segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O treino pro AUDAX: lições aprendidas

Para entender
Se você não sabe o que é ou nunca ouviu falar do AUDAX, dá uma olhada aqui e aqui . Não deixe também de ver o Blog do AUDAX RIO.

Como tudo começou
No início do ano eu tinha começado a treinar para participar de competições de ciclismo (speed). Esfriei um pouco por conta de algumas mudanças na vida, mas em março/abril tentei voltar à ativa. Nesta tentativa, um tombo com a Judith me fez romper um ligamento do joelho e ter que parar. Na época achei que teria que parar "de abusar".
Neste período, pedalava nada e navegava muito. Passeando pelo Twitter, vi um relato de um colega (Ricardo Paiva) sobre o AUDAX 300 - que ele fez em Rio das Ostras. Gostei tanto que me desafiei a vencer o joelho e fazer um AUDAX.

Este é espírito: superar limites (e pensar que há 12 anos atrás eu fumava mais de 2 maços de cigarro por dia... Que horror)!

Pois bem, está acontecendo: me inscrevi para o AUDAX 200, que vai acontecer em 13 de novembro próximo. O desafio hoje é conseguir treinar o suficiente. Depois do joelho machucado as coisas ficaram diferentes. Mas já começou, e ontem foi o treino oficial, promovido pelos organizadores do AUDAX.
Resolvi escrever este artigo, porque para mim o treino foi uma lição do que devo e o que não devo fazer no AUDAX, e acho que pode ajudar outros que desejam fazer o mesmo.

Bem, um relato como esse acaba sendo longo, vou tentar não ser enfadonho ;-)

Como foi o dia do treino (e o anterior)
Tenho pedalado muito menos do que preciso, deveria estar me preparando melhor e isso me preocupava, porque sabia que o domingo ia ser puxado (a expectativa era pedalar uns 125Km). Comecei então a me preparar desde sábado: boa alimentação, pouco esforço, "no alcohol" e uma boa noite de sono.

Tudo OK.

Acordei às 6, banho para começar o dia, meu café da manhã foi um copo de vitamina. Já havia deixado tudo organizado na véspera, aguardava apenas o telefonema do Odir.

Pedalei até Laranjeiras para pegar meus equipamentos de segurança, encontrei com Odir na Pinheiro Machado e de lá partimos para o SESC Tijuca (local de partida do treino), mas certos de que não chegaríamos a tempo; caso isso ocorresse voltávamos para encontrar com o Ricardo Paiva na Pedal2.

Fomos num ritmo forte, quando chegamos o grupo já tinha partido, voltamos no mesmo ritmo para a Pedal2.

No caminho conhecemos o Michel Amaral, que nos acompanhou até o final. Em poucos minutos na Pedal2 passava o pelotão de frente do AUDAX (tinha um grupo grande vindo atrás em ritmo moderado), corremos e passamos a acompanhá-los.

Em Laranjeiras um grupo seguiu para o Sumaré e nós seguimos com os outros, que fariam o percurso "oficial" do treino.
A partir daí, muitos encontros e desencontros com vários grupos pelo caminho.

Acabamos formando um grupo que seguiu junto atá o final: Eu (de speed), Odir (de híbrida), Ricardo (de MTB) e Michel (de speed).
No final, um encontro agradável com Rodrigo Primo e um companheiro de Curitiba.

Com este grupo abaixo seguimos por um longo trecho na Barra:

Luiz, Odir, Cézar, Ricardo, Eu e o Michel

O Trajeto
O grupo que se uniu na Pedal2 se separou em Laranjeiras, ficamos com os que iam seguir o trajeto oficial. Paramos em Botafogo para esperar a turma de trás, mas decidimos partir.

Seguimos em direção ao Jardim Botânico, de lá Leblon, Niemeyer, Estrada do Joá, Av. das Américas, e de lá para o Autódromo.

No trajeto oficial seguia-se até a Av. das américas e o retorno era por ela.

Mas decidimos seguir até o Recreio, acabamos avançando mais, fomos até a subida para a Pedra, entramos na estrada do Pontal, saímos na Macumba e de lá voltamos pelo Litoral até o Pepê.

