terça-feira, 26 de junho de 2012

Como se faz uma bicicleta (em 1945...)

Como era de se esperar, grande parte de minha navegação pela Web tem como objetivo informações sobre bicicletas, eu diria até que a maior parte de minha navegação tem este objetivo.
Muitas destas informações vem de redes sociais, listas de e-mails etc.

Há algumas semanas circulou por um destes canais um vídeo sobre como são feitas as bicicletas, mas o vídeo foi produzido em 1945 (!). Na hora, dei uma rápida olhada, com a promessa de assisti-lo depois. Mas acabou caindo em esquecimento.

Ontem, acabei tendo acesso novamente a este vídeo, desta vez publicado na go-outside, com um pouco mais de informações sobre o vídeo.
Desta vez assisti ao vídeo e é tão interessante que decidi compartilhar com vocês.

É um vídeo produzido pela Raleigh, uma marca inglesa super tradicional. Ele é todo em inglês, vale a pena dedicar 17 minutos a ele, aproveite!


Até o próximo...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pedalada Mundial Rio+20 - 51% de mobilidade por bikes até 2030

Eu já havia divulgado alguns eventos envolvendo bicicletas relacionados à Rio+20. Na última sexta fizemos uma reunião para organizar e definir tarefas.

Vai ser um grande evento e quanto mais pessoas estiverem lá, melhor para todos nós.

Abaixo o texto integral do evento e as metas:

...

Rio+Bike

World Bike Ride @ Rio+20 / Pedalada Mundial na Rio+20
Isso não é um protesto. É uma proposta!

Pedalada no dia 21 de junho durante a Rio+20 convoca governantes e sociedade para uma proposta a caminho de um desenvolvimento sustentável


Um grupo de pessoas, entidades e movimentos estão se mobilizando para a World Bike Ride @ Rio+20 (Pedalada Mundial na Rio+20), um grande encontro no dia 21 de junho com a proposta de tornar a bicicleta o meio de transporte urbano mais popular no planeta, alcançando 51% de sua participação na divisão modal das cidades até 2030. Mais que uma meta, é um sinal de alerta para os governantes e a população sobre a necessidade de tomarmos atitudes em prol da sustentabilidade, sendo a bicicleta uma das formas para isso.

A World Bike Ride @ Rio+20 tem uma coordenação horizontal e não se trata de uma organização, mas sim um movimento que buscará difundir este encontro não só no Rio de Janeiro, mas em diversas cidades do mundo.

Para quem não tem bicicleta, haverá inscrições no site Rioplusbike.org, um grupo de pessoas que se mobiliza para conseguir bicicletas para todos que queiram participar da pedalada. Mas, o encontro também é aberto para quem quiser ir a pé, por um trajeto mais curto, ou por outros veículos de propulsão humana (patins, skate, entre outros). 

Entre os dias 13 a 22 de junho, o Rio de Janeiro recebe a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, com a missão de discutir a agenda sustentabilidade nas próximas décadas. Em paralelo, diversas organizações e entidades da sociedade civil estão no Rio de Janeiro para apresentar propostas e soluções concretas que vão ao encontro dos objetivos da Rio+20. O desânimo com notícias alarmantes sobre a gravidade dos problemas socioambientais no planeta não contamina esses mobilizadores que buscam adesões de ciclistas, skatistas, patinadores, corredores e caminhantes para um ato pacífico, não-violento e propositivo, na Cinelândia, espaço emblemático de manifestações democráticas da história do Brasil. 

Os participantes da pedalada entendem que um dos temas-chaves nesse processo de busca de respostas é a mobilidade nas cidades. Desde 2007 a população mundial se tornou majoritariamente urbana, sendo que no Brasil, hoje, as cidades já comportam 87% da sua população. Para atender a demanda crescente da população dessas cidades, é emergencial se pensar em um bom sistema de transportes e planejamento urbano e a bicicleta é peça fundamental para essa mudança, seja pela sua eficiência como meio de transporte em pólos urbanos, como pelo seu potencial de mobilização da população para a interação com a cidade. Por isso acreditamos e almejamos que os meios urbanos contem com 51% de pessoas andando em bicicletas até 2030.

