sexta-feira, 24 de junho de 2016

Dicas pro ciclista urbano: óculos barato para o dia a dia

Uma das coisas que sempre gostei de fazer é trabalhar com ferramentas, sempre tive muita habilidade para trabalhos manuais.

Quando virei hard user de bicicleta, uma das consequências naturais foi aprender a mecânica delas e naturalmente conhecer as ferramentas específicas para trabalhar.

Nesse mundo das ferramentas há um universo sem fim de artigos, vídeos, dicas etc. Uma das coisas que tenho feito muito ultimamente é buscar dicas de uso delas. Ao fazê-lo acabei percebendo como pequenas dicas rápidas realmente me ajudavam muito, às vezes para solução de grandes problemas.

Por incrível que pareça, esse tipo de dica é muito comum ser disseminada em nosso dia dia de ciclista, mas muitas vezes acabo não divulgando aqui por crer que eram coisas simples e pequenas. Mas com o meu relato acima mudei meu conceito sobre isso.

Portanto espero abrir aqui um canal com essas pequenas dicas do dia dia do ciclista, artigos rápidos (ok, este não está tão rápido assim...) narrando minha experiência adquirida com acessórios, macetes etc.


Diferente de outros artigos mais técnicos, esses terão uma pegada mais empírica, ok? Não necessariamente terão aspectos técnicos comentados (juro que vou tentar, risos).

Então este primeiro da série é para falar sobre óculos. Uma dica simples, barata e muito eficiente.

Mas antes uma contextualização através de uma pequena história: depois de muito errar aprendi que não vale a pena comprar produtos de baixa qualidade, seja bicicleta, equipamentos, ferramentas ou qualquer coisa. Por isso sempre comprei óculos de qualidade (e consequentemente caros). Mas é preciso deixar mmuuuuuuito claro que não execro o consumismo! Não confundir as coisas!

Já tive bons óculos para ciclismo, utilizei vários com lentes intercambiáveis, mas a experiência nunca foi boa, pois para trocar as lentes eu precisava levar sempre a caixa com as outras lentes e isso nunca foi confortável.
Além de tudo, ao trocar as lentes, elas sempre se sujavam, na rua era comum estar com as mãos sujas.
E o pior de tudo: todos os óculos bons que eu comprei foram perdidos!

Depois de tanto prejuízo e desconforto decidi radicalizar. Eu estava numa loja de ferramentas e ali havia alguns óculos para EPI muito baratos, quase todos de plástico. Normalmente eu torcia o nariz para elas, mas após usar um deles como EPI acabei vendo que não são tão ruins quanto parecem.
Pensei então em usá-lo para pedalar no dia a dia e...

Bingo! Excelente! Deu certo! Funcionou! Ótimo! Caramba!

Então a dica de hoje é essa: eficiente, barato, simples e discreto um óculos de EPI para uso no dia a dia:



Esse é o modelo que uso à noite, custou menos de 10 reais em uma loja de ferramentas! Da mesma série há outros com lentes coloridas, mas só experimentei os de lente amarela e funcionam bem em lugares com pouca luz (não use os amarelos de dia).

Um detalhe engraçado deste óculos é que a despeito dos outros que perdi, esse eu já uso há mais de 2 anos! :-p

Então é isso, para mim um dos principais equipamentos de segurança para o ciclista, pois como diz o Mário Cana "olho não vende no eBay!"

;-)

Em tempo: estes modelos abaixo coloquei após o comentário do Nighto, eu também possuo um de cada tipo, mas uso apenas como EPI, nunca o utilizei no dia dia de bicicleta.




Para abrir esse canal procure pelo marcador "Dicas pro ciclista urbano".

Até o próximo...

3 comentários:

  1. Sempre tive vontade de usar óculos "de ciclismo", mas sendo míope e intolerante a lentes de contato, não rola. O que você recomenda nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlindo,

      Eu pensei nisso enquanto escrevia o artigo, como não uso óculos não sei se sou a pessoa mais indicada para sugerir.
      Mas imagino que se eu precisasse usar óculos eu providenciaria uma das duas alternativas:

      1) Existem modelos de óculos EPI bem grandes que imagino poderem ser colocados sobre alguns modelos de óculos (coloquei uma imagem deles no artigo depois de escrever esta resposta);

      2) Faria um óculos com lentes maiores que protegessem mais os olhos numa pedalada.

      É preciso testar, mas provavelmente iria na opção 1.

      Obrigado por estar aqui!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Arlindo,

      Uma outra coisa sobre a qual são posso dissertar: sempre imaginei que quem usa óculos constantemente já tem automaticamente seus olhos protegidos na pedalada, estou errado?

      []s

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...