quarta-feira, 21 de setembro de 2011

22 de setembro: dia mundial sem carro

Gente, tá todo mundo falando disso.
As pessoas que estão naturalmente envolvidas com as bicicletas no dia a dia já sabem o que este dia representa, mas muita gente ainda não sabe.
(Imagem retirada de http://www.ping.blog.br/dia-mundial-sem-carro/)

Amanhã, dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro. Mas o que é e o que representa isso?


Muito tenho falado aqui sobre a bicicleta como meio de transporte urbano, mas a atitude é - no fundo - apenas mais uma forma de repensar a mobilidade urbana, de repensar nossas cidades, o ambiente que vivemos e nossa relação com eles.

Desde garoto, em minhas aulas de biologia, eu ouvia falar de ecologia.
O assunto me chamava muita atenção. Já naquela época  se falava no impacto que nossa relação com o meio ambiente poderia ter em nossas vidas; e eu nem tinha noção real da importância disso.
Hoje estamos aqui discutindo alternativas sustentáveis para nosso futuro, pois da forma como estamos indo, não dá.
Muita gente acha que isso é papo de "maluco cabeça" que "não é comigo". Mas olhe, a coisa é séria! Todo mundo deve fazer alguma coisa em relação a isso. Mesmo!
Por incrível que pareça, é muito simples cada um de nós ajudar um pouco; pensar sério nisso já é um bom começo.
Tão simples quando pensar é começar a agir. Parar de dizer "um dia eu faço" ou "eu tenho mais o que fazer, deixa esses malucos se preocuparem com isso por mim" e começar logo.

Que tal amanhã? Mudar um pouco a rotina e se permitir olhar para o meio ambiente e a cidade de um outro ponto de vista?

É bem simples: se você usa carro no dia a dia como meio de transporte pense numa forma de fazer o mesmo trajeto sem ele: a pé, de transporte público, de bicicleta, skate ou mesmo dividindo o carro com um amigo, dando ou recebendo carona.
Se não usa, olhe para a cidade sob outro ponto de vista: tente observar se e como ela muda com a atitude de quem deixou o carro em casa.

Parece difícil? Só um dia? Será?

O Dia mundial sem carro é - portanto - muito mais do que apenas "não ir de carro para o trabalho", é repensar a cidade, o meio ambiente, nossa relação com ele e o que nós estamos fazendo para contribuir para ter a cidade que queremos.

Faça a sua parte! Eu vou fazer a minha.

Até o próximo...

2 comentários:

  1. Hoje o nosso "Dia sem carro" foi na companhia da nossa Bike Anjo Inglid. Ela foi super simpática e muito generosa nos passando sua experiência. Não poderia ter sido melhor!

    ResponderExcluir
  2. Uau!

    Parabéns! A Inglid é excelente e tem muita experiência!

    Fico feliz por vocês!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...