quinta-feira, 15 de maio de 2014

Bicicleta Dobrável DURBAN COMMUTER (Aro 16) - Avaliação - Review

Este artigo segue num tom bem diferente de praticamente todos os outros: é ao mesmo tempo uma divulgação e uma oferta.

Um representante da DURBAN no Brasil fez contato comigo eferecendo uma grande promoção deles: uma liquidação que estão fazendo no estoque da DURBAN COMMUTER, aro 16.

Para vocês terem uma ideia, o preço sugerido dela no site da DURBAN é de 1700 reais, e é mais ou menos o preço  praticado dela.

Para nós aqui do Blog eles a ofereceram a 1200 reais. É uma super promoção e posso garantir que vale muito à pena!

Embora eu ainda não tenha publicado avaliação dela, eu conheço bem a DAHON CURVE, que é basicamente a mesma bicicleta. A COMMUTER compartilha o mesmo quadro, sistemas de dobras e alguns componentes.

Faço então um pequeno REVIEW desta bike para dar melhores referências a vocês.

Modelo: DURBAN COMMUTER
Aro: 16
Peso aproximado: 9 Kg
Número de marchas: 1 (sem marchas)
Material do quadro: Alumínio
Tamanho dobrada: 29 x 60 x 72




Especificações (Retirado do site da DURBAN)

QUADRO: Alumínio 6061, Soldas TIG, Trava Patenteada, Tamanho Único (Aro 16')
GARFO: Aço High-Tensile, Trava Patenteada
COLUNA DE DIREÇÃO: Guidão Alumínio e Base em Aço High-Tensile, Trava Patenteada
CAIXA DE DIREÇÃO: 1 1/18
MANOPLAS: Grip Conforto Ergonômico
SELIM: Conforto Air
CANOTE: Alumínio, 580mm
FREIOS: V-Brake em Alumínio
MANETES DE FREIOS: Alumínio
RAIOS: Aço Shada 14g Alta Resistência
AROS: Aro 16
PNEUS: Kenda K-909 Aro 16 x 1.75, Alta Pressão
RODA LIVRE: 1 Velocidade, 16 dentes
PEDIVELA: Alumínio, 48 dentes, 170mm, com proteção de corrente
CORRENTE: KMC C-30
PEDAIS: Dobráveis, com refletores
DESCANSO LATERAL: Alumínio
CABOS: Jagwire, alta precisão
PARA-LAMAS: Plástico ABS, com ponteira

Impressões/avaliação

A DAHON CURVE é uma bike excelente, eu já estive com uma para um pequeno teste e um amigo já teve uma, usava-a diariamente para ir ao trabalho, num trajeto de 30Km diários.
Como ele mesmo dizia: "A bicicleta era tão boa que eu quis me desfazer dela, porque eu corria muito com ela, arisca, pequena, ágil, passava corrento entre os corredores de carro onde ninguém passava. Aí vi que estava focando abusado e parei."

Como eu disse, a COMMUTER é uma CURVE com componentes mais simples e sem marcha. No entanto, por este preço compensa muito comprar a bicicleta e - caso julgue necessário - instalar um sistema de câmbio interno no cubo como o sistema da CURVE. E neste caso eu indico o SHIMANO NEXUS 3, que instalei em minha DURBAN METRO.

Se sentir falta de bagageiro (eu uso muito), é possível utilizar um de canote, que é muito prático e serve para mais de uma biek, caso se tenha mais de uma.

Enfim, fiz questão de divulgar aqui porque é uma ótima oportunidade, recebo diariamente pessoas me pedindo indicação de qual bicicleta comprar e por este preço esta é uma opção excelente.

Para conseguir estes preço as condições são as seguintes:

  • O pagamento precisa ser à vista 
  • O depósito deve ser feito diretamente para o representante da DURBAN
  • Após o depósito a bicicleta será entregue em até 7 dias
  • Os pedidos devem ser feitos - no máximo - até dia 25/05/2014


Que estiver interessado envie um e-mail para mim (avidadebicicleta@gmail.com) que passo o contato e as coordenadas para pagamento.

