sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bicicleta Dobrável B'TWIN HOPTOWN 5 - Avaliação - Review - Opinião do dono

Dando continuidade à série "Opinião do dono", mais um artigo sobre uma dobrável.

Desta vez quem enviou foi um leitor que também tem um Blog, seu nome é Bruno Alberto e seu blog "blogbcta.wordpress.com"

Bruno, muito obrigado pela ajuda! Ele estava na fila para ser publicado, mas o tempo tá escasso, um leitor perguntou por esta bike e corri para publicar.

Um grande abraço!


...

Modelo: B'TWIN HOPTOWN 5
Aro: 20
Peso aproximado: 11 kg (sem o bagageiro)
Número de marchas: 7
Material do quadro: alumnínio

Tempo aproximado de uso: 2 meses e meio
Kilometragem aproximada: 250 km


Praticidade na hora de dobrar: O sistema é o mesmo de algumas Dahon, com blocagens. Pegando o jeito, você consegue dobrá-la em 15 segundos. O guidão tem um pino que encaixa na parte dianteira do quadro, e a roda dianteira tem um que encaixa na traseira, deixando a bicicleta bem firme quando dobrada, e com as rodas paralelas, de modo que dá para empurrar pelo selim.

Principais problemas/defeitos: O farol que veio nela é grande, lâmpada comum, e usa duas pilhas C, e por causa do tamanho é necessário removê-lo (encaixe deslizante) para dobrar a bici (não funcionou muito bem para alguém distraído e desastrado como eu: quebrei o farol na segunda dobrada rsrsrs). A lanterna traseira, que se amarra no canote do selim por uma fita de borracha, poderia ter um sistema melhor para encaixe no bagageiro, mas isso foi resolvido com abraçadeiras de nylon (fitas de lacre).

Pontos positivos: O preço é mais alto que as de entrada, mas é mais barata que uma Dahon bacana. Essa bici foi super recomendada por um membro do Clube Dobrável de BH por sua firmeza e postura do ciclista. Segundo ele, vários dos acessórios e componentes secundários são os mesmos usados nas Dahon. O guidão é largo: donos de outras dobráveis destacaram muito isso. Os componentes principais (quadro, garfo rígido, guidão e mesa) têm garantia vitalícia.

Pontos negativos: O selim poderia ser UM POUCO mais macio. Como sou muito magro, dá um certo desconforto em pedaladas mais longas - sou ciclista urbano, geralmente rodo distâncias curtas. Os pedais, dobráveis, são de plástico. Não são ruins, mas poderiam ser um pouco mais largos, meus pés são grandes. Veio sem bagageiro, mas tem as furações.

Avaliação geral/ considerações: É minha primeira dobrável. Pesquisei bastante, durante dias, para tomar a decisão final. Acabei decidindo com base na bici do cara que me indicou: ele tem uma Hoptwown de uma série que vinha com um bagageiro incrível, com rodinhas atrás, permitindo empurrar a bici como um carrinho quando dobrada, mas hoje esse bagageiro é impossível de se encontrar, mesmo nas lojas da B'Twin fora do Brasil. A minha veio sem bagageiro, instalei um da própria B'Twin que, mesmo sendo feito para aros 26 a 700 [é difícil achar bagageiro para aro 20], funcionou perfeitamente. Fica um pouco mais alto que a roda mas não incomoda em nada, mesmo no tamanho dela dobrada, pois ainda cabe debaixo da mesa do meu trabalho e dentro do meu guarda-roupa.

A alavanca de freio é firme, o punho é super confortável.  A buzina é pequena mas bem audível no cotidiano, só troquei por uma mais ruidosa por conta do trânsito e dos motoristas cegos e surdos de BH. O câmbio, um Shimano Tourney de 7 marchas, tem trocas rápidas e sem muito drama. Aliás, para quem mora em lugares com relevo acidentado, a bicicleta se revela uma grande aliada por ser extremamente leve: na primeira marcha parece que você está pedalando manteiga. Mas à medida que meu preparo físico foi melhorando, fui trocando muito menos de marchas.