Em paralelo, para já chamar a atenção a esta proposta, ciclistas de várias regiões do país pedalaram até o Rio de Janeiro desde suas cidades para promover esse debate e apresentarão, durante a Rio+20, uma carta para a Presidente da República, Dilma Roussef, com orientações e diretrizes para políticas públicas sobre bicicleta como solução para a mobilidade nas cidades. A iniciativa faz parte do movimento Bicicletada Nacional rumo à Rio+20 e a carta pode ser acessada pelo link: bicicletadanacional.
wordpress.com.


World Bike Ride @ Rio+20 / Pedalada Mundial @ Rio+20
Data: 21 de junho de 2012
Horário: Concentração a partir das 18h00, Saída às 20h00
Local: Cinelândia (Praça Floriano) - Rio de Janeiro - Em frente ao Odeon

Mais informações:
com

...

Eu vou estar lá!

Até lá e até o próximo...

sábado, 16 de junho de 2012

Ciclocidadania nas escolas

Mais um evento relevante envolvendo as bicicletas na cidade de Niterói.
Palestra do professor Therbio Felipe.
Uso o espaço para divulgá-lo.


Até o próximo...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Passeio ciclístico MAC -> MAM

Eu já tinha divulgado aqui como parte dos eventos envolvendo as bicicletas durante a Rio+20, mas agora divulgo com mais especificidade.

Este passeio é parte complementar ao II Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói, uma forma de fechar com chave de ouro o evento, interligando-o à Rio+20.

Parabéns ao Glauston da NITTRANS por estar a frente disso tudo.


Eu estarei presente.

Veja mais eventos no Rio e em outros estados na Cicloagenda do Vá de Bike.

Até lá e até o próximo...

terça-feira, 12 de junho de 2012

IPI Zero para bicicletas!

Já escrevi alguma coisa sobre isso por aí e chamo sempre atenção para o artigo que mostra como nosso povo ficou escravo do carro, sobretudo nosso governo.

Confesso que cada vez mais tenho achado isso uma atitude criminosa: incentivos loucos à produção e venda de carros novos + a quantidade já enorme de carros que rodam pelas ruas. É difícil crer que não se perceba o problema que trás para nosso país e nosso povo. Tudo bem que nossos políticos não são exemplos de cultura e sabedoria...

Grande parte do mundo - que já viveu e aprendeu que os carros não são a solução para o transporte nas cidades - tem feito o caminho inverso do que fazemos aqui no Brasil. Estes países estão cada vez mais desincentivando o uso dos carros, aumentando taxas e impostos sobre eles, dificultando seu uso através de muitas medidas.

Uma vez fiz um comentário sobre este tema numa aula de um MBA com pessoas da petrobrás e fui crucificado, eles alegavam que "nós somos um país muito atrasado em relação aos europeus e precisamos mesmo é consumir cada vez mais estes bens de consumo que antes nos eram muito caros".
Eles adoram citar aquela famosa imagem de satélite do "mundo à noite", em que se vê a quantidade de luz nas regiões do mundo (as mais iluminadas  são as mais desenvolvidas pela tese deles). Mas na verdade estas áreas iluminadas são apenas concentrações urbanas.
Esta turma acha ótimo - por exemplo - que o brasileiro tenha "mais acesso" aos SUVs:

- "Ah, agora a gente pode ter aqueles carrões de cinema!"

Só que estes carros eles não querem mais! A poluição sai de lá e vem prá cá!

Argh! quanta ignorância e pobreza de espírito!

Mas lutar contra a massa é coisa mesmo muito difícil, por isso estou aqui vociferando apenas para colocar os fantasmas para fora mesmo, porque não tenho a ilusão que meu discurso possa mudar a cabeça desta turma.