Fotos Extras:








Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

39 comentários:

  1. Alguém já comprou? Sabe se a bicicleta chega direito?
    Porque é meio complicado depositar 1200 na conta do representante sem essa garantia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Periquito8,

      Eu conheço pessoalmente os representantes, são pessoas idôneas. Eles estão fazendo esta promoção para renovação de estoque.
      Já coloquei 5 pessoas em contato com eles. Se quiser me envie um e-mail e coloco vocês em contato para negociarem tudo.

      Eles são uma empresa reconhecida, com sede, referências e as distribuem paras todas as lojas no Brasil, não vejo porque não confiar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Mais uma coisa: eu não faria esta oferta e divulgação aqui se eles não fossem idôneos.

      Abração!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Andei pesquisando essa bicicleta dobrável e minha duvida e sobre a garantia quem cobre e o que cobre e o pessoas maximo que ela suporta.

    ResponderExcluir
  4. Aro 16 ? Opinião pessoal: Desconfortável!

    Aro 20 é o ideal para deslocamento urbano.

    ResponderExcluir
  5. Estranho, fiquei na dúvida agora, pois no site da própria Durban informa que o cambio dela é de 6 marchas. Minha amiga está vendendo uma e tb me passou essa informação. Veja http://www.durbanbikes.com/bikes/?CodProduto=11

    ResponderExcluir
  6. Oi Robson,

    Li que você instalou o SHIMANO NEXUS 3 na sua Durban Metro. Você saberia me informar quanto custou esse upgrade? Precisou trocar os raios, o que você trocou? E mais uma dúvida, você saberia me dizer se a DURBAN COMMUTER aceita também esse cambio?

    Muito obrigada!
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Neste upgrade será necessário montar uma nova roda, pois a roda original de ambas possuem 28 furos e o cubo nexus possui 36 furos.
      Com isso você precisará de raios e aros novos.
      Vai depender muito da qualidade do material que você vai usar, de onde vai fazer o serviço, e onde vai comprar os itens. No mercado livre vc encontra esse NEXUS 3 confreios contra pedal por uns 160 reais e por 250 reais para freios v-break.
      Portanto, toda a mudança, incluindo serviço e peças, eu diria que pode variar entre 250 e 350 reais.
      Mas isso é um valor aproximado, ok? Depende de todos os itens que citei acima.

      A adaptação pode ser feita em qualquer bike, mas acho que vale mais à pena nas que não tem marchas, por conta de muitos fatores, mas principalmente porque se a bike já tem marchas muitas vezes não compensa tanto migrar os sistemas, além do fato de a gancheira (parte do quadro que prende a roda traseira) ser horizontal, o que dificulta o tensionamento da corrente, precisando recorrer a um tensionador externo. O tensionador funciona bem, mas aumenta o custo da transformação.
      Outro ponto é que bikes que já vem com marcha costumam ter pelo menos 6 marchas, e passar para set de 3 marchas não é tanta vatagem assim, mesmo tendo um sistema mais confortável.

      Mas tudo precisa ser analisado com detalhes, pois mesmo assim, deve-se pesar a vontade e o gosto de cada um. De um modo geral, pela minha experiência eu diria que financeiramente acho que não vale à pena migrar de um sistema de marchas externas para um com marchas internas. Sobretudo se o sistema atual já estiver lhe atendendo.

      []s

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta!

      Eu estou em dúvida de compro uma DURBAN COMMUTER 1 (aro 16 com somente 1 marcha). Não encontrei a bike em lojas físicar aqui no Rio e não tenho nenhum amigo que tenha uma aro 16. O objetivo da bike seria para fazer o trecho jardim botânico - botafogo, cerca de 3 km mas com uma leve eleveção no Humaitá - estou super em dúvida se a bike será adequada pra esse trajeto, então por isso estava pesquisando se ela poderia sofrer um upgrade, assim posso comprar a DURBAN COMMUTER 1 sem medo e, se necessário, instalar um câmbio depois.
      Você tem alguma experiência com bike aro 16 com única marcha?

