quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Um Mapa do Rio de Janeiro - para ciclistas!

Parece estranho, mas não é: um mapa do Rio de Janeiro para ciclistas? O que seria isso?

Bem, o nome correto é Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro. Sabe o que é?

Todo ciclista sabe que - na rua, no sufoco - ter informações precisas é uma dádiva. Saber por onde ir com segurança, como chegar a certos lugares, onde parar, onde encontrar uma oficina... enfim!

Pensando nisso, algumas pessoas criaram pequenas soluções: um sujeito fez um mapa com localização de oficinas, outro de ciclovias, outro ainda falou sobre lojas e bicicletários e cada um tentava seguir seu caminho querendo ajudar ao seu modo.

Percebendo tudo isso, o Zé Lobo, da Transporte Ativo (TA), teve a ideia de unir todas estas iniciativas em um trabalho só, de juntar todas as estas pessoas e criar um projeto único, somando as forças em prol de todos.

O resultado foi melhor do que o esperado: criaram então um mapa do Rio online, com informações fundamentais para ciclistas: rotas, ciclovias, lojas, oficinas, estacionamentos e vestiários (veja como acessá-lo no fim deste post).


O máximo!

A ideia deu tão certo que eles criaram - além do mapa na Web - um aplicativo gratuito para Android baseado no mapa, desenvolvido pelo Marcos Serrão (veja como baixar no fim deste post).


Quer uma notícia melhor ainda? O aplicativo foi premiado no Concurso Rio Apps e o Marcos Serrão no RioIdeias!

O Mapa é uma ação de utilidade pública, e por isso é colaborativo, quem quiser ajudar, contribuindo com informações para enriquece-lo, é só enviar as informações. Veja como fazer isso aqui.

Mas você também pode ajudar muito divulgando-o, mais pessoas conhecendo e contribuindo criam uma grande rede colaborativa, onde todos ganham!

Este projeto está pronto desde março deste ano, volto aqui para divulgar a iniciativa e o seu sucesso; assim como a Transporte Ativo, eu faço o que posso para colocar mais ciclistas na rua, mais vezes. E uma ferramenta como esta é tão útil que terá uma página exclusiva para ela aqui no Blog, entrará no ar nos próximos dias.

Aos participantes Arlindo Pereira, Giuseppe Zani, João Lacerda, Marcos Cavalcanti, Marcos Serrão, Rodrigo Abreu e Zé Lobo: Parabéns e muito obrigado!
Até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...