Portanto não estou escrevendo para mudar a cabeça de ninguém, escrevo para falar que talvez possamos fazer alguma coisa pelo "outro lado".

Hoje a Viviane me compartilhou um projeto de lei - muito compartilhado pelo Facebook -de um senador chamado Inácio Arruda. Este projeto prevê a redução do IPI para bicicletas!
Isso mesmo!

Como nunca tinha ouvido falar disso, googlei, achei o site do tal senador e a página sobre o projeto. Descobri que o projeto é de 2009(!), e que lá no site tem uma campanha pedindo assinaturas para apoiá-lo.
Tanto tempo com o projeto parado e o governo cai de sola baixando o IPI dos carros, talvez esta seja a nossa hora de berrar!

Então este artigo aqui nasceu para isso: divulgar e apoiar a campanha! E vamos parar de reclamar dos outros, vamos fazer o nosso...


Eu assinei! O endereço: http://www.inacio.com.br/conteudo?pagina=ipi-zero. Vai lá também!

Até o próximo...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Rio+20 e eventos envolvendo bicicletas

Eu acho muito pouco provável que você não tenha ouvido falar dela, se for este o caso, dê uma olhada aqui para saber do que se trata.

Bem, este post é para começar a divulgar alguns eventos ciclísticos que acontecerão durante a conferência, segue a primeira lista abaixo:

NITERÓI+20: PEDALANDO POR UM MUNDO MELHOR
O que: Passeio de bicicleta do Museu de Arte Contemporâneo de Niterói (MAC) ao Museu de Arte Moderno do Rio (MAM), passando pelas barcas. Coordenado pela Prefeitura de Niterói, com a participação da equipe do ITDP e Thiago Leitman (Passeio Completo).

Quando: Dia 17 de junho, domingo, às 09:30h.

Como participar:  Não precisa se inscrever, só levar a bike.

1) BICICLETADA NACIONAL RUMO À RIO+20
O que: Bondes de vários pontos do país indo de bike até o Rio de Janeiro, disseminando a proposta da bicicleta como instrumento rumo a um desenvolvimento sustentável e explanação sobre a Rio+20

O que já tá rolando: Já sairam bondes de Alagoas, Brasília, Curitiba e São Paulo. Todos rumo ao Rio de Janeiro dando o seu recado no caminho!!

Como acompanhar?
- Blog: bicicletadanacional.wordpress.com
- Twitter+fotos: @BNR20 / @jpmamaral / @bikeanjo

2) BIKE ATIVIDADES NA INVASÃO HACKER COMPLEXO DO ALEMÃO
O que: Oficina de aprender a pedalar e Oficina de mecânica para reforma de bikes

Quando: 17/06 (Domingo) a partir das 10h

Onde: Praça do conhecimento - Nova Brasília - Complexo do Alemão

Como acompanhar?
- Twitter: @BNR20 /@bikeanjo / @jpmamaral

3) WORLD BIKE RIDE @ RIO+20
O que: Pedalada Mundial durante a Conferência da Rio+20

Quando: 21 de junho às 20h00

Onde: Cinelândia (Praça Floriano)

Mais informações: aguarde em breve lançamento do site rioplusbike.org.

Veja mais informações no camelo urbano, e mais novidades por aqui.

Até lá e até o próximo...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

II Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói

Divulgando, um evento exemplar na cidade de Niterói:



Programação:


MANHÃ (ABERTURA: 09:00h)

Boas Vindas: Sergio Marcolini – Presidente da NITTRANS.
Cristina Monnerath – Secretária de Urbanismo (PMN).
Com A Palavra: Bernardo Baranda- ITDP (Diretor para América Latina): 09:45h

Palestra: A Cidade Somos Nós. 10:00h
Palestrante: Jessica Morris (ITDP).

Os 8 Princípios Para Mobilidade Urbana:

1. ANDAR A PÉ: desenvolver ambiência urbana que estimule o caminhar
• Diminuir a largura das ruas a atravessar;
• Enfatizar a segurança e o conforto do pedestre;
• Incentivar atividades ao rés-do-chão e criar espaços públicos adequados à convivência e ao relaxamento.