      Att,
      Carla

      Excluir
    3. Olhe,

      Para este trajeto vc pode ir sem medo algum com uma bike sem marchas. Sobretudo uma de aro 16, acredite.
      Se, por um acaso muito remoto, no início vc tiver um pouquinho de dificuldade nos trechos não planos, ela vai passar rapidinho já nos primeiros dias. Creia.
      A relação das bicicletas que não possuem marchas normalmente é intermediária, de forma que o pedalar não seja pesado na "largada" nem numa subida, mas que também não seja leve demais a ponto de não conseguir pedalar a mais de 15Km/h sem parecer uma batedeira.
      Para vc ter uma ideia, eu só coloquei marchas na DURBAN porque eu estava sentindo falta de velocidade final, não de leveza para subidas.
      :-)

      E para fechar, como já disse um conhecido: "Essa história de bicicleta sem marcha é balela. A minha tem 3: sentado, em pé e empurrando."
      ;-)

      []s

      Excluir
    4. Muito obrigada pela ajuda! Agora posso comprar sem medo! =)

      Excluir
    5. Mais uma duvidazinha, você sabe se a DURBAN COMMUTER 1 é pequena/leve fechada? As bikes dobráveis não são muito portáteis para mulheres, levar 12 kg debaixo do braço não é tão simples... Eu testei uma Caloi Urbe e achei bem pesada, grande e difícil de transportar, fui empurrando pelo banco mas as rodas iam abrindo, percebi que provavelmente não conseguiria entrar com ela em qualquer local.
      Gostei desse modelo por acreditar que ela deve ser mais portátil e jeitosinha para transportar, além de menor, mas infelizmente só achei a bike na web pra vender, não a vi em lojas físicas pra testar.
      Você saberia me dar essa informações? Digo, comparando com uma Caloi Urbe, ela seria bem menor fechada, mais leve, mais jeitosa?
      Muito obrigada desde já!

      Excluir
    6. Você sabe se a DURBAN COMMUTER é fabricada pela Dahon? E uma curiosidade, porque essa bike não está na sua lista de bikes indicadas?

      Excluir
    7. Oi Robson,
      Você explicou que colocou o câmbio Nexus na sua bike Durban Metro. Estou pensando em colocar na Durban Commuter. Qual kit você utilizou, o completo de 14 peças onde troca o pedivela, coroa, dois cubos, freio da frente e atras o freio contra pedal ou o kit menos que contém apenas o cubo de trás? Me explicaram que se talvez a corrente e a coroa da Commuter não sejam compatíveis com o cubo de trás Nexus, que existe uma conta que deve ser feita, envolvendo o número de dentes e tamanho da coroa que confirmaria se ela pode ser usada com o Nexus.
      Eu não queria o freio contra pedal e não gostaria de trocar a coroa e pedivela, mas não sei se para a Commuter essa troca será obrigatória. Você saberia dizer?!

      Muito obrigada,
      Carla

      Excluir
    8. Olá Carla,

      Não há NENHUM problema em usar sua coroa e pedevela originais com um câmbio NEXUS!

      Você pode comprar tranquilamente apenas o câmbio e passador.

      Quem lhe disse isso deve estar confundindo com as coroas e correntes para sistemas de câmbio externo com 6/7/8/9/10/11 velocidades, pois neste caso as correntes são mais finas.

      O cubo nexus usa a mesma corrente de bicicletas com marchas como é a commuter, pois o câmbio é interno no cubo e o pinhão é o mesmo das bikes sem marcha.

      Pode trocar sem medo!

