terça-feira, 19 de junho de 2012

Pedalada Mundial Rio+20 - 51% de mobilidade por bikes até 2030

Eu já havia divulgado alguns eventos envolvendo bicicletas relacionados à Rio+20. Na última sexta fizemos uma reunião para organizar e definir tarefas.

Vai ser um grande evento e quanto mais pessoas estiverem lá, melhor para todos nós.

Abaixo o texto integral do evento e as metas:

...

Rio+Bike

World Bike Ride @ Rio+20 / Pedalada Mundial na Rio+20
Isso não é um protesto. É uma proposta!

Pedalada no dia 21 de junho durante a Rio+20 convoca governantes e sociedade para uma proposta a caminho de um desenvolvimento sustentável


Um grupo de pessoas, entidades e movimentos estão se mobilizando para a World Bike Ride @ Rio+20 (Pedalada Mundial na Rio+20), um grande encontro no dia 21 de junho com a proposta de tornar a bicicleta o meio de transporte urbano mais popular no planeta, alcançando 51% de sua participação na divisão modal das cidades até 2030. Mais que uma meta, é um sinal de alerta para os governantes e a população sobre a necessidade de tomarmos atitudes em prol da sustentabilidade, sendo a bicicleta uma das formas para isso.

A World Bike Ride @ Rio+20 tem uma coordenação horizontal e não se trata de uma organização, mas sim um movimento que buscará difundir este encontro não só no Rio de Janeiro, mas em diversas cidades do mundo.

Para quem não tem bicicleta, haverá inscrições no site Rioplusbike.org, um grupo de pessoas que se mobiliza para conseguir bicicletas para todos que queiram participar da pedalada. Mas, o encontro também é aberto para quem quiser ir a pé, por um trajeto mais curto, ou por outros veículos de propulsão humana (patins, skate, entre outros). 

Entre os dias 13 a 22 de junho, o Rio de Janeiro recebe a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, com a missão de discutir a agenda sustentabilidade nas próximas décadas. Em paralelo, diversas organizações e entidades da sociedade civil estão no Rio de Janeiro para apresentar propostas e soluções concretas que vão ao encontro dos objetivos da Rio+20. O desânimo com notícias alarmantes sobre a gravidade dos problemas socioambientais no planeta não contamina esses mobilizadores que buscam adesões de ciclistas, skatistas, patinadores, corredores e caminhantes para um ato pacífico, não-violento e propositivo, na Cinelândia, espaço emblemático de manifestações democráticas da história do Brasil. 

Os participantes da pedalada entendem que um dos temas-chaves nesse processo de busca de respostas é a mobilidade nas cidades. Desde 2007 a população mundial se tornou majoritariamente urbana, sendo que no Brasil, hoje, as cidades já comportam 87% da sua população. Para atender a demanda crescente da população dessas cidades, é emergencial se pensar em um bom sistema de transportes e planejamento urbano e a bicicleta é peça fundamental para essa mudança, seja pela sua eficiência como meio de transporte em pólos urbanos, como pelo seu potencial de mobilização da população para a interação com a cidade. Por isso acreditamos e almejamos que os meios urbanos contem com 51% de pessoas andando em bicicletas até 2030.

Em paralelo, para já chamar a atenção a esta proposta, ciclistas de várias regiões do país pedalaram até o Rio de Janeiro desde suas cidades para promover esse debate e apresentarão, durante a Rio+20, uma carta para a Presidente da República, Dilma Roussef, com orientações e diretrizes para políticas públicas sobre bicicleta como solução para a mobilidade nas cidades. A iniciativa faz parte do movimento Bicicletada Nacional rumo à Rio+20 e a carta pode ser acessada pelo link: bicicletadanacional.
wordpress.com.


World Bike Ride @ Rio+20 / Pedalada Mundial @ Rio+20
Data: 21 de junho de 2012
Horário: Concentração a partir das 18h00, Saída às 20h00
Local: Cinelândia (Praça Floriano) - Rio de Janeiro - Em frente ao Odeon

Mais informações:
com

...

Eu vou estar lá!

Até lá e até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...