2. USAR A BICICLETA: priorizar redes de ciclovias e ciclo faixas
• Desenhar ruas que propiciem conveniência e segurança para o ciclista;
• Providenciar estacionamento seguro para as bicicletas públicas e privadas.

3. CONECTAR: criar sistemas compactos de ruas e caminhos
• Criar redes densas de ruas e travessas com alta permeabilidade para pedestres e bicicletas;
• Criar vias de alta capacidade para carros assim como passagens e áreas verdes para estimular o transporte não motorizado.

4. TRANSPORTAR: Prover transporte coletivo de alta qualidade
• Garantir um serviço de transporte freqüente, rápido e direto;
• Estabelecer, no mínimo, um corredor de alta capacidade com linhas exclusivas para o transporte público que estejam a uma distância alcançável a pé para 80% da população;
• Localizar estações de transporte, locais de moradia, trabalho e serviços que estejam a uma distância que possa ser percorrida a pé entre eles.

5. MISTURAR: Planejar o uso misto do espaço urbano
• Harmonizar moradia, comércio e serviços;
• Oferecer parques e atividades de lazer em espaços públicos ao ar livre.

6. DENSIFICAR: estabelecer correspondência entre densidade urbana e capacidade do sistema de transporte
• Adaptar a densidade à capacidade do sistema de transporte;
• Maximizar a capacidade do sistema de transportes planejado.

7. COMPACTAR: Criar regiões compactas, coesas e bem conectadas
• Reduzir o espraiamento focando o desenvolvimento em áreas já ocupadas ou a ela adjacentes;
• Fazer coexistir no mesmo espaço, trabalho e moradia para evitar deslocamentos desnecessários .

8. PROMOVER MUDANÇAS: Aumentar a mobilidade regulando o estacionamento e o uso das vias
• Reduzir o número de estacionamentos para desestimular o uso de automóveis particulares nos horários de pico do trânsito;
• Ajustar a cobrança de taxas pelo uso do automóvel segundo hora do dia e destino.

Coffe-Break 10:30h

PAINÉIS: Apresentação de Temas: 10:50h

1 - Transporte Por Propulsão Humana:
Condução: Zé Lobo (TA) / Warner Vonk (I-Fluxo) / Mauro Tavares (Rio Estado da Bicicleta)

2 - Gestão de Tráfego: 11:30h
Condução: Jonas Hagen (GIZ) / Bernardo Baranda (ITDP)

3 - Acessibilidade Universal e Desenho Urbano 12:00h
Condução: Luc Nadal (ITDP) / Vera Rezende (UFF) / Beatriz Vasconcellos (Secretaria de Urbanismo - PMN).

4 - Transporte Público: 12:30h
Condução: Willian de Aquino (ANTP) / Eva Vider (UFRJ).

Almoço 13:00 às 14:30h

TARDE 14:45h

Sala 01: Transporte Por Propulsão Humana.
Mediadores: Zé Lobo (TA) / Mauro Tavares (Rio Estado da Bicicleta) / Warner Vonk (I-Fluxo)

Sala 02: Gestão de Tráfego.
Mediadores: Jonas Hagen (GIZ) / Clarisse Linke (ITDP)

Sala 03: Acessibilidade Universal e Desenho Urbano.
Mediadores: Vera Rezende (UFF) / Luc Nadal (ITDP) / Patrícia Barros (Secretaria de Urbanismo – PMN)

Sala 04: Transporte Público.
Mediadores: Eva Vider (UFRJ)/ Nara Mothe (Sinergia)

Coffe-Break 16:45h

Assinatura do Convênio de Cooperação no Desenvolvimento de Ações nas Áreas do Transporte e Mobilidade Urbana entre a Prefeitura de Niterói e o ITDP.

Apresentação de Painéis Temáticos (AUDITÓRIO) 17:00h. 15 min por apresentação.

Término Previsto: 18:00h

Até o próximo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...