      []s

      Excluir
  7. Tem como passar o contato do representante por email? Estou tentando comprar um commuter com 6 velocidades e não estou achando na net. Meu email é o henrique.dombroski1@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Eu gostaria de saber a opinião de vocês: Eu compro essa Durban Commuter ou uma Durban Bay 1? As duas estão na faixa dos 850 reais na Americanas.com - Nunca pedalei uma dobrável, não sei a diferença da de 16" para a de 20" - Eu preciso da dobrável para alternar com ônibus para ir ao trabalho. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz a compra. Comprei a Commuter por ter que pegar ônibus muito lotado, reparei que ela é bem menor (vídeos e fotos) dobrada.

      Estou ansioso pela chegada dela, para poder deixar a moto de lado e usar a ciclovia que vai até onde eu trabalho.

      Excluir
  9. Lê, por gentileza, depois retorne a este post para comentar as suas impressões da bike, na prática. Eu gostaria de tb comprar uma para a mesma finalidade: ônibus. Leve em consideração a necessidade de levar a bike dobrada dentro de uma bolsa adequada, a fim de não machucar outros passageiros e não chamar demais a atenção, inclusive de pessoas que gostam de roubar. Agradeço ao autor deste blog pelo espaço democrático de interação. SeNo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou voltar sim.
      Já estou providenciando a bolsa. Obrigado pela dica :)
      Eu estou curioso pela experiência porque sempre pedalei em uma MTB grande e pesada, que usava para ir à faculdade. Sou baixo (1,70m) mas tenho 95Kg kkk.

      Voltarei para contar a experiência.

      Excluir
    2. Previsão de entrega para dia 23/09 (que ansiedade!). Pelo preço que paguei, vale a pena esperar.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, minha Durban Commuter chegou no dia 17/09, e eu estava com um estiramento na panturrilha, mas levei a magrelinha no carro e pedalei por uma hora no campus da USP.
    Ela já veio praticamente regulada, só tive que ajustar o aperto das travas dos canos do selim e do guidão, para não ficar com jogo.

    Os primeiros minutos foram estranhos, dá a impressão de que é frágil e que os pneuzinhos vão estourar (tenho 95Kg), mas ela é bem firme, e fui me soltando aos poucos com ela. Como já li por aqui, senti falta de umas marchas para poder ter um pouco mais de velocidade, a minha não tem marchas. Mas o meu propósito com ela é chegar ao trabalho num terreno plano e com ciclovia segregada, lisinha, então dá para curtir "devagar e sempre".

    Eu fiquei satisfeito com a compra. Ainda não encarei o ônibus lotado com ela, mas vou fazer isso amanhã e, apesar dela ser pequena, não parece tão fácil de carregar na lata de sardinha que passa aqui na minha cidade. Como diz um amigo: "Vou fazer dar certo."

    Estou bem feliz com ela, pelas primeiras impressões, e eu nunca tinha pedalado uma dobrável, estava com muitas dúvidas se levava ela ou a de 20", mas acredito que fiz uma boa escolha e vou voltar a pedalar. Até tirei minha MTB da poeira e levei ao mecânico para deixá-la no jeito.

    Pedalar é uma das melhores coisas que fazemos, e eu passei anos sem sentir isso.

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Lê, somos gratos pelo depoimento. A meu ver, a questão de não poder atingir uma boa velocidade na bike é um pouco preocupante. Mas a questão principal que eu quero ver é como seria levá-la dentro de ônibus, se isso é prático ou não. Por favor, diga-nos como foi a experiencia, se já está usando a bolsa e também sobre a sua adaptação à bicicleta no dia a dia. Ficamos na expectativa... Obg a vc e ao adm. do blog. SeNo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu consigo carregar a bicicleta no ônibus bem lotado, mas não é uma tarefa suave nem prazerosa rs. O pessoal do ônibus ajuda, teve um rapaz que estava sentado que ofereceu um espaço ao lado dele para que eu encostasse a bolsa com a bike. A turma ajuda e os motoristas me deixam entrar pela porta do meio e fazer o pagamento por lá mesmo, sem passar pela catraca.
      Quando o ônibus não está tão cheio, é bem tranquilo.
      Infelizmente, não tenho talento (ou paciência rs) para fazer vídeos, sei que ajudaria bastante.