Depois, de volta pelo Joá, Jardim Botânico, Humaitá e Botafogo.

Total: 122Km (121 registrados)

A intercorrências

• Na Niemeyer vazamento de esgoto na rua, sem pára-lamas: boca fechada para não engolir água suja! Muita atenção com a pista molhada para quem vai de speed!
  • O suporte de caramanhola do Michel quebrou, era um TOPEAK(!) de plástico. Portanto, se quer um, não compre de plástico, mesmo se for TOPEAK!
  • Na Barra muitas "finas educativas" de todos os tipos de motoristas, adrenalina e stress. Haja paciência!
  • O sábado enunciava um dia nublado, mas a realidade foi outra: sol de 33°C durante a tarde.
  • Ao voltar pelo litoral uma grande surpresa: câimbras nas duas pernas, coisa difícil de administrar. Já no Recreio começou a ficar difícil.
  • Vento lateral e contra em todo litoral, do Recreio ao Pepê. A solução é andar em pelotão, mas não foi possível fazer em todo o percurso. E não é tão fácil quanto parece.
  • As câimbras só pioraram na volta, sobretudo nas subidas do Joá e Niemeyer.
  • Já no Recreio, por volta dos 95Km, tudo que eu queria era um banho e minha cama, 100m pareciam 1Km.

As lições
Boas (O que vale repetir)

• O dia anterior "regrado" foi ótimo, com uma boa noite de sono.
  • Muita hidratação, levei um camelback de 3 litros, além de água de coco e isotônico no caminho.
  • Eu uso gel de carboidrato, ótimo para recuperar energia. Mas não mata a fome!
  • Levar dinheiro vivo para emergências.
  • Odir apareceu com um santo GELOL. Foi isso que segurou as câimbras na subida do Joá. Se puder leve um! De preferência em spray.
  • As paradas para descanso e alongamento são fundamentais.
  • O companheirismo é o que mais dá força, juntos conseguimos superar obstáculos muito mais facilmente.
  • As frutas que levei, inclusive as de reserva, para salvar os amigos.

Ruins (O que não se deve fazer)

• Meu café da manhã foi fraco, superestimei a vitamina e durante o dia o corpo reclamou. Vi Ricardo Paiva inteiro e ele me disse "meu café da manhã foi farto: pão, sucos etc.". Vai a lição: tomar um super café da manhã!
  • Isso já é notório, mas não custa avisar: motorista da Barra é muito mais mal educado do que o normal, não estão acostumados com ciclistas nas ruas, acham que "a rua é deles" e "temos que sair da frente para eles passarem". Portanto, MUITO cuidado ao pedalar por lá.
  • No 200 não tem almoço. Comecei a pedalar às 07:20, cheguei em casa por volta das 17:00H. Fiz pequenos lanches no caminho (frutas e guloseimas), mas senti bastante falta de uma refeição mais potente. No mínimo tem que levar uns sanduíches.
  • Fui com uma mochila de hidratação pequena, poderia ter levado uma maior, com mais coisas para comer.
  • O meu selim é muito ruim, quis testar e valeu a lição: você precisa se sentir muito confortável em sua bike. Qualquer coisa que gere desconforto, no fim luta contra você! Portanto, use tudo que lhe deixa confortável!
  • O sol ajuda a aumentar o cansaço, além de hidratação eu gostaria de ter tido água para molhar a cabeça.
  • Não procrastinar nos ajustes da bike. Já falei do selim. Meus freios precisam ser trocados, deveria tê-lo feito, me deixou muito mais cansado pela sua desregulagem.
  • No fim do dia eu estava bem cansado, portanto, tem que treinar e não substimar o trajeto!

Para se localizarem, este era o trajeto oficial do treino, muito próximo ao que fizemos.
...
Por fim, um agradecimento muito especial ao Ricardo Paiva e ao Odir, comprade e amigo de todas as horas: companheiros, solidários, alto astral, bom humor. Amigos, muito obrigado!

Odir, Ricardo, Eu

E a mensagem que me fica é: nosso limite está muito além do que imaginamos!