domingo, 18 de maio de 2014

Como planejar cruzamentos pensando nas PESSOAS

Há algumas semanas publiquei este pequeno artigo com uma imagem que mostra a construção de vias em nossas cidades aqui no Brasil.

Como as coincidências não existem, recebi de um colega de uma lista de discussão a divulgação de um vídeo mostrando como é feito o planejamento dos cruzamentos na Holanda.

Eu não vou escrever muito porque o vídeo é bem explicativo, mas vou deixar de novo a imagem de nossos cruzamentos, para que se compare com o que e feito por lá.

Aqui no Brasil:




Na Holanda:




Até o próximo...

4 comentários:

  1. Bom Robson,
    Mais uma postagem educativa, relevante e pertinente para quem gosta de bicicletas e as utiliza para seus deslocamentos diários.
    Meu depoimento também será breve e se relaciona com o início do vídeo. Aqui na Cidade do Rio de Janeiro é praticamente impossível andar do lado direito das vias. Simplesmente porque seremos atropelados pelos ônibus. Precisamos de ciclofaixas e toda uma política educacional que valorize o deslocamento por bicicletas. Geniais a engenharia e a política de tráfego na Holanda. Aqui nos faltam engenharia, política e boa vontade com o tráfego, com o trânsito e com a mobilidade urbana.
    Precisamos urgentemente de ciclofaixas na cidade do Rio de Janeiro. São Paulo já deu a partida e está avançando muito nessa questão! Ciclofaixas para interligar nossas ciclovias já! Ciclofaixas para desafogar o trânsito e dar uma opção segura para todos que desejam se deslocar por bicicleta pela Cidade Maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Robson, post bem legal e elucidativo! Que diferença no tratamento ao ciclista!!
    Não gosto de reclamar do meu país, mas essa é a diferença para um lugar em que há organização e planejamento, e realmente existe valorização da bicicleta como meio de transporte. Aqui infelizmente estamos à anos luz da realidade observada no vídeo...
    José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Na verdade nossa sociedade foi feita para os carros, não para as pessoas.

      Para você ter uma ideia, fiz um pedido à prefeitura para ampliar a calçada de uma das ruas de botafogo, a Bambina (escrevi um artigo aqui sobre esta rua).

      Nesta rua a calçada tem 1 metro de largura de cada lado, com os postes, não dá para passar um cadeirante uma pessoa com carrinho de bebê ou um pai dando a mão a uma criança.

      No entanto a rua tem estacionamento dos 2 lados e ainda dá para passar 3 carros fora o estacionamento.

      Se se duplicasse as calçadas ainda dava para ter o estacionamento dos 2 lados, retirando apenas uma faixa de rolagem.

      Sabe o que eles responderam?

      Que iria atrapalhar a vida dos moradores que tem carro e usam as vagas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Ou seja, só quem tem caro é que tem direito àquele espaço público (leia-se: público=de todos)!!!!!

      Não preciso escrever ais nada!

      []s

      Excluir
  3. http://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/prefeitura-da-cidade-do-rio-de-janeiro-implanta%C3%A7%C3%A3o-de-ciclofaixas-interligando-as-ciclovias-e-as-regi%C3%B5es-da-cidade-do-rio-de-janeiro?utm_medium=email&utm_source=notification&utm_campaign=new_petition_recruit#share

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...