      Eu fui com a Commuter por 3 dias, mas nos dois últimos dias eu fui direto de casa com minha velha e pesada MTB, resolvi encarar os 22Km de Embu das Artes até a Cidade Universitária, e foi bom. Fiz isso para comparar a experiência de fazer o intermodal com a experiência de pedalar o percurso todo. Demoro o mesmo tempo nos dois casos.

      Vou ser sincero: Eu prefiro pedalar o percurso todo só para fugir do ônibus lotado, porém, nem todos os dias são iguais, e eu não sofri fazendo o intermodal (apesar de não ser lindo como em ônibus europeu kkk).

      Espero ter ajudado com o comentário.

      Abraço!

      Excluir
    2. A propósito, vou deixar meu e-mail, caso queiram trocar informações: leandroembu@gmail.com

      Excluir
  13. Aos colegas ciclistas Lê e Robson Combat, os meus agradecimentos pela atenção e disponibilidade. Gostei das informações sobre a bike e sua utilização, me propocionando um panorama básico do uso iniciante. Agora, só me resta tomar a decisão de adquiri-la ou não, caso seja o momento certo. Prevejo outras possibilidades de emprego de uma dobrável: ter sempre uma no porta-malas do carro para saídas curtas, pegar carona na volta com amigos, não se preocupar em ter que deixá-la estacionada na rua, levar em viagens para passeios de reconhecimento etc. Quando a gente usa a bicicleta regularmente - com os devidos cuidados no trânsito - é garantido o ganho em sensação de bem-estar e qualidade de vida. Então, amigos(as), saúde para todos nós e... Boas pedaladas! SeNo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive, quem for de São Paulo (capital) e quiser ver a bike de perto e dar uma pedalada, pode me mandar um e-mail que combinamos, estou sempre próximo à USP.
      Boas pedaladas!

      leandroembu@gmail.com

      Excluir
  14. Pessoal, alguem conhece uma loja fisica que tenha essa bike para eu experimentar? gostaria muito de fazer isso antes de comprá-la.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Robson combat, mande um e-mail para tatochigusto@gmail.com desses fornecedores dessa bike? Porfavor. Quero mt comprar.

    ResponderExcluir
  16. Robson,
    Tem alguma notícia se essa bike vai voltar a ser vendida. Ou sugestão de outra dobrável de aro 16 que eu consiga achar no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não sei dos projetos de manter a DURBAN commuter no mercado.

      A melhor opção mesmo continua sendo a DAHON CURVE, mas só vais encontrar usada e não é lá muito fácil de achar.

      Em todo caso, se deseja mesmo um modelo aro 16, vale à pena esperar para encontrar uma DAHON CURVE, é uma super bike!

      []s

      Excluir
  17. Oi Robson, tudo certo?!
    Estou com vontade de trocar o roda livre da Commuter de 16 para 14 para ganhar mais velocidade, já fez isso? Eu acho que é esse aqui, não é?
    http://www.kfbikes.com.br/roda-livre-14-dentes-esferada12203/p

    Att,
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Sim, eu já fiz isso e acho que vai melhorar.
      O pinhão é esse mesmo, já que encontrou, compre, pois não é muito fácil de encontrar um de 14 dentes.

      []s

      Excluir
    2. Obrigada, estava na dúvida se era compatível com o cubo, estava com medo de estar comprando errado, é essa Esferada mesmo, né?!

      Excluir
    3. Olá, no site tem 2 modelos, um de rosca e outro de catraca.
      Acredito que a sua deva ser de rosca.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...