quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como guardar a bicicleta dentro de casa #1 - Dicas pro ciclista urbano

Essa dica não é só pro ciclista urbano, mas para quem quer guardar a bicicleta dentro de casa.

No meu caso dois foram os fatores motivadores: segurança (não queria deixar a bicicleta no bicicletário do prédio) e falta de espaço dentro de casa.

Parti então para a busca de soluções que me atendessem. Procurei, pesquisei, pensei, estudei.

Encontrei várias possibilidades e acabei arranjando três soluções que me atenderiam bem. Eu uso duas e vou mostrar para vocês como as utilizo.


Um detalhe importante: a ideia não é apenas guardar a bicicleta escondida, pois neste caso não seria um problema. Eu queria (e precisava) colocar a bicicleta na sala!

Então as dicas que vou dar é para guardar a bicicleta dentro de casa, mas com "elegância", ok?

Vou fazer um artigo para cada uma das soluções, inicialmente as duas que mais gostei e utilizo e talvez sobre as outras possíveis.

Neste artigo a solução que eu utilizei inicialmente e uso até hoje: pendurar a bicicleta no teto com ganchos.

Há vários modelos no mercado, mas como já disse, só vou considerar os que são legais e "elegantes", ok? Outro ponto: todos os modelos que listo aqui deixam a bicicleta de ponta cabeça.


Modelo 1


Comentários: prático, fácil de instalar e de encontrar. Mas fica fixo e é um pouco ruim colocar e retirar a bicicleta por conta disso.

Vantagens: simples, discreto, revestido de borracha (não arranha os aros), fácil de instalar (mas é necessário precisão, caso contrário a bicicleta não entra); vende em pares; já vem com as buchas.

Desvantagens: usa uma bucha 10mm, nem todos possuem furadeiras que as suportem; não suporta pneus largos; por ser fixo precisa ser colocado com muita precisão e não é dos melhores para colocar e retirar a bicicleta.

Eu acabei usando este gancho para pendurar pneus :-p

Esta é a "variação" para pneus maiores. Também uso (para pendurar pneus e rodas...):



Modelo 2


Comentários: é uma "variação" do anterior, este é móvel (o que é muito bom). Na verdade é o que mais gosto e mais utilizo. É ótimo para guardar as dobráveis, pois o fato de serem móveis facilitam a colocação e retirada, além de serem pequenos e discretos. Uso até hoje para as dobráveis.

Vantagens: simples, discreto, fácil de instalar; revestido de borracha (há modelos emborrachados ou não, prefira os emborrachados); costumam vir com buchas.

Desvantagens: não serve para bicicleta com pneus largos (não serviu para minha Montain Bike-MTB); os furos do suporte são pequenos, feitos para parafusos de 6mm (que vem com eles), o que considero subdimensionado. Para usar de 7mm (o que eu aconselho) ou 8mm precisa abir o furo; vendido individualmente, é preciso comprar 2 ;-/

Este é modelo emborrachado:


Dica: não aperte muito os parafusos, caso contrário perderás a mobilidade deles ;-)


Modelo 3

Comentários: Acabei usando este para a MTB e funciona muito bem.

Vantagens: simples, pode ser usado também na parede; embora rígido, por ter uma ampla abertura não dificulta a colocação/retirada da bicicleta.

Desvantagens: não encontrei nenhum modelo emborrachado, por isso tive que colocar uma câmara de ar em torno do suporte para não arranhar os aros; buracos pequenos, difícil usar buchas de 8mm.

Algumas variações:

Vantagem de ter furos maiores


Modelo de alumínio

Agora uma foto com minhas bicicletas penduradas, cada uma com tipo de gancho:


Apenas um comentário final, que são pequenas "desvantagens" deste modo de pendurar a bicicleta:
  • Não serve para bicicletas com freio a disco hidráulico (pois eles não podem ficar de cabeça para baixo)
  • Dependendo da altura do pé direito pode atrapalhar a passagem, com o guidão batendo em nossa cabeça. Mas isso é fácil de resolver colocando-a em um local que não se acessa (como no meu caso acima, eu os utilizei nos cantos)
Nos outros artigos falarei sobre pendurar as bicicletas na parede da sala.

Por fim, se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida é só perguntar!

Para outros artigos da série, procure pelo marcador: "Dicas pro ciclista urbano".

Até o próximo...

Um comentário:

  1. Olá, achei interesante sua matéria e gostaria de acrescentar esse modelo https://www.adrianbikeshop.com.br/acessorios/transbikes-suportes/suporte-de-bike-teto-para-bicicletas-elevacao.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...