Avaliação final: bom custo-benefício, considerando que ela foi comprada pela internet e entregue em 3 dias, totalmente regulada, pronta para usar. Como dito acima, a postura do ciclista é ótima, e olha que eu tenho 1,89m de altura!

Ela está a venda na www.decathlon.com.br, representante da B'Twin.

Fotos Extras:





Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

14 comentários:

  1. Tenho duas dessas. Uma com o bagageiro original, que vem com duas rodinhas. A segunda comprei e já não tinha mais o bagageiro. Concordo com a opinião acerca da lanterna. O selim coloquei um mais macio e a campainha é bem simples.
    Já rodei mais de3600 km com a primeira. Troquei os pneus pelo mesmo modelo original e perdi o indicador de plástico da marcha. Tive que regular aarcha
    A segunda é mais nova. Furou uma vez o pneu e tive que regular a marcha. Rodei mais de 350km com a segunda.
    Adorei. Compraria outras, mas agora meu próximo objetivo é uma fixa.

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma Durban Jump ( aprimeira do Brasil segungo o representante carioca e gostaria de expor minha opiniao sobre a bike tambem , como faço ? zecafilmes@gmail.com , detalhe a Jump veio na troca de uma Commuter que veio defeituosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeca,

      Será de grande valia para a turma aqui.
      É só você escrever um artigo nos moldes deste aqui e me enviar por email (avidadebicicleta@gmail.com).
      Legar se mandar umas fotos também.
      Claro que dou todos os créditos ao autor, como em todos os artigos deste tipo.

      Obrigado!

      []s

      Excluir
  3. Tenho a minha Btwin Hoptown 5 há 7 meses e já rodei uns 3.500km e super recomendo esta dobrável, foi só trocar o selim por um Calypso sentus point e estou pronto pra qualquer role!!
    o que não vejo como problema pois o selim é uma peça de gosto pessoal e pode ser trocado facilmente! Recomendo a Bike SIM!!

    Robson aprendi muito sobre elas acompanhando seu blog e video, se hj sou fan das dobráveis é por sua causa rss obrigado querido!!

    https://www.facebook.com/groups/Dobraveis.Sp/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Luciano,

      Muito obrigado mesmo!
      É muito bom ter feedbacks como este seu, pois é bem difícil manter este espaço aqui, com tantas outras atividades paralelas.

      Um grande abraço e volte sempre para dar suas opiniões, se quiser pode até escrever um segundo review sobre a bike, será muito bem vindo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá, Robson!!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho no blog. Eu que não sabia absolutamente nada de bicicleta colhi algumas informações valiosas (apesar de ficar perdida pelo vocabulário de algumas conversas rsrsrs).

    Gostaria de tirar uma dúvida e agradeceria muito se você pudesse me ajudar de alguma forma já que eu não conheço ninguém que tenha um conhecimento tão amplo sobre bicilcetas como você.
    Vou tentar resumir meu problema... Eu tenho 1,55 de altura e peso 45kg. Andando em algumas bicicletarias, cheguei a conclusão que as bicicletas aro 24 são as mais adequadas, uma vez que eu não sei andar de bicicleta e vou aprender a andar sozinha e sei que nesses casos é melhor uma bicicleta que você consiga colocar os pés inteiros no chão caso perca o equilíbrio. A finalidade primeira dessa bicicleta seria para aprender a andar, e depois dar as minhas voltas nos finais de semana, e quem sabe um dia me arriscar indo para o trabalho por exemplo. Mas esse seria num futuro um pouco mais distante.
    Já visitei 5 bicicletarias e as bicicletas aro 24 são pouquíssimas. Encontro 1 bicicleta por bicicletaria quando estou com sorte. Os preços são variados... Encontrei uma a 600 reais, outra a 500 reais e uma outra a 1200 reais. Todas da caloi. Não gostei das de 600 e 500 reais, e a de 1200, apesar de ter gostado bastante, está fora do meu orçamento, fora que ela tem algumas funções que não são interessantes para mim, que estou apenas começando. (Melhor dizendo, acho que poderiam ser interessantes porém, creio que possa ficar sem elas)
    Recorri ao supermercado extra e eis que encontro uma bicicleta aro 24 da caloi (link da bicicleta: http://www.extra.com.br/brinquedos/BicicletasInfantojuvenis/Aro24/Bicicleta-Max-Front-Aro-24-Caloi-21-Marchas-Preto-Amarelo-00757119471-831662.html).
    Acontece que a bicicleta não vem montada, não faço a mínima ideia de como montar e não tenho ninguém que o faça por mim. Além de que se ela apresentasse algum defeito (a não ser que fosse gritante), fatalmente eu não iria me tocar e tomaria prejuízo. E também li aqui que é melhor evitar compra de bicicletas de supermercado.
    Eu estou sem opções. A única bicicleta que se encaixou no meu gosto e no meu bolso foi justamente uma de supermercado. Gostaria de saber se ela é adequada para uma iniciante, enfim, gostaria de uma opinião mais técnica (apesar de saber que análise por foto é difícil rsrsrs).

