terça-feira, 12 de junho de 2012

IPI Zero para bicicletas!

Já escrevi alguma coisa sobre isso por aí e chamo sempre atenção para o artigo que mostra como nosso povo ficou escravo do carro, sobretudo nosso governo.

Confesso que cada vez mais tenho achado isso uma atitude criminosa: incentivos loucos à produção e venda de carros novos + a quantidade já enorme de carros que rodam pelas ruas. É difícil crer que não se perceba o problema que trás para nosso país e nosso povo. Tudo bem que nossos políticos não são exemplos de cultura e sabedoria...

Grande parte do mundo - que já viveu e aprendeu que os carros não são a solução para o transporte nas cidades - tem feito o caminho inverso do que fazemos aqui no Brasil. Estes países estão cada vez mais desincentivando o uso dos carros, aumentando taxas e impostos sobre eles, dificultando seu uso através de muitas medidas.

Uma vez fiz um comentário sobre este tema numa aula de um MBA com pessoas da petrobrás e fui crucificado, eles alegavam que "nós somos um país muito atrasado em relação aos europeus e precisamos mesmo é consumir cada vez mais estes bens de consumo que antes nos eram muito caros".
Eles adoram citar aquela famosa imagem de satélite do "mundo à noite", em que se vê a quantidade de luz nas regiões do mundo (as mais iluminadas  são as mais desenvolvidas pela tese deles). Mas na verdade estas áreas iluminadas são apenas concentrações urbanas.
Esta turma acha ótimo - por exemplo - que o brasileiro tenha "mais acesso" aos SUVs:

- "Ah, agora a gente pode ter aqueles carrões de cinema!"

Só que estes carros eles não querem mais! A poluição sai de lá e vem prá cá!

Argh! quanta ignorância e pobreza de espírito!

Mas lutar contra a massa é coisa mesmo muito difícil, por isso estou aqui vociferando apenas para colocar os fantasmas para fora mesmo, porque não tenho a ilusão que meu discurso possa mudar a cabeça desta turma.

Portanto não estou escrevendo para mudar a cabeça de ninguém, escrevo para falar que talvez possamos fazer alguma coisa pelo "outro lado".

Hoje a Viviane me compartilhou um projeto de lei - muito compartilhado pelo Facebook -de um senador chamado Inácio Arruda. Este projeto prevê a redução do IPI para bicicletas!
Isso mesmo!

Como nunca tinha ouvido falar disso, googlei, achei o site do tal senador e a página sobre o projeto. Descobri que o projeto é de 2009(!), e que lá no site tem uma campanha pedindo assinaturas para apoiá-lo.
Tanto tempo com o projeto parado e o governo cai de sola baixando o IPI dos carros, talvez esta seja a nossa hora de berrar!

Então este artigo aqui nasceu para isso: divulgar e apoiar a campanha! E vamos parar de reclamar dos outros, vamos fazer o nosso...


Eu assinei! O endereço: http://www.inacio.com.br/conteudo?pagina=ipi-zero. Vai lá também!

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...