sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os anjos estão à solta!

O projeto Bike Anjo aqui no Rio está engatinhando.
Mas está bombando, como se os anjos estivessem à solta.

Nós, Bike Anjos do Rio, já tentamos nos reunir mas ainda não conseguimos; só nos conhecemos mesmo por pequenos contatos através de e-mail.

O JP, Bike Anjo de Sampa, mantém todos os Bike Anjos aqui do Rio em contato: envia e-mails informando a entrada de algum novo voluntário, ajuda, coordena, orienta e nesta semana fez contato falando sobre o interesse de uma repórter do Globo Zona Sul (um caderno do Globo que circula na Zona Sul do Rio) em fazer uma matéria sobre os Bike Anjos do Rio.

Por questões de disponibilidade, inicialmente apenas eu e Rafael (um outro Bike Anjo que só conheço por e-mail) nos oferecemos para ajudar na matéria, que ainda está para ser confirmada.
Eu e Rafael trocamos alguns e-mails e ficamos de nos falar caso o encontro com a repórter fosse confirmado.
...
Durante o dia, Viviane me falou que - em seu deslocamento para o trabalho - avistara um ciclista com um "afastador" ao lado da bicicleta que era bem legal e parecia dar segurança a ele.
Me perguntou se eu conhecia. Chama-se Safety Wing.
Veja um:


Na verdade este era um equipamento de segurança que eu já havia procurado sem encontrar. A conversa acabou me lembrando de equipamentos de segurança que eu estava em busca e não havia adquirido ainda, como um colete reflexivo para andar à noite, semelhante a esse:


Não é para ser bonito, é para ser seguro! :-)

Acabei ficando com o tema na cabeça, reavivando a necessidade.
...
Ontem saí do trabalho em Niterói e fui para o MBA, no centro do Rio de Janeiro. Fui de bike, com minha dobrável pelas Barcas. As aulas são na Assembléia, quase esquina com Rio Branco.

Ao terminar a aula, desci, armei a bike, me equipei e entrei na Rio Branco, em direção à Zona Sul.
Assim que entrei na Rio Branco, por volta de 22:00h, avistei vagamente - uns 50 metros à frente - um ciclista todo equipado, com com um colete reflexivo exatamente como este da foto acima.
Estranho, mas alguma coisa me fazia querer emparelhar com ele; e o fiz. Acabamos parando no semáforo, onde o abordei, perguntando onde ele tinha comprado o colete.

Ele me respondeu:
- Pôxa, não fui eu que comprei, é do SOS Mata Atlântica, eu trabalho para eles como Bike Repórter. Todo o equipamento é deles, inclusive a bike.
Como estávamos indo para a mesma direção, acabamos pedalando juntos e trocamos algumas ideias.
Durante a conversa nos apresentamos, seu nome era Rafael. Ele ia para o Humaitá, estava vindo de Madureira (!)

Vejam: eu tinha postado um artigo no dia anterior sobre deslocamento de bike, usando-a como transporte diário, narrando meu trajeto de Botafogo a Niterói. Algumas pessoas comentaram e mostraram-se inseguras em relação à distância, o que é compreensível, mas... imediatamente vi que isso poderia ser um incentivo maior a estas pessoas.

Falei ao Rafael sobre o Blog, sobre o artigo e se ele se importava de eu narrar isso aqui. Ele disse que eu podia ficar a vontade. Mas não é só por isso que este artigo está aqui!

Na sequência, perguntei ao Rafael se ele já tinha ouvido falar dos Bike Anjos.
Ele me respondeu:
- Sim, conheço, eu me inscrevi há algum tempo e eu sou um voluntário aqui do Rio, parece inclusive que haverá uma entrevista para o Globo, mas não está confirmada.

!

Nossa!
Era o Rafael com quem eu havia trocado e-mails mais cedo, sobre a entrevista dos Bike Anjos!
Uau!
Foi meio surpreendente, achamos engraçado, continuamos a conversa, já em tom de quem se conhece há algum tempo (risos).
Depois de um tempo nos despedimos e deixei a promessa de que falaria sobre este encontro aqui no Blog.

Bem, ele não sabia da sequência de coincidências que fizeram o encontro ser mais legal ainda. Agora ela vai saber!

Rafael, foi um prazer conhecê-lo, me deu a boa sensação de que os Bike Anjos estão à solta!

Até o próximo...

Um comentário:

  1. Olá Robson, vi a materia no Zona Sul sobre o Bike Anjo e achei muito legal, eu não conhecia esse trabalho. Eu tenho uma Bicicleta dobravel uma blitz city e venho trabalhar com ela todos os dias, Botafogo- Centro do rio, tranquilo, e vi esse safety wing e achei muito interessante, procurei na internet e achei em uma loja na inglaterra, custa 14 libras já com o frete para o RJ, dá uns R$ 37,00 acho que vale a a pena, encomendei um para mim ontem, agora é só aguardar a chegada. Se interessar, o site é:
    http://www.sjscycles.co.uk/herrmans-safety-wing-prod7523/

    Grande abraço
    DANIEL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...