    Obs: também me chamou atenção as bicicletas dobráveis, que são por sua maioria de aro 20 e o selim é ajustável.

    Desde já agradeço pela atenção!! E mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá isabelle, por favor, me envie um email que lhe respondo melhor.
      De que cidade vc é?
      Abs

      Excluir
  5. Bom dia!
    gostaria de tirar uma dúvida sobre as dobráveis em geral. Muito se fala que as dobráveis não são para velocidade, e isso me faz pensar... O que vocês chamam de velocidade? Eu gostaria de uma noção do que seria veloz. Porque se a bicicleta tem seu uso urbano, e função principal o deslocamento em grandes cidades, isso me faz pensar que essa era para ser uma bicicleta rápida....
    Não sei se me fiz claro....
    Parabéns pelo Blog!! Muito informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa noite! Com a minha bike hoptown 5, eu consigo fazer, no pedal, quase 40 km/h. Nas descidas vai até onde a sua coragem permitir.

      Excluir
  6. E os pneus e aros da bike?? Vc não falou...
    No site fala que são de parede simples. O melhor são as que vem com parede dupla para mais resistência.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Faz 4 meses que uso a Hoptown 5 e já rodei uns 2000 km com ela. Minha primeira dobrável foi a Durban bay 6. Embora seja uma bicicleta firme a dificuldade em dobra-la era enorme pois abaixar o selim era impossível, chegou até a tirar a pintura do canote do selim . Resolvi comprar uma de alumínio a Tito To Go. A princípio adorei. Mas não aguenta muito. Os componentes fracos da bike pediam regulagem constantes. Foi quando a Decatlhon veio para minha cidade e pude conhecer a Hoptown . Estou apaixonada por ela. Cheguei a andar em uma Dahon Mariner e posso garantir que a hoptown ganha da Dahon Mariner na postura do ciclista e na firmeza da bike .

    ResponderExcluir
  8. Legal. Os posts são antigos mas gostei bastante...estou interessado em comprar uma bike dobrável e não tenho visto bons comentários...é o primeiro que vejo falando bem de uma bike dobrável que não seja tão cara. Tenho uma rock rider e ando uns 150km por semana a mais de 2 anos e o custo beneficio é ótimo. Imaginei que a bike hoptown pudesse seguir o mesmo benefício. Quase decidido depois de ler este post. Se tiverem mais informações sobre os novos modelos seria bem legal de ler. Se puderem e tiverem podem mandar no dylanrocha@Gmail.com. valeu e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Legal. Os posts são antigos mas gostei bastante...estou interessado em comprar uma bike dobrável e não tenho visto bons comentários...é o primeiro que vejo falando bem de uma bike dobrável que não seja tão cara. Tenho uma rock rider e ando uns 150km por semana a mais de 2 anos e o custo beneficio é ótimo. Imaginei que a bike hoptown pudesse seguir o mesmo benefício. Quase decidido depois de ler este post. Se tiverem mais informações sobre os novos modelos seria bem legal de ler. Se puderem e tiverem podem mandar no dylanrocha@Gmail.com. valeu e parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...