segunda-feira, 25 de março de 2013

A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil

Quando comecei a me envolver mais profundamente com o mundo das bicicletas procurei me interar de tudo que a envolvia; como tudo que faço, gosto sempre de saber o porquê das coisas.

Iniciei-me com um conjunto de ideias pré-concebidas, muitas até ingênuas e - com o tempo - pude lapidar pensamentos, compreender melhor o mundo da bicicleta e da mobilidade urbana como um todo.

Hoje posso dizer que sou uma pessoa diferente, bem melhor, mais ponderada; compreendendo melhor os meandros das políticas públicas de mobilidade, as dificuldades de se mudar conceitos enraigados e como é necessário perseverança para conquistar melhorias para a sociedade. E cada dia aprendo mais.

O principal responsável por todo esse avanço é o Zé Lobo e toda turma da Transporte Ativo (TA). Eu estou sempre aqui a elogiar o trabalho deles e desta vez venho aqui para parabenizá-los pelo conjunto de sua obra.

Com eles aprendi - por exemplo - que bicicleta NÃO É "transporte alternativo", nem "transporte não motorizado", pois ambos os conceitos pressupõem que os transportes motorizados são os principais e os mais importantes. Quanta ingenuidade!

Bem, nos últimos dias 20, 21 e 22 de março a TA ministrou, na PUC-RJ, um workshop com várias entidades e organizações do Brasil ligadas à mobilidade urbana através da bicicleta. Um dos objetivos do workshop era levar a estas entidades a experiência da TA em seus mais de 10 anos atuando em prol da mobilidade através da bicicleta, mostrando a todos como conseguiram ser co-responsáveis por ter o Rio de Janeiro como uma das cidades do Brasil com maior infra-estrutura cicloviária. Um trabalho exemplar de transparência, profissionalismo e seriedade.


O programa:

- No dia 20 foi feita uma contagem de ciclistas pelos participantes, supervisionada pela TA, para ensinar - na prática - a metodologia de contagem da TA aos participantes
- No dia 21 uma série de palestras, com presença de representantes do governo do estado e município, mostrando a evolução da cidade em relação à mobilidade por bicicletas e na parte da tarde a TA mostrou como atuou durante todos estes anos para contribuindo para os avanços.
- No dia 22 houveram apresentações das entidades participantes, mesas redondas e debates sobre os temas apresentados e fechamento do evento.

Antes que alguém diga que o Rio está longe de ser uma cidade "amiga da bicicleta" eu concordo com isso, ainda tem MUITA coisa a ser feita. Mas a mudança é tão grande que não vai surgir da noite pro dia, ela precisa ser trabalhada com paciência, perseverança e - acima de tudo - com competência. Eu sou um dos primeiros a apontar o que falha, mas seria injustiça negar que muitas melhorias foram feitas. E certamente muitas destas melhorias não teriam acontecido sem o trabalho da TA!

Este post aqui é para "rasgar seda" mesmo, para parabenizar a iniciativa e todo o trabalho que a TA tem feito durante todos estes anos.

TA, parabéns!

Veja mais informações sobre o workshop:


Quer saber mais sobre o trabalho da TA? Vái lá: ta.org.br.

Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...