segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bicicleta Dobrável PORTO SEGURO - Avaliação - Review - Opinião do dono

Dando continuidade à série "Opinião do dono", mais um artigo sobre uma dobrável. Quem enviou foi o "Joãozinho Menininho", que já contribuiu com outro artigo da série (Blitz City) e possui um blog também sobre bikes (joaozinhomenininho.blogspot.com).

Joãozinho, desculpe pela demora e mais uma vez obrigado!


...

Modelo: Porto Seguro Trânsito + Gentil
Aro: 16
Peso aproximado: 12,5 Kg
Número de marchas: sem marchas ("single speed")
Material do quadro: Alumínio

Tempo aproximado de uso: 3 meses

Kilometragem (aproximada): 800km


Praticidade na hora de dobrar: Sistema de dobra utilizando blocagem simples no quadro e no canote do selim. Na mesa do guidão é um parafuso com borboleta para aperto, tudo muito simples e de fácil reposição se precisar de manutenção corretiva nas dobras. Muito pequeno o tamanho dela dobrada (80cm x 56cm x 33cm), recomendada para transporte intemodal. Sempre vem acompanhada do Mala-Bike para transporte.

Principais problemas/defeitos: achar pneus e câmara de qualidade para aro 16" é muito difícil longe das capitais... aconselho pneus aro 16" schwalbe, maxxis, pirelli... a câmara que vêm junto com a bike é frágil, aconselho trocar as duas.

Pontos positivos: mecânica simples e muito boa para uso urbano. O bagageiro é diferenciado com aquele acessório igual das monarks antigas para prender até mesmo um envelope na pressão. Altura com canote e da mesa guidão superior à da Dahon Curve, isso quer dizer que pessoas mais altas podem utilizá-la sem se sentir curvado pois a regulagem tem altura maior. Já tive Dahon Curve SL e escrevo com propriedade.

Pontos negativos: preço (R$1.100,00 no site da porto seguro) http://www.bikesportoseguro.com.br/bicicletas-dobraveis/ e poderia ter marchas pelo preço da bicicleta. Pedais dobráveis de Nylon (Plástico), tem que tomar cuidado pra não bater com tudo, senão a chance de quebrar é grande.

Avaliação geral/Considerações: Possui qualidade equivalente as suas concorrentes diretas de mercado aro 16", tais como Dahon Curve, Dahon Piccolo, Dahon Jifo, Fischer Dakar, Strida  e demais bicicletas dobráveis de origem asiática.


Tem um pedalar suave e posição confortável. Pedalei bastante com ela nesses 3 meses, aceitou alforge de 30 litros normalmente sem bater o calcanhar para cicloturismo ou uso urbano me surpreendeu positivamente.

Itens como ciclocomputador, top rack, kit elétrico, marchas... e tudo mais pode ser instalado normalmente. Sempre lembrando para instalar ou adaptar marchas em bicicletas dobráveis aro 16 você pode optar por marchas internas (Rollhof, Shimano Alfine, Sturmey Archer, Sram...) ou utilizar marchas externas com trocador reduzido com o Shimano Dura-Ace por exemplo para o trocador nunca encostar no chão.

Dentro das suas limitações de roda aro 16" manteve um desempenho superior as demais bicicletas dobráveis que já pedalei, estou avaliando seriamente utilizar a bicicleta dobrável para ir ao trabalho, devido ao alto grau de satisfação com o produto.

Fotos extrasbit.ly/1diOOnM

Para ver todos os artigos da série, procure pela TAG "Teste de Bicicleta".

Até o próximo...

17 comentários:

  1. Parabéns pelo unico review bom que encontrei na internet sobre ela! :)

    Estou a procura de uma bike para andar +- 10km/dia (trajeto casa/trabalho), e ela esta sendo minha paquera pelo preço convidativo R$ 790,00. Só fico na dúvida se não vale a pena investir em modelo normal (tô de olho na Caloi 700 Cinza - é sport confort) por causa de subidas e decidas.

    Até mês que vem eu decido, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quer comprar a Caloi 500 SW? Novíssima, na cor branco, toda Shimano, suspensão dianteira e no canote. Motivo da venda: é grande demais para mim q/ tenho 1,50M.

      monykat31@hotmail.com

      Obrigada!
      Mônica

      Excluir
  2. Obrigada por comentar sobre a bike da porto Seguro. Estou louca para comprar, mas estava com receio pelo tamanho da roda 16. Será que vou gastar muito para colocar marchas nessa bike?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,

      O gasto para adaptar marchas não é baixo, e a relação custo benefício não compensa, pois esta é uma bike relativamente simples.

      Se as marchas são importantes sugiro comprar uma já com marchas.

      []s

      Excluir
  3. Vocês acham que nesse aro 16 uma pessoa de 1,80m e 80kg consegue fazer percursos curtos (~6km) diariamente? A diferença nas dimensões para uma aro 20 é significativa?

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tenho 1 bike dobrável Porto Seguro. Nova. Nunca usada. Na sacola. Quero vender. R $700,00. nwl@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Tenho 1 bike dobrável Porto Seguro, quero 500,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo passa seu email para falarmos
      cdias.dri@gmail.com

      Excluir
  6. Tô precisando saber sobre a Bicicleta Dobravel Flee Kiba.... Alguma informação sobre ela? To prestes a compra-la... Obgada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanete,

      Eu te respondi por email, mas replico aqui:

      Sim, eu tenho! Recebi uma da Gigabike para testar há uns 2 anos atrás; ia escrever um artigo sobre ela, mas não saiu.

      Pode comprar sem medo, a bicicleta é bem legal, resistente e de qualidade.

      O único problema dela é que tem um pinhão muito grande e a marcha fica muito leve, mas isso é bem fácil de resolver, trocando o pinhão por um menor, que custa menos de 20 reais. Qualquer bicicletaria faz o serviço.

      Outro detalhe é o que cubo traseiro tem freio contrapedal, isso não é um problema, mas há quem não goste. Em todo caso, é possível retirar a trava, mas isso precisa ser feito por um especialista.

      Mas teste primeiro, pode ser que nada disso não te atrapalhe, pois a bike é maneira.

      []s

      Excluir
    2. Olá, também estou querendo comprar a Flee Kiba - Aro 16. Vc comprou? Gostou? Eu naum entendo mt de bikes, entao nao sei o que seria esse freio contrapedal e quanto a marcha leve, vc n pode mudar de marcha? Obrigada.

      Excluir
  7. Oi Robson,
    Parabéns pelo blog.Gostaria muito de adquirir uma bike dobrável da Porto Seguros Transito + Gentil,mas estou encontrando uma dificuldade tremenda,o numero do site ninguém atende moro em Recife.Se souber de um contato que possa ajudar te agradeço muito.O meu e-mail é:dorianlfgjr@gmail.com
    Obrigado
    Dorian

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Robson. Ainda falando sobre a Porto Seguro, no tempo que você ficou com ela teve problemas com a roupa prendendo na correia? Pergunto pq não tem protetor..Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea... visualmente você não vê o protetor da corrente (cobre corrente) mas o protetor nessa bike é na Coroa para não prender a roupa pois ele é duplo... apesar dos termos técnicos... resumo não prende a roupa ao pedalar... cicloabraços joaozinho

      Excluir
  9. Comprei essa bicicleta dobrável Porto Seguro em 2012... hoje 24/10/2017 após 5 anos de uso o quadro da bike quebrou... cicloabraços joaozinho

    ResponderExcluir
  10. Tenho 2 bike dessa a venda se tiver alguém interessado só chamar

    ResponderExcluir
  11. Quero comprar uma de alumínio bem leve

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...