quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bicicleta Dobrável BLITZ ALLOY - Avaliação - Review - Opinião do dono

Amigos, mais um artigo de um outro colaborador, sobre a série "Opinião do Dono".

Desta vez do companheiro Cláudio Lemos e suas Blitz Alloy.


Modelo: BLITZ ALLOY
Aro: 20
Peso aproximado: 12,5 Kg
Número de marchas: 6 
shimano Grip Shif
Material do quadro: Alumínio


Tempo aproximado de uso: 7 meses

Kilometragem (aproximada): 400Km

Praticidade na hora de dobrar: Da primeira vez eu confesso que me enrolei um pouco para dobrar a bike, porém dá para pegar o jeito após algumas tentativas. Hoje em dia dobro a bike em uns 15s e eu não sou exatamente uma pessoa com habilidade manuais...enfim de qualquer forma, sinto que o processo de dobrar a bike poderia ser melhorado.
Pelo que já vi comentários acredito que existam outros modelos onde este processo é mais fácil.

Principais problemas/defeitos: As vezes, no processo de dobrar/desdobrar a bike, os fios de freio/marcha que saem do guidão engancham no selim (talvez exista um desing mais bem bolado que possa remover esse problema).
Ocasionalmente também, quando se empurra a bike dobrada (coisa que faço do trajeto da portaria até meu apartamento) a marcha costuma pular e dar uns trancos no pedal, que me dá um certo medo de desgastar esse mecanismo, além do que este solavanco atrapalha o deslocamento da bike até onde ela será estacionada.

Pontos positivos: A bike é leve, compacta e fácil de guardar. Tá, você pode argumentar que isso vale para todas as dobráveis...mas é a primeira que tive e pra mim isso foi um grande diferencial. Costumo ir pro trabalho com ela (cerca de 3km por trecho) e o trajeto pela ciclovia flui perfeitamente. A princípio estranhei o guidon curto e a forma como se dirige (parece uma Kombi onde se está quase em cima do eixo), mas uma vez que se pega o jeito, fica até mais fácil pedalar com esse tipo de guidão.
É ótima para curtas distâncias.

Pontos negativosO último ponto positivo faz contraponto ao primeiro negativo, não é confortável fazer grandes distâncias nela. Por dois motivos: o selim é duro e desconfortável (eu aproveitei que já tinha uma capa de gel/silicone sobrando e só uso a bike com ele por cima do selim).
O outro problema é o estado da rua ou ciclovia onde se vai andar, se você precisar passar por ruas esburacadas ou subir e descer meio-fios, aí o aro 20 cobra o preço.
Como o guidon é bem em cima do eixo e o pneu é menor, cada trepidação é bem mais sentida pelo ciclista no conjunto mão-pulso-braço-ombros.

Avaliação geral/Considerações: Essa é a minha primeira bike dobrável e estou encantado com ela. Uso bastante principalmente para ir ao trabalho e as vezes para lazer no fim de semana quando rodo perto. Como já mencionei para grandes distâncias não é tão confortável. Tenho hábito de fazer um trajeto  (plano, quase sem subidas)  de uns 24km aproxidamente aos fins de semana com uma bike sem marchar aro 26 e quando fui tentar percorrê-lo com a dobrável, cheguei em casa bem estourado justamente pelo maior impacto que ela exige do ciclista.

Gosto da facilidade de levá-la para qualquer lugar, por exemplo no escritório eu deixo a bike perto da minha mesa, nem preciso trancá-la na rua, coisa que aliás tenho um certo receio de fazer enquanto não comprar uma boa tranca (desses modelos U-lock).

Pra quem tem carro, dá pra colocar a bike no porta-malas numa boa e pedalar em algum lugar novo ou distante da sua casa.

A bike é leve, mas não é nenhuma pena e as vezes carregar a bike dobrada uma grande distância pode ser uma roubadinha. Não encontrei um jeito certo de manuseá-la na mão quando carrego. Talvez com uma bolsa/sacola própria pra isso resolva essa questão.

A manutenção deve ser respeitada. Moro no Rio de Janeiro e perto da praia, então a maresia castiga mesmo e é preciso limpar e lubrificar a bike com uma certa frequência, mesmo porque na dobragem/desdoragem corre-se o risco de machucar os cabos de freio/marcha e a manutenção periódica vai te livrar de uma possível dor de cabeça.

Fotos Extras:
Blitz Alloy dobrada

Companheiro Cláudio, muito obrigado!



Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

6 comentários:

  1. Está no submarino.com.br (28/11/2012) por R$760,00. Bem em conta pelo que eu andei pesquisando.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o Clåudio, avaliador da Blitz Alloy. Acrescento que a minha, de 2015, possui um selim bem desconfortåvel, que se tornou a primeira peça trocada da bicicleta. Quando dobrar a Alloy, deve-se ter atençao com os cabos de freio e troca de marcha. No mais, estou adorando o excelente custo/beneficio da dobråvel made in China.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Posso trocar os pneus para algum modelo que aguente uma maior calibragem?

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu troquei um teclado que quase já n usava mais por essa bike. Estou amando. Tudo. Pois eu não consigo viver sem uma bike. Ela está novíssima. E ando muito com ela e carrego muita coisa TB. Meu meio de transporte é a minha bike. E como você falou. O selim realmente é desconforto, só uma capa mesmo de silicone que já providenciei. Saio do Rio para Niterói e Niterói x rio na maioria das vezes. Fora os passeios e etc. Ou seja. Pedalo o dia todo todos os dias. Essa bike me surpreendeu definitivamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...