envergonhado e uma grande ignorância. As luzes piscantes chamam mais a atenção e são um "código de identificação" do ciclista: quando um outro veículo vê de longe as luzes piscantes sabe logo que é um ciclista.
A menos que você ande em vias sem nenhuma iluminação pública, não precisará de grandes faróis, apenas sinalizadores piscantes são suficientes, veja alguns modelos:

Dianteiros



Traseiros



Em qualquer loja de bicicleta você encontra kits de luzes dianteiras e traseiras, na pior das hipóteses, fique com eles, alguns modelos:



Veja estes da FROG, ótimos e bem "fashion":


Eles são de ótima qualidade e práticos, veja com ficam:


Há ainda modelos específicos para serem colocados no capacete, que possuem - portanto - visibilidade dianteira e traseira. Este modelo abaixo, da TOPEAK é excelente, eu possuo um:


Ele fica assim:


É excelente, mas deve ser usado em conjunto com as da bike, não sozinho.

Pela minha experiência, aconselho comprar itens de qualidade, já comprei produtos da CATEYE que levaram tombos, molharam, sofreram e continuam ótimos. Em contrapartida, comprei uns produtos "ching-ling" que não duraram nem 3 usos. É uma coisa que não vale a pena economizar!

E volto a repetir: estes são os itens de segurança que julgo mais importantes para um ciclista!

Bem, como este artigo já ficou bem grande, no próximo artigo falaremos sobre:
  • Luvas
  • Óculos
  • Paralamas
  • Prendedores de calça
Até lá...

7 comentários:

  1. Muito legal esse artigo, bem completo, muita coisa!
    Alguns meses atras, eu encontrei um poncho para ciclista no mercadolivre que infelizmente agora está em falta. Era um pouco pequeno mas com meus 1,70 metros está razoável. A capa de chuva boa faz muita diferença! Dia de chuva é o pior dia para ir trabalhar de ônibus ou de carro!!
    Teria que melhorar a capa de chuva caseira do site vadebike. Deve dar para fazer algo que protege mais na frente e nas laterais, com duas alcinhas na frente para segurar a capa com as mãos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emmanuel,

    Desculpe pela demora na resposta.
    Um amigo tem um poncho destes com prendedores para os dedos, de forma que ele não vôe com o vento; acho uma boa alternativa, parece que é o mesmo sistema que sugere...

    Obrigado pelo comentário!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Putz, Robson, eu estava justamente escrevendo um post sobre isso em meu blog!

    Agora fiquei tão encabulado que preferi mencionar este teu como referência. Está excelente!

    Abraços fraternais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marconi,

      Eu juro que achava que já tinha lhe respondido.
      Meu tempo está tão complicado que tenho feito muitas confusões e deixado muita coisa pendente, me desculpe!

      Mas obrigado pelos elogios e pela referência!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Muito legal seu artigo, gostei muito de conhecer os espelhos retrovisores que voce mencionou no post, eu particularmente os desconhecia e graças ao seu blog acabei descobrindo.
    Muito obrigado ! =D

    ResponderExcluir
  5. Fala Robson, primeiramente parabéns!! Muito bom o post.
    Começei a usar a bike como meio de transporte a cerca de 6 meses, e estou passando por esse problemas de adaptação. O mais grave é a chuva, pois tenho que levar e trazer o notebook todos os dias e fico preocupado. Coloco ele dentro de várias sacolas, mas além do medo de molhar fico preocupado com a humidade. A melhor solução que encontrei foi mesmo uma mochila da Deuter, mas to sem grana para compra-la. Você conheçe algum metodo alternativo e mais barato para solucionar esse problema? Parabéns, forte abraço. Grato, Diego Bim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,

      Muito obrigado pelos comentários!
      Cara, o problema da humidade para o notebook é meio sério mesmo, nem mesmo as mochilas que se dizem resistentes à chuva são de fato impermeáveis, elas servem apenas para um nível intermediário de humidade.
      Existem mochilas e malas específicas para alto grau de humidade, mas estas são realmente mais caras.

      O que posso sugerir como paleativo é o uso de capas de chuva para mochilas (a deuter e a curtlo tem modelos que vendem avulsos), elas também não garantem 100% de proteção, mas ajudam muito quando associadas a mochilas que já possuem algum nível de impermeabilidade, acho que valo tentar, o custo é bem menor que uma mochila